Buscar

Discursiva Psicologia Construtivista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões discursivas: psicologia construtivista
1. Os jogos de regras foram e ainda são amplamente estudados por pesquisadores inspirados na teoria Piagetiana muitas dessas pesquisas enfatizam a importância do jogo na escola, tanto do ponto de vista cognitivo quanto do moral. Apresente 2 motivos pelos quais, do ponto de vista da interação social os jogos possuem um importante papel na vida escolar.
Resposta Selecionada Interação: os jogos criam situações e, mais do que isso, criam e delimitam um contexto, um cenário, em que as interações podem e devem ocorrer com aquilo de mais íntimo de cada um de nós: nossas ações, nossas ideias, nossas possibilidades.
Destreza: Não há dúvida de que inúmeras habilidades, das mais amplas às mais refinadas estão presentes nos jogos: lançar, pegar, movimentar, empilhar, e tantas outras, de modo que a pratica do jogo leva ao seu aperfeiçoamento.
2. O jogo simbólico ou brincadeira de faz de conta é uma atividade infantil extremamente rica. Piaget irá vinculá-lo ao desenvolvimento da inteligência e às aquisições típicas do estádio pré-operatório, responda: qual a aquisição fundamental que está por trás do jogo simbólico e qual a diferença entre esse tipo de jogo e o jogo de exercício, característico do estádio anterior?
Resposta Selecionada. O jogo simbólico é uma forma de transformar o real em função dos desejos e surge na segunda infância. 
Jogo simbólico: estádio pré-operatório (2-6 anos) - as crianças adquirem a noção da existência de regras e começam a jogar com outras crianças jogos de faz de conta. De acordo com Piaget, a função desse tipo de atividade lúdica, “é satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos seus desejos”. Em outras palavras, o jogo simbólico tem como função assimilar as relações predominantes no meio ambiente e também é uma maneira de auto expressão. O jogo de faz de conta possibilita à criança a realização de sonhos e fantasias, revela conflitos, medos e angústias, aliviando tensões e frustrações. É a fase das brincadeiras de boneca, casinha, escolinha, personagens, super-heróis etc
3. nas primeiras semanas de vida, o bebe age predominantemente dominado por impulsos e reflexos inatos. Aos poucos, por meio da experiência, ele formará os primeiros hábitos como colocar o dedo na boca e sugá-lo. Responda qual o nome dado por Piaget a essa importante construção cognitiva e explique conceitualmente o que ela significa.
Resposta Selecionada Jogo do exercício, este jogo está diretamente relacionado ao prazer que a criança extrai de exercitar (aprender e explorar) uma função. O que Piaget observa é que mais do que servi como base para alimentação do bebe, o reflexo do sugar irá se transformar no esquema de sugar e, além disso, será fonte de brincadeira, de exploração lúdica e de prazer funcional. 
4. Imagine a seguinte situação: “Maria comprou dois chocolates iguais para seus dois filhos: João de 9 anos e Antônio de 6 anos, ao entregá-los para os dois filhos, “Antônio não se conforma e continua chorando, e só para quando seu irmão mais velha troca com ele o chocolate, dando-lhe o que ainda estava inteiro”. Responda: essa situação se assemelha a qual prova operatória, e porque Antônio reagiu dessa forma?
Resposta Selecionada Conservação da quantidade de matéria. Para as crianças de 5 e 6 anos apresentam julgamentos não conservativos, o que importa é o tamanho, já as crianças maiores de 7 anos, apresentam julgamentos estáveis de conservação que são justificados por identidade, reversibilidade e compensação. 
5. Leia atentamente o texto que segue e responda a questão Escola do futuro – sem decoreba. A didática contemporânea...De acordo com Macedo, a criança, durante o Método clinico, assim, a partir do texto anterior e das ideias Piagetianas, responda: A “decoreba” produz que tipo de reação ou crença na criança? Qual é essa crença e quais suas consequências no processo de desenvolvimento moral dessa criança?
Resposta Selecionada Crença sugerida, A criança se esforça para responder a uma questão, sem que está lhe seja sugestiva; Busca contentar o examinador, sem considerar sua própria reflexão, responde na perspectiva do examinador e não na sua própria; no “espelho” não vê a si mesmo, mas aquele a quem precisa agradar; São os bonecos falantes
6. A linguagem é uma dimensão fundamental do desenvolvimento humano e foi objeto de estudo por parte de Piaget. Ele fala de um fenômeno muito conhecido em nossa vida cotidiana: os “monólogos coletivos”. Explique o que são e por que eles são típicos de determinado momento do desenvolvimento infantil.
Resposta Selecionada Na fala egocêntrica, não há intenção de comunicação, não tem interlocutora a criança fala consigo mesma, é aquele momento onde a criança, brincando sozinha, com ou sem brinquedos, acaba por interpretar seus vários personagens, ou podendo ser também as crianças estando juntas, brincando, conversando, mas não há um diálogo efetivo entre elas, essa conversação foi chamada por Piaget de monólogos coletivos.
7. No livro seis estudos de Psicologia encontramos a seguinte afirmação: da mesma maneira que a experiência reconcilia o pensamento formal com a realidade das coisas, o trabalho afetivo e constante, desde que empreendido em situação concreta e bem definida, cura todos os devaneios. Explique, com suas palavras, qual a importância da realidade concreta e do trabalho para o desenvolvimento do adolescente.
Resposta Selecionada A realidade concreta é importante para o adolescente porque ele poderá planejar o seu futuro de várias maneiras, tornando-se mais responsável e capacitado para com suas decisões, tendo uma visão melhor do mundo e também melhores condições para contribuir com ele. O adolescente caminha em direção ao estabelecimento de uma escala de valores formada por elementos de lógica e de afetividade normativa que dará fundamento ás construções sociais. A vida afetiva do adolescente afirma-se por meio da conquista da personalidade e de sua inclusão na sociedade adulta
8. Piaget indica uma crença ou reação mais significativa a aprendizagem e que pode levar a construção de um conhecimento mais significativo. Qual é essa reação e qual a consequência desta no desenvolvimento moral da criança?
Resposta Selecionada Crença desencadeada, esta é influenciada necessariamente pelo interrogatório, pois a simples maneira como a questão é colocada e apresentada à criança força a raciocinar em certa direção e a sistematizar seu saber de certo modo; mas ela é, contudo, um produto original do pensamento da criança, pois nem o raciocínio feito por ela para responder à questão nem o conjunto dos conhecimentos anteriores que utiliza durante sua reflexão são diretamente influenciados pelo examinador.
9. Leia o texto, observe a figura e responda a questão. (figura de um meninocom chapéu e de cabeça baixa) 
“O que torna alguns adultos moralmente autônomos? A resposta de Piaget a essa pergunta era a de que os adultos reforçam a heteronomia natural das crianças, quando usam recompensas e castigos estimulam o desenvolvimento da autonomia quando intercambiam pontos de vista com as crenças.
Resposta Selecionada Ele crê que as relações de constrangimento (controle exterior) não favorecem o desenvolvimento moral, porque impedem o desenvolvimento da autonomia (controle interior), para que haja o desenvolvimento de uma moralidade autônoma, é necessário que uma criança se desenvolva em um ambiente no qual as regras possam ser construídas e internalizadas de maneira significativa pelo sujeito. Um ambiente permeado pela moralidade de heteronomia moral fará com que o sujeito continue heterônomo na fase adulta. Os jogos de regras constituem, assim, importantes situações em que as crianças e os adolescentes experimentam essas diferentes relações com as regras, assumindo progressivamente uma postura mais autônoma e, portanto, responsável.
9. Você está no último ano do curso de pedagogia. Encontra casualmente um antigo colega de escola e fica sabendo que ele está fazendo o mesmo curso que você...“Ateoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget é muito racionalista. Para ele, parece que a inteligência se resume no raciocínio logico matemático, pois ele não dá importância às relações sociais nem à afetividade”. Responda se você concorda ou não com seu colega e justifique sua resposta.
Resposta Selecionada Não concordo, pois a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget está pautada nos pressupostos epistemológicos do construtivismos, pois o conhecimento não está pronto e nem acabado, vive uma permanente construção, é resultado da interação do sujeito com o objeto S<->O. Para Piaget as interações sociais desempenham um papel cada vez maior no curso do desenvolvimento humano, o papel da afetividade e das interações sociais tem uma atuação central. No inatismo, a inteligência é vista como resultado da carga genética é hereditário é como um dom que nasce com o sujeito e que se manifestará à medida que o sujeito cresce, a relação se da S->O (sujeito é quem influência o objeto).
10. Leia o fragmento e responda à questão:
Ana está na cozinha com seu irmão. Eles possuem um único pedaço de lasanha para ser dividido entre eles. A lasanha chega à mesa cortada em quatro pedaços iguais. Então, o irmão lhe pergunta: Ana, você quer a metade ou prefere ficar com dois quartos? Ana fica olhando certo tempo para a lasanha e depois de pensar lhe responde: parece-me ser a mesma coisa. Acho que tanto faz você me dar metade da lasanha ou dois quartos.
Considerando a resposta de Ana, é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: Ana consegue compreender a equivalência das frações após refletir e observar. Apresenta capacidade de pensar logicamente sobre problemas reais / concretos, porque se encontra no estádio operatório sendo capaz de estabelecer relações lógicas entre eventos. A
Acomodação é a tentativa do sujeito em solucionar uma determinada situação, modificando as estruturas antigas e construindo novas maneiras de agir para dominar uma situação nova em que os conhecimentos antigos são insuficientes para compreendê-las. Exemplo: a criança já sabe subir escadas, mas nunca subiu uma escada rolante (objeto semelhante ao primeiro, mas com novos elementos que a criança desconhece). Nessa situação, a criança tentará (por assimilação) agir como fazia antes, solucionar uma situação nova com base nas estruturas antigas, mas não obterá sucesso. Então, construirá novas formas de agir, isto é, irá modificar suas estruturas antigas para poder dominar uma nova situação – a isso Piaget denominou acomodação.
Animismo é a atribuição de vida e intencionalidade a seres inanimados, o sujeito está no estádio pré-operatório (2 a 6 anos) e por ter um pensamento egocêntrico e centrado atribui vida a seres e objetos que não têm vida humana, por isso conversa com a cortina como se a mesma pudesse ouvi-la.
Heterônoma - como eles jogam alegremente sem se darem conta que cada um segue suas próprias regras, pressupõe que ainda não compreendem nos jogos de regra a existência de parceiros e um conjunto de obrigações (regras), o que lhe confere um caráter eminentemente social (próprio de crianças no estádio operatório - autonomia moral).

Continue navegando