Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) -

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

São responsabilidades do pessoal da garantia da qualidade.
1. Verificar que o plano de estudo contenha as informações requeridas para a conformidade com estes Princípios das BPL. Esta verificação deve ser documentada.
2. Manter cópias de todos os planos de estudo aprovados e Procedimentos Operacionais Padrão em uso na Instalação de Teste e ter acesso à agenda mestra atualizada.
3. Relatar prontamente, através de relatórios documentados, quaisquer resultados das inspeções à Gerência, Diretor de Estudo e, quando aplicável, ao Pesquisador Principal e sua respectiva Gerência.
4. Todas estão corretas.
5. Conduzir inspeções para verificar se todos os estudos são conduzidos de acordo com estes Princípios das BPL. As inspeções devem também verificar se os planos de estudo e Procedimentos Operacionais Padrão estão disponíveis ao pessoal envolvido e estão sendo seguidos.

“Cadeia de custódia é um conceito oriundo da jurisprudência estrangeira que se aplica à manipulação de amostras e vestígios e à integridade destes. A cadeia de custódia também se refere à documentação que serve para o rastreamento da amostra, através da demonstração de todos os passos por ela percorridos. Este conceito surgiu tendo em vista que vestígios ou indícios podem ser usados em juízo para a condenação de pessoas pela prática de crimes e, por isto, devem ser assegurados, de forma escrupulosa, os cuidados para se evitar alegações tardias que possam alterar ou comprometer a argu-mentação da acusação ou da defesa“(extraído de: Martinis, Dorta e Costa. Toxicologia Forense. São Paulo: Blucher, 2018).
Sobre o assunto assinale a alternativa correta:
1. Intuitivamente, pode-se dizer que a cadeia de custódia faz parte das atividades realizadas para garantir que o resultado da análise seja confiável.
2. Pode ser dividida em fase externa que se preocupa com a amostra desde o local da coleta até chegada ao laboratório; e a da custódia interna, cuja preocupação vai desde o recebimento da amostra pelo laboratório e os dados de transferência e armazenamento até a sua destinação final.
3. É o conjunto de procedimentos que visa garantir a autenticidade dos materiais submetidos a exames periciais.
4. A cadeia de custódia é muito mais que o controle de qualidade, já que, por determinação da lei, promove a consubstanciação e idoneidade da perícia.
5. Todas as alternativas anteriores são verdadeiras.

O documento ILAC G-19, Orientações para Laboratórios Forenses (Guidelines for Forensic Science Laboratories), foi publicado em 2002 com o objetivo de ―fornecer orientação a laboratórios envolvidos na análise e exame forense provendo aplicação à ISO/IEC 17025‖. Em outubro de 2007, a Assembleia Geral Conjunta IAF e ILAC resolveu que fosse feito um único documento abrangendo o processo forense como um todo, que fornecesse orientação tanto para a ISO/IEC 17020 quanto para a ISO/IEC 17025 nas áreas em que essas atividades tivessem sobreposição, e que fosse baseado no documento orientativo à ISO/IEC 17020 sobre Investigação do Local de Crime, elaborado pela European Network of Forensic Science Institutes (ENFSI) (EA-5/03) e no ILAC G-19 para laboratórios forenses.
Sobre as orientações para os laboratórios da área forense, relacione as colunas e em seguida, assinale a alternativa que tem a sequência correta;
(1) Exames/ensaios
(2) Vestígio
(3) Unidade forense
(4) instalação
(5) imparcialidade
(6) Perito oficial
(7) investigador
( ) Uma pessoa, entretanto, nomeada, treinada para realizar a investigação do local do crime e ou investigações
( ) Presença real e percebida de objetividade - Objetividade significa que conflitos de interesse não existem ou são resolvidos de modo que não influenciem adversamente as atividades da unidade forense
( ) Responsável pelo levantamento de um local de crime, coleta e exame de vestígios a ele relacionados
( ) Instituição ou parte de uma instituição legalmente estabelecida, que realiza qualquer atividade forense.
( ) Item ou amostra obtido no decorrer de uma investigação. Inclui tudo aquilo recuperado durante o processo forense, tais como coletas depositadas em swabs, objetos e fragmentos de materiais, e itens derivados, como moldes de pegadas ou de impressões digitais
( ) Refere-se a amostragem, inspeções visuais, análises, comparações, interpretações e opiniões
( ) Qualquer ambiente físico utilizado para proteger a integridade de vestígios, realizar exames periciais e processos administrativos referentes aos exames periciais.

Relacione as colunas abaixo e após assinale a alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo.
(1) Robustez
(2) Precisão intermediária
(3) Repetibilidade
(4) Relação sinal/ruído
(5) Limite de detecção
( ) é determinada pela comparação dos sinais medidos de amostras com baixas concentrações conhecidas do analito e dos ruídos dos brancos de amostras, definindo-se a concentração mínima em que o analito pode ser detectado com confiança.
( ) ___________ de um procedimento analítico individual é a menor quantidade de analito na amostra que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada sob as condições estabelecidas para o ensaio
( ) é a capacidade do método em não ser afetado por pequenas variações nos parâmetros de execução do método e fornece uma indicação da confiança do método durante uma aplicação rotineira
( ) é a condição de medição num conjunto de condições, as quais incluem o mesmo procedimento de medição, os mesmos operadores, o mesmo sistema de medição, as mesmas condições de operação e o mesmo local, assim como medições repetidas no mesmo objeto ou em objetos similares durante um curto período de tempo.
( ) refere-se à precisão avaliada sob condições que compreendem o mesmo procedimento de medição, o mesmo local e medições repetidas no mesmo objeto ou em objetos similares, ao longo dum período extenso de tempo, mas pode incluir outras condições submetidas às mudanças - analistas, equipamentos e tempos.

Na toxicologia forense, os resultados das análises toxicológicas devem ser interpretados em conjunto com os achados encontrados na necropsia e os dados reportados pela investigação para concluir a respeito da causa da morte. Nos casos positivos para álcool etílico, por exemplo, deve ser considerada a possibilidade de produção endógena de etanol. A dificuldade na interpretação desses resultados é potencializada nos casos de corpos em putrefação. Um bom indicativo da produção endógena do etanol é a presença de outros álcoois, como n-propanol e isopropanol. Assim, a presença desses álcoois concomitantemente com o etanol indica que houve produção post mortem, ou endógena, de álcool. Em cadáveres em decomposição, a análise de outras matrizes biológicas também auxilia a identificar a origem do álcool, se exógena ou endógena.
A presença de etanol _________ e__________ indica que o etanol é de origem ante mortem, ou exógena.
1. Sangue
2. Urina e humor vítreo
3. Urina e músculos
4. Músculos e sangue
5. Líquido amniótico

Relacione as colunas abaixo e após assinale a alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo.
(1) Toxicologia
(2) Controle da qualidade
(3) Abuso de drogas
(4) Garantia da qualidade
(5) Gestão da qualidade
( ) Ações sistemáticas para garantir a qualidade;
( ) Processo contínuo de adaptação e melhoramento das atividades realizadas, a fim de cumprir com os requisitos legais e a necessidade do cliente;
( ) Ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes de interações de substâncias químicas em organismos vivos;
( ) Utilização de substâncias, principalmente psicoativas e que inclui medicamentos, em um comportamentos de reforço e recompensa repetitivos;
( ) Visão de um momento, geralmente o final;

Para que haja qualidade na entrega de um valor de toxicologia, algumas medidas precisam ser observadas.
Qual das alternativas é a verdadeira?
1. Escolha de métodos validados e equipamentos adequados.
2. Documentações contendo relato minucioso do feito.
3. As alternativas acima se complementam.
4. Análise adequada.
5. Amostras adequadas.

Sobre a validação de métodos analítico, marque a alternativa correta.
1. Todas estão corretas.
2. O processo de validação de um método deve estar descrito em um relatório de validação, e os estudos para determinar os parâmetros de validação devem ser realizados com equipamentos e instrumentos dentro das especificações, funcionando corretamente e calibrados.
3. Seletividade é o grau em que o método pode quantificar o analito na presença de outros analitos, matrizes ou de outro material potencialmente interferente. Um método que produz respostas para vários analitos, mas que pode distinguir a resposta de um analito da de outros, é chamado seletivo.
4. A validação deve ser suficientemente abrangente para atender às necessidades de uma determinada aplicação ou área de aplicação. O laboratório deve registrar os resultados obtidos, o procedimento utilizado para a validação e uma declaração de que o método é ou não adequado para o uso pretendido.
5. Limite de detecção (LD) de um procedimento analítico individual é a menor quantidade de analito na amostra que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada sob as condições estabelecidas para o ensaio.

São ferramentas que auxiliam no controle da qualidade:
1. Ciclo PDCA.
2. Diagrama de Causa e Efeito (de Ishikawa).
3. Diagrama de Pareto.
4. Todas as alternativas anteriores.
5. 5W2H.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

São responsabilidades do pessoal da garantia da qualidade.
1. Verificar que o plano de estudo contenha as informações requeridas para a conformidade com estes Princípios das BPL. Esta verificação deve ser documentada.
2. Manter cópias de todos os planos de estudo aprovados e Procedimentos Operacionais Padrão em uso na Instalação de Teste e ter acesso à agenda mestra atualizada.
3. Relatar prontamente, através de relatórios documentados, quaisquer resultados das inspeções à Gerência, Diretor de Estudo e, quando aplicável, ao Pesquisador Principal e sua respectiva Gerência.
4. Todas estão corretas.
5. Conduzir inspeções para verificar se todos os estudos são conduzidos de acordo com estes Princípios das BPL. As inspeções devem também verificar se os planos de estudo e Procedimentos Operacionais Padrão estão disponíveis ao pessoal envolvido e estão sendo seguidos.

“Cadeia de custódia é um conceito oriundo da jurisprudência estrangeira que se aplica à manipulação de amostras e vestígios e à integridade destes. A cadeia de custódia também se refere à documentação que serve para o rastreamento da amostra, através da demonstração de todos os passos por ela percorridos. Este conceito surgiu tendo em vista que vestígios ou indícios podem ser usados em juízo para a condenação de pessoas pela prática de crimes e, por isto, devem ser assegurados, de forma escrupulosa, os cuidados para se evitar alegações tardias que possam alterar ou comprometer a argu-mentação da acusação ou da defesa“(extraído de: Martinis, Dorta e Costa. Toxicologia Forense. São Paulo: Blucher, 2018).
Sobre o assunto assinale a alternativa correta:
1. Intuitivamente, pode-se dizer que a cadeia de custódia faz parte das atividades realizadas para garantir que o resultado da análise seja confiável.
2. Pode ser dividida em fase externa que se preocupa com a amostra desde o local da coleta até chegada ao laboratório; e a da custódia interna, cuja preocupação vai desde o recebimento da amostra pelo laboratório e os dados de transferência e armazenamento até a sua destinação final.
3. É o conjunto de procedimentos que visa garantir a autenticidade dos materiais submetidos a exames periciais.
4. A cadeia de custódia é muito mais que o controle de qualidade, já que, por determinação da lei, promove a consubstanciação e idoneidade da perícia.
5. Todas as alternativas anteriores são verdadeiras.

O documento ILAC G-19, Orientações para Laboratórios Forenses (Guidelines for Forensic Science Laboratories), foi publicado em 2002 com o objetivo de ―fornecer orientação a laboratórios envolvidos na análise e exame forense provendo aplicação à ISO/IEC 17025‖. Em outubro de 2007, a Assembleia Geral Conjunta IAF e ILAC resolveu que fosse feito um único documento abrangendo o processo forense como um todo, que fornecesse orientação tanto para a ISO/IEC 17020 quanto para a ISO/IEC 17025 nas áreas em que essas atividades tivessem sobreposição, e que fosse baseado no documento orientativo à ISO/IEC 17020 sobre Investigação do Local de Crime, elaborado pela European Network of Forensic Science Institutes (ENFSI) (EA-5/03) e no ILAC G-19 para laboratórios forenses.
Sobre as orientações para os laboratórios da área forense, relacione as colunas e em seguida, assinale a alternativa que tem a sequência correta;
(1) Exames/ensaios
(2) Vestígio
(3) Unidade forense
(4) instalação
(5) imparcialidade
(6) Perito oficial
(7) investigador
( ) Uma pessoa, entretanto, nomeada, treinada para realizar a investigação do local do crime e ou investigações
( ) Presença real e percebida de objetividade - Objetividade significa que conflitos de interesse não existem ou são resolvidos de modo que não influenciem adversamente as atividades da unidade forense
( ) Responsável pelo levantamento de um local de crime, coleta e exame de vestígios a ele relacionados
( ) Instituição ou parte de uma instituição legalmente estabelecida, que realiza qualquer atividade forense.
( ) Item ou amostra obtido no decorrer de uma investigação. Inclui tudo aquilo recuperado durante o processo forense, tais como coletas depositadas em swabs, objetos e fragmentos de materiais, e itens derivados, como moldes de pegadas ou de impressões digitais
( ) Refere-se a amostragem, inspeções visuais, análises, comparações, interpretações e opiniões
( ) Qualquer ambiente físico utilizado para proteger a integridade de vestígios, realizar exames periciais e processos administrativos referentes aos exames periciais.

Relacione as colunas abaixo e após assinale a alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo.
(1) Robustez
(2) Precisão intermediária
(3) Repetibilidade
(4) Relação sinal/ruído
(5) Limite de detecção
( ) é determinada pela comparação dos sinais medidos de amostras com baixas concentrações conhecidas do analito e dos ruídos dos brancos de amostras, definindo-se a concentração mínima em que o analito pode ser detectado com confiança.
( ) ___________ de um procedimento analítico individual é a menor quantidade de analito na amostra que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada sob as condições estabelecidas para o ensaio
( ) é a capacidade do método em não ser afetado por pequenas variações nos parâmetros de execução do método e fornece uma indicação da confiança do método durante uma aplicação rotineira
( ) é a condição de medição num conjunto de condições, as quais incluem o mesmo procedimento de medição, os mesmos operadores, o mesmo sistema de medição, as mesmas condições de operação e o mesmo local, assim como medições repetidas no mesmo objeto ou em objetos similares durante um curto período de tempo.
( ) refere-se à precisão avaliada sob condições que compreendem o mesmo procedimento de medição, o mesmo local e medições repetidas no mesmo objeto ou em objetos similares, ao longo dum período extenso de tempo, mas pode incluir outras condições submetidas às mudanças - analistas, equipamentos e tempos.

Na toxicologia forense, os resultados das análises toxicológicas devem ser interpretados em conjunto com os achados encontrados na necropsia e os dados reportados pela investigação para concluir a respeito da causa da morte. Nos casos positivos para álcool etílico, por exemplo, deve ser considerada a possibilidade de produção endógena de etanol. A dificuldade na interpretação desses resultados é potencializada nos casos de corpos em putrefação. Um bom indicativo da produção endógena do etanol é a presença de outros álcoois, como n-propanol e isopropanol. Assim, a presença desses álcoois concomitantemente com o etanol indica que houve produção post mortem, ou endógena, de álcool. Em cadáveres em decomposição, a análise de outras matrizes biológicas também auxilia a identificar a origem do álcool, se exógena ou endógena.
A presença de etanol _________ e__________ indica que o etanol é de origem ante mortem, ou exógena.
1. Sangue
2. Urina e humor vítreo
3. Urina e músculos
4. Músculos e sangue
5. Líquido amniótico

Relacione as colunas abaixo e após assinale a alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo.
(1) Toxicologia
(2) Controle da qualidade
(3) Abuso de drogas
(4) Garantia da qualidade
(5) Gestão da qualidade
( ) Ações sistemáticas para garantir a qualidade;
( ) Processo contínuo de adaptação e melhoramento das atividades realizadas, a fim de cumprir com os requisitos legais e a necessidade do cliente;
( ) Ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes de interações de substâncias químicas em organismos vivos;
( ) Utilização de substâncias, principalmente psicoativas e que inclui medicamentos, em um comportamentos de reforço e recompensa repetitivos;
( ) Visão de um momento, geralmente o final;

Para que haja qualidade na entrega de um valor de toxicologia, algumas medidas precisam ser observadas.
Qual das alternativas é a verdadeira?
1. Escolha de métodos validados e equipamentos adequados.
2. Documentações contendo relato minucioso do feito.
3. As alternativas acima se complementam.
4. Análise adequada.
5. Amostras adequadas.

Sobre a validação de métodos analítico, marque a alternativa correta.
1. Todas estão corretas.
2. O processo de validação de um método deve estar descrito em um relatório de validação, e os estudos para determinar os parâmetros de validação devem ser realizados com equipamentos e instrumentos dentro das especificações, funcionando corretamente e calibrados.
3. Seletividade é o grau em que o método pode quantificar o analito na presença de outros analitos, matrizes ou de outro material potencialmente interferente. Um método que produz respostas para vários analitos, mas que pode distinguir a resposta de um analito da de outros, é chamado seletivo.
4. A validação deve ser suficientemente abrangente para atender às necessidades de uma determinada aplicação ou área de aplicação. O laboratório deve registrar os resultados obtidos, o procedimento utilizado para a validação e uma declaração de que o método é ou não adequado para o uso pretendido.
5. Limite de detecção (LD) de um procedimento analítico individual é a menor quantidade de analito na amostra que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada sob as condições estabelecidas para o ensaio.

São ferramentas que auxiliam no controle da qualidade:
1. Ciclo PDCA.
2. Diagrama de Causa e Efeito (de Ishikawa).
3. Diagrama de Pareto.
4. Todas as alternativas anteriores.
5. 5W2H.

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - 
Questionário 
Nota finalEnviado: 12/08/21 14:17 (BRT) 
10/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
/1 
São responsabilidades do pessoal da garantia da qualidade 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Manter cópias de todos os planos de estudo aprovados e Procedimentos Operacionais Padrão 
em uso na Instalação de Teste e ter acesso à agenda mestra atualizada. 
2. 
Verificar que o plano de estudo contenha as informações requeridas para a conformidade com 
estes Princípios das BPL. Esta verificação deve ser documentada. 
3. 
Conduzir inspeções para verificar se todos os estudos são conduzidos de acordo com estes 
Princípios das BPL. As inspeções devem também verificar se os planos de estudo e 
Procedimentos Operacionais Padrão estão disponíveis ao pessoal envolvido e estão sendo 
seguidos. 
4. 
Relatar prontamente, através de relatórios documentados, quaisquer resultados das inspeções 
à Gerência, Diretor de Estudo e, quando aplicável, ao Pesquisador Principal e sua respectiva 
Gerência. 
5. 
Todas estão corretas. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
/1 
“Cadeia de custódia é um conceito oriundo da jurisprudência estrangeira que se aplica à manipulação 
de amostras e vestígios e à integridade destes. A cadeia de custódia também se refere à 
documentação que serve para o rastreamento da amostra, através da demonstração de todos os 
passos por ela percorridos. Este conceito surgiu tendo em vista que vestígios ou indícios podem ser 
usados em juízo para a condenação de pessoas pela prática de crimes e, por isto, devem ser 
assegurados, de forma escrupulosa, os cuidados para se evitar alegações tardias que possam alterar 
ou comprometer a argu-mentação da acusação ou da defesa“(extraído de: Martinis, Dorta e Costa. 
Toxicologia Forense. São Paulo: Blucher, 2018). 
Sobre o assunto assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A cadeia de custódia é muito mais que o controle de qualidade, já que, por determinação da 
lei, promove a consubstanciação e idoneidade da perícia. 
2. 
Intuitivamente, pode-se dizer que a cadeia de custódia faz parte das atividades realizadas para 
garantir que o resultado da análise seja confiável. 
3. 
Todas as alternativas anteriores são verdadeiras. 
4. 
Pode ser dividida em fase externa que se preocupa com a amostra desde o local da coleta até 
chegada ao laboratório; e a da custódia interna, cuja preocupação vai desde o recebimento da 
amostra pelo laboratório e os dados de transferência e armazenamento até a sua destinação 
final. 
5. 
É o conjunto de procedimentos que visa garantir a autenticidade dos materiais submetidos a 
exames periciais. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
/1 
“O documento ILAC G-19, Orientações para Laboratórios Forenses (Guidelines for Forensic 
Science Laboratories), foi publicado em 2002 com o objetivo de ―fornecer orientação a laboratórios 
envolvidos na análise e exame forense provendo aplicação à ISO/IEC 17025‖. Em outubro de 2007, 
a Assembleia Geral Conjunta IAF e ILAC resolveu que fosse feito um único documento abrangendo 
o processo forense como um todo, que fornecesse orientação tanto para a ISO/IEC 17020 quanto 
para a ISO/IEC 17025 nas áreas em que essas atividades tivessem sobreposição, e que fosse baseado 
no documento orientativo à ISO/IEC 17020 sobre Investigação do Local de Crime, elaborado pela 
European Network of Forensic Science Institutes (ENFSI) (EA-5/03) e no ILAC G-19 para 
laboratórios forenses. A tarefa de preparar o documento foi dada ao Grupo de Trabalho 10 (WG10) 
do Comitê de Acreditação da ILAC (ILAC AIC WG10).” - TRADUÇÃO BRASILEIRA DO 
DOCUMENTO ILAC-G19:08/2014 - MÓDULOS DE UM PROCESSO FORENSE – Inmetro – 
out/ 2016. 
Sobre as orientações para os laboratórios da área forense, relacione as colunas e em seguida, assinale 
a alternativa que tem a sequência correta; 
 
(1) Exames/ensaios 
(2) Vestígio 
(3) Unidade forense 
(4) instalação 
(5) imparcialidade 
(6) Perito oficial 
(7) investigador 
 
( ) Uma pessoa, entretanto, nomeada, treinada para realizar a investigação do local do crime e ou 
investigações 
( ) Presença real e percebida de objetividade - Objetividade significa que conflitos de interesse não 
existem ou são resolvidos de modo que não influenciem adversamente as atividades da unidade 
forense 
( ) Responsável pelo levantamento de um local de crime, coleta e exame de vestígios a ele 
relacionados 
( ) Instituição ou parte de uma instituição legalmente estabelecida, que realiza qualquer atividade 
forense. 
( ) Item ou amostra obtido no decorrer de uma investigação. Inclui tudo aquilo recuperado durante o 
processo forense, tais como coletas depositadas em swabs, objetos e fragmentos de materiais, e itens 
derivados, como moldes de pegadas ou de impressões digitais 
( ) Refere-se a amostragem, inspeções visuais, análises, comparações, interpretações e opiniões 
( ) Qualquer ambiente físico utilizado para proteger a integridade de vestígios, realizar exames 
periciais e processos administrativos referentes aos exames periciais. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
5762341 
2. 
1452367 
3. 
1427536 
4. 
7546321 
5. 
7563214 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
/1 
Relacione as colunas abaixo e após assinale a alternativa que contém a ordem correta, de cima para 
baixo. 
 
(1) Robustez 
(2) Precisão intermediária 
(3) Repetibilidade 
(4) Relação sinal/ruído 
(5) Limite de detecção 
 
( ) é determinada pela comparação dos sinais medidos de amostras com baixas concentrações 
conhecidas do analito e dos ruídos dos brancos de amostras, definindo-se a concentração mínima em 
que o analito pode ser detectado com confiança. 
( ) ___________ de um procedimento analítico individual é a menor quantidade de analito na 
amostra que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada sob as condições 
estabelecidas para o ensaio 
( ) é a capacidade do método em não ser afetado por pequenas variações nos parâmetros de 
execução do método e fornece uma indicação da confiança do método durante uma aplicação 
rotineira 
( ) é a condição de medição num conjunto de condições, as quais incluem o mesmo procedimento de 
medição, os mesmos operadores, o mesmo sistema de medição, as mesmas condições de operação e 
o mesmo local, assim como medições repetidas no mesmo objeto ou em objetos similares durante 
um curto período de tempo. 
( ) refere-se à precisão avaliada sob condições que compreendem o mesmo procedimento de 
medição, o mesmo local e medições repetidas no mesmo objeto ou em objetos similares, ao longo 
dum período extenso de tempo, mas pode incluir outras condições submetidas às mudanças - 
analistas, equipamentos e tempos. 
Agora, assinale a alternativa que tem a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
24315 
2. 
53241 
3. 
24135 
4. 
43251 
5. 
45132 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
/1 
“Na toxicologia forense, os resultados das análises toxicológicas devem ser interpretados em 
conjunto com os achados encontrados na necropsia e os dados reportados pela investigação para 
concluir a respeito da causa da morte. Nos casos positivos para álcool etílico, por exemplo, deve ser 
considerada a possibilidade de produção endógena de etanol. A dificuldade na interpretação desses 
resultados é potencializada nos casos de corpos em putrefação. Um bom indicativo da produção 
endógena do etanol é a presença de outros álcoois, como n-propanol e isopropanol. Assim, a 
presença desses álcoois concomitantemente com o etanol indica que houve produção post mortem, 
ou endógena, de álcool. Em cadáveres em decomposição, a análise de outras matrizes biológicas 
também auxilia a identificar a origem do álcool, se exógena ou endógena.” A presença de etanol 
_________ e__________ indica que o etanol é de origem ante mortem, ou exógena. (extraído de: 
Martinis, Dorta e Costa. Toxicologia Forense. SãoPaulo: Blucher, 2018) 
As palavras que melhor preenchem as lacunas são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Sangue 
2. 
Urina e humor vítreo 
Resposta correta 
3. 
Urina e músculos 
4. 
Músculos e sangue 
5. 
Líquido amniótico 
6. Pergunta 6 
/1 
A precisão é medida pela precisão intermediária, reprodutividade e repetibilidade. 
Repetibilidade é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
É a condição de medição num conjunto de condições, as quais incluem o mesmo procedimento 
de medição, os mesmos operadores, o mesmo sistema de medição, as mesmas condições de 
operação e o mesmo local, assim como medições repetidas no mesmo objeto ou em objetos 
similares durante um curto período de tempo A validação deve ser suficientemente abrangente 
para atender às necessidades de uma determinada aplicação ou área de aplicação. O 
laboratório deve registrar os resultados obtidos, o procedimento utilizado para a validação e 
uma declaração de que o método é ou não adequado para o uso pretendido. 
Resposta correta 
2. 
Valor encontrado e valor aceito são iguais - dentro de certos limites e dado nível de confiança. 
3. 
É a capacidade do método em não ser afetado por pequenas variações nos parâmetros de 
execução do método. 
4. 
Dispersão de resultados entre ensaios independentes, repetidos de uma mesma amostra, 
amostras semelhantes ou padrões, sob condições definidas; 
5. 
É considerada importante quando um laboratório busca a verificação do desempenho dos seus 
métodos em relação aos dados de validação obtidos por meio de comparação interlaboratorial. 
7. Pergunta 7 
/1 
Relacione as colunas abaixo e após assinale a alternativa que contém a ordem correta, de cima para 
baixo. 
(1) Toxicologia 
(2) Controle da qualidade 
(3) Abuso de drogas 
(4) Garantia da qualidade 
(5) Gestão da qualidade 
 
( ) Ações sistemáticas para garantir a qualidade; 
( ) Processo contínuo de adaptação e melhoramento das atividades realizadas, a fim de cumprir com 
os requisitos legais e a necessidade do cliente; 
( ) Ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes de interações de substâncias químicas em 
organismos vivos; 
( ) Utilização de substâncias, principalmente psicoativas e que inclui medicamentos, em um 
comportamentos de reforço e recompensa repetitivos; 
( ) Visão de um momento, geralmente o final; 
 
Agora, assinale a alternativa que tenha sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
24135 
2. 
43251 
3. 
24315 
4. 
53241 
5. 
45132 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
/1 
Para que haja qualidade na entrega de um valor de toxicologia, algumas medidas precisam ser 
observadas, qual das alternativas é a verdadeira? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Documentações contendo relato minucioso do feito. 
2. 
Análise adequada. 
3. 
Escolha de métodos validados e equipamentos adequados. 
4. 
Amostras adequadas. 
5. 
As alternativas acima se complementam. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
/1 
Sobre a validação de métodos analítico, marque a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Todas estão corretas 
Resposta correta 
2. 
Seletividade é o grau em que o método pode quantificar o analito na presença de outros 
analitos, matrizes ou de outro material potencialmente interferente. Um método que produz 
respostas para vários analitos, mas que pode distinguir a resposta de um analito da de outros, 
é chamado seletivo. 
3. 
O processo de validação de um método deve estar descrito em um relatório de validação, e os 
estudos para determinar os parâmetros de validação devem ser realizados com equipamentos e 
instrumentos dentro das especificações, funcionando corretamente e calibrados. 
4. 
A validação deve ser suficientemente abrangente para atender às necessidades de uma 
determinada aplicação ou área de aplicação. O laboratório deve registrar os resultados 
obtidos, o procedimento utilizado para a validação e uma declaração de que o método é ou não 
adequado para o uso pretendido. 
5. 
Limite de detecção (LD) de um procedimento analítico individual é a menor quantidade de 
analito na amostra que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada sob as 
condições estabelecidas para o ensaio. 
10. Pergunta 10 
/1 
São ferramentas que auxiliam no controle da qualidade: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
5W2H. 
2. 
Todas as alternativas anteriores. 
Resposta correta 
3. 
Ciclo PDCA. 
4. 
Diagrama de Causa e Efeito (de Ishikawa). 
5. 
Diagrama de Pareto

Mais conteúdos dessa disciplina