Buscar

lista de antimicrobianos resolvida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS DE ANTIMICROBIANOS
A) As tetraciclinas são antibióticos de amplo espectro de ação. Atuam sobre bactérias Gram 
+, Gram -, aeróbias, anaeróbias, Mycoplasma, Rickettsia, Chlamydia, espiroquetas e
alguns protozoários. Explicar o mecanismo de ação desses fármacos?
· Seu mecanismo de ação: fazem a inibição da síntese proteica, pois atua no local de ligação do RNA t (sítio A).
B) Considerando as características farmacocinéticas das tetraciclinas, explicar por que o seu uso é contraindicado em animais jovens ou em fase de crescimento, ou mesmo em fêmeas prenhes?
· Pois são quelantes de íons metálicos como o cálcio. Formam ligação covalente do cálcio com a tetraciclina e aí forma um complexo que o cálcio não será absorvido. 
· Pode ser depositada em locais que têm alto teor de cálcio presentes no organismo animal, como os ossos e os dentes.
· Não pode ser administrada em animais prenhes pois a tetraciclina atravessa BHT e então pode causar efeitos de má formação óssea; 
· Não podem ser adm em animais em fase de crescimento pois esses animais têm uma alta mobilização de cálcio para o crescimento ósseo; e podem ocorrer efeitos de mal crescimento ósseo
· Não deve ser introduzido junto com alimentos ricos em cálcio ou em outros íons como ferro e magnésio (pois tem afinidade com íons metálicos). 
C) A enrofloxacina é um quimioterápico com grande aplicação em Medicina Veterinária e pertence à mesma classe do ciprofloxacino e do norfloxacino. Explicar o mecanismo de ação desses fármacos?
É uma quinolona: É um fármaco que atua em reações bioquímicas de classe 3, que envolvem a síntese de ácido nucleico. Eles fazem a inibição da enzima DNA girase → impedem a descompactação do DNA e transcrição gênica.
As quinolonas utilizadas são chamadas de fluorquinolonas pois tem como grupo substituinte o Flúor.
A longo prazo também pode ser bactericida. 
D) A Estreptomicina pertence a uma classe de antibióticos com espectro de ação 
relativamente curto, com atividade predominante sobre microrganismos gram-negativos aeróbicos. Desta forma, eritromicina pode ser usada em associação com penicilinas naturais, por exemplo, Penicilina G (benzilpenicilina), cujo espectro de ação é sobre bactérias gram-positivas, visando ampliar o espectro de ação no tratamento de uma infecção. Explicar a característica da estreptomicina que pode explicar o seu restrito espectro de ação antimicrobiana?
Pertence à classe de aminoglicosídeos. Faz com que haja a síntese de proteínas anômalas. Seu espectro de ação é restrito pois para penetrar na células bacterianas, a estreptomicina precisa de canais aquosos de porina presentes em bactérias gram negativas (atravessa as porinas e vai para o espaço periplasmático, depois usa o transporte ativo de oxigênio para ir para dentro da célula) e também por transporte ativo (secundário) dependente de oxigênio, por isso não é eficaz contra microrganismos anaeróbios. 
São policátions, são moléculas de carga positiva e polar que precisam ir para dentro da membrana, precisam ser impulsionadas. Essa impulsão se dá por meio da negatividade da membrana, que gera gradiente de voltagem negativa assegurada por bomba de sódio e potássio.O oxigênio assegura esse gradiente de voltagem negativa.
E) Explicar o mecanismo de ação da estreptomicina?
É um aminoglicosídeo. 
Mecanismo de ação: leva a uma leitura incorreta do rna mensageiro levando a síntese de proteínas anômalas. Atrapalham a iniciação da síntese proteica. Possuem vários mecanismos que vão levar à leitura incorreta do RNA mensageiro.
F) Justificar a contraindicação ao uso de estreptomicina em animais com insuficiência renal.
Em insuficiências renais vai haver a diminuição da eliminação do fármaco, aumentando a sua concentração no plasma, podendo haver um aumento dos efeitos adversos de ototoxicidade (irreversível) e nefrotoxicidade, além de bloqueio de junção neuromuscular com consequente paralisia muscular. 
Além disso, podem agravar o quadro de insuficiência renal pois são nefrotóxicas.
G) Amoxacilina (ou amoxicilina), assim como a ampicilina, são penicilinas semissintéticas com amplo espectro de ação, são ativas contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. Frequentemente, a amoxacilina é usada em associação com outro antibiótico β-lactâmico, o ácido clavulânico. Explicar o mecanismo de ação da amoxacilina?
Amoxacilina é um beta lactâmico, interfere na síntese de peptideoglicano na parede celular bacteriana. Realizam a inibição da transpeptidação, pois atuam inibindo as transpeptidases. As transpeptidases fazem ligações cruzadas que estabilizam a parede celular do microrganismo. Ocorre como consequência o rompimento e desequilíbrio osmótico da célula. Possui um efeito bactericida. Realizam a inibição da transpeptidação, pois atuam inibindo as transpeptidases. 
H) Explicar o benefício do uso combinado de amoxacilina e ácido clavulânico?
Amoxacilina pode sofrer a ação de beta lactamases produzidas por bactérias, que quebram o anel beta lactâmico de sua estrutura, fazendo o fármaco perder a sua ação. 
O ácido clavulânico tem na sua estrutura química o anel beta lactâmico, que serve de escudo para o antibiótico amoxacilina. 
Ácido clavulânico se liga de modo irreversível à beta lactamase da bactéria e atua como um escudo para o antibiótico. Por si só, ele possui baixa ação antimicrobiana. 
As beta lactamases vão quebrar o anel beta lactâmico do ácido clavulânico ao invés de quebrar o anel da amoxacilina.
I) Explicar o mecanismo de ação da polimixina B?
São chamadas de detergentes catiônicos. Polimixinas tem grupos hidrofílicos e hidrofóbicos, que interagem com os fosfolipídios da membrana plasmática nas suas duas regiões: polar e apolar. → ao interagir, a polimixina se liga a parte apolar e polar e desestabiliza esses FLP na membrana → ação emulsificadora, lisa a célula bacteriana → leva à formação de poros na célula do microrganismo, levando à lise da sua célula em função da sua ação detergente → efeito CIDA em bactérias GRAM NEGATIVAS.
J) Explicar a vantagem das cefalosporinas de 2ª e 3ª gerações em relação às de 1ª 
geração?
As cefalosporinas são um tipo de beta lactâmicos e são divididas em 4 gerações. Fazem a inibição de transpeptidases. Possuem na sua estrutura o anel beta lactâmico. Quanto maior a sua geração, maior o seu espectro de ação.
As cefalosporinas de segunda geração e terceira geração possuem maior espectro contra bactérias gram negativas do que as cefalosporinas de primeira geração. É necessário começar com as primeiras gerações para que não se crie resistência contra esses fármacos. 
K) Explicar a vantagem da nitrofurantoína em relação a outros quimioterápicos?
As bactérias vão ter na sua estrutura flavoproteínas como p.e. a flavina. As flavoproteínas interagem com a nitrofurantoína, a reduzindo e produzindo intermediários reativos. 
A nitrofurantoína é um fármaco em que seu mecanismo de ação está relacionado com a formação de intermediários reativos os quais causam danos ao DNA bacteriano, sendo utilizado especificamente para o tratamento de infecções urinárias em cães. A vantagem de sua utilização em relação à outros quimioterápicos é que o desenvolvimento de resistência é demorada e não existe resistência cruzada.
L) Explicar o efeito adverso importante do Cloranfenicol, o qual restringe seu uso 
ao tratamento de infecções não responsivas a outros quimioterápicos?
Mecanismo de ação do Cloranfenicol: 
Ele atua em reações bioquímicas de classe 3 fazendo a inibição da síntese de ácido nucleico. Ele faz a inibição das enzimas transpeptidases que transportam o peptídeo de um sítio para outro, impedindo a síntese protéica. 
Seus efeitos adversos são dose dependentes e reversíveis; possui efeito de Toxicidade hematológica:efeito de causar trombocitopenia, anemia e leucopenia;
-Resposta idiossincrática: anemia aplásica (com diminuição das células produzidas pela medula óssea);
Cloranfenicol pode levar também a depressão da medula. Esses efeitos levam à restrição de seu uso ao tratamento de infecções não responsivasa outros quimioterápicos.
M) Explicar o mecanismo de ação dos quimioterápicos sulfametoxazol e 
trimetoprima e a vantagem dessa associação.
Sulfametoxazol é um fármaco análogo do ácido paraminobenzóico, e pode se ligar à enzima diidropteroato sintetase de maneira irreversível, levando à diminuição da síntese de ácido fólico. Por ser análogo ao ácido paraminobenzóico pode inibir a enzima diidropteroato.
Trimetroprima atua na conversão do ácido fólico em diidrofolato e em seguida em tetraidrofolato. Atua por meio da inibição da enzima diidrofolato redutase. 
Essa via é comum nos microrganismos e nos mamíferos, mas conseguimos obter efeito antimicrobiano seletivo:
As células de bactérias e protozoários são mais sensíveis à trimetoprima do que as células dos mamíferos são sensíveis à ela. Então, em doses menores de trimetroprima conseguimos somente o efeito antimicrobiano.
Associação sulfametoxazol e trimetoprima: Cotrimoxazol (sulfametoxazol + trimetoprima). Vantagem dessa associação: O sulfa pode potencializar o efeito da trimetoprima, pois vamos inibir o mesmo local por duas vias. Assim, podemos diminuir a dose de utilização dos dois fármacos devido potencialização do efeito. 
É um fármaco com efeito estático em doses terapêuticas. Mas se aumentarmos as doses, podem haver efeitos bactericidas. 
N) Descrever três (3) mecanismos desenvolvidos por microrganismos como uma 
estratégia para evadir da ação dos fármacos antimicrobianos.
Mecanismos desenvolvidos pelos microrganismos como estratégias para evadir da ação de fármacos antimicrobianos:
· Bomba de efluxo: atuam em diversos fármacos. Existem vários tipos. São proteínas transportadoras que podem estar em todas as camadas da membrana, ou só no espaço periplasmático (essas precisam de outra proteína na membrana externa para poderem ser transportadas) . As bombas de efluxo são usadas como mecanismos de defesa contra os fármacos antimicrobianos e também contra substâncias tóxicas. Ela usa a energia do ATP, ou gradiente de transporte secundário. Assim, a bomba de efluxo coloca a droga para fora da célula, impedindo que ele tenha a sua ação. Podem ser de origem intrínseca (nasceu com ela), adquirida (mutações que acontecem, havendo superexpressão do gene que codifica a síntese de bombas de efluxo). Podem ser do tipo fenotípica, dependendo de um indutor de proteínas, que aparecem quando há maior necessidade dessas bombas, aumentando a produção de bombas de efluxo. Ela sempre teve esse gene para codificar a síntese de bombas de efluxo, mas antes ele não estava ativo.
Estão presentes tanto nas GRAM - quanto +.
· Alteração na expressão de algumas proteínas, alteração em genes da expressão gênica, síntese de enzimas lactamases: podem haver diversos tipos de beta lactamases
· Mecanismo de resistência contra tetraciclina (TET): proteína que protege o ribossomo da ação das tetraciclinas 
· lembrando...
Tetraciclina se liga ao sítio A do ribossomo e impede que o RNAt associado ao Aa se ligue e então ocorra a síntese protéica.
Essa proteína retira a tetraciclina desse local, e adiciona um GTP ao ribossomo para que ele volte a sua conformação anterior e consiga ir para o seu ciclo produtivo. Há continuação da síntese protéica normal. 
· Podem haver outros tipos de mecanismos, mas esses são um dos principais.
______________________________________________________________

Continue navegando