Buscar

Dermatozooses: Escabiose e Larva Migrans

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DERMATOZOOSES
São doenças provocadas por insetos e protozoários como leshimaniose, escabiose e Larva Migrans.
ESCABIOSE: Está presente em áreas de dobra ou áreas que estão sempre cobertas por roupas como região de nadegas, região mamaria, isso faz com que a regia fique mais aquecida e pode ser uma região de escabiose. Ela é conhecida popularmente como sarna (ascaro sarcoptes scabiei) e tem ciclo biológico completo no homem, a fêmea quando fecundada vai causar uma escavação de túnel na pele e vai chegar ate a camada córnea, la ela vai fazer uma deposição de óvulos no período noturno e por isso que o prurido é noturno. E isso vai gerar uma descamação. Não precisa fazer histologia para fazer diagnostico de escabiose. 
A suspeição é clinica por que é bastante típica a história. A transmissão é geralmente por contato pessoal. O paciente vai apresentar saliência linear com vesico-papula perlacea em uma das extremidades. Pode apresentar lesões secundarias como escoriações e piodermites.
 
Nos pacientes com HIV a distribuição vai ser mais disseminada e exuberante, pode ter erupções mais difusas e muitas escoriações. Pode fazer diagnostico diferencial com varicela. 
Pode ter formas atípicas como RN e criança (atinge face couro cabeludo, regiões palpo-plantares, lesões bolhosas e urticadas). Paciente com higiene excessiva pode também ter escabiose e pode acometer médicos e profissionais da área de saúde. 
Pode ser uma lesão iatrogênica, ou seja, por conta do uso de corticoides sistêmico ou anti-histaminicos e a sarna nodular que são sarnas que permanecem mesmo após o tratamento. 
TRATAMENTO: A permetrina é o tratamento de escolha, pode ser usado em qualquer paciente, pode ser loção ou creme e o paciente aplica a noite. Lavar a roupa de cama de contato e de uso por 7 dias. Podemos usar a ivermectina também porem não tem uma resolução tão boa como a permetrina, além de não poder usar em crianças menores de 5 anos. 
· Vamos usar ivermetrina quando o paciente apresenta algum tipo de lesão cutânea como queimadura por que não vamos ter como passar a pomada em cima. Para crianças <5 anos podemos usar enxofre precipitado.
PARA TRATAMENTO DO NODULOS, podemos usar corticóide oclusivo, e para o PRURIDO NO PÓS TRATAMENTO vamos usar corticoides tópicos ou anti-histamínicos ate a melhora do prurido. 
NUNCA VAMOS USAR SABONETES ESCABICIDAS!
LARVA MIGRANS: É a popular bicho geográfico, é provocada pela larva do Ancylostma braziliensis, que é um parasito do cão e do gato, que esta nas fezes. A essoa se contamina num solo, a larva penetra na pele mas não consegue cair na corrente sanguínea. Ele vai provocar um prurido intenso. 
As lesões em geral vao ser lineares, salientes, eritematosas e serpiginosas (delimita a forma da larva). Lesões vesiculosas ou bolhosas que podem surgir em pés, penas e nádegas.
 
O diagnostico é clínico e geralmente não deixa dúvidas. 
O tratamento vai ser de acordo com a quantidade das lesões: 
1 LESÃO: tiabendazol 5% - tópico 
2 LESÕES OU MAIS: albendazol, ivermectina ou tiabendazol.

Outros materiais