Buscar

ANTIVIRAIS 2110

Prévia do material em texto

ANTIVIRAIS 21/10/20
- Receptores CCR5 E CXCR4 – estão na membrana de nossas células de defesa ( linfócitos TCD4 E macrófagos, respectivamente )
VÍRUS HIV
 - Tem a transcriptase reversa e tem a integrase presente na capsula proteica. Alem disso tem uma glicoproteína chamada GP120 que interage diretamente com CCR5. Outra glicoproteína GP40/140 que interagem com CXCR4
- Essas proteínas são receptores de entrada que permitem que o vírus entre na célula e ai quando o HIV entra ele passa a ter o RNA viral que vai sofrer ação de uma enzima que é a transcripitase reversa que faz com que o rna viral acabe virando o DNA viral. Essa transcriptase funciona como template, ela é do vírus
- O vírus tem tbm a Integrase, o dna viral vai entrar diretamente para o núcleo da célula , que agora vai encontrar o DNA do hospedeiro. A integrasse vai integrar o Dna do vírus até o Dna do hospedeiro. Então quando começa o processo de divisão,as células começa a produzir proteínas virais, rna virais. Essas proteínas vão formar capsulas virais por exemplo. Essas proteínas inicialmente são imaturas. 
-Dentro da células do hospedeiro tem PROTEASES , que vão fazer a clivagem e serão responsáveis pela proteínas imaturas e vai fazer com que as proteínas entrem em MATURAÇÃO PROTEICA. Podem por exemplo, reduzir o tamanho dessas proteínas.. elas fazem a a maturação proteica e consequentemente a maturação viral, e ai o vírus vai sair da célula e agora vai matar a célula pois é um vírus citolitico. Essa proteases fazem modificação pós translacional, diminuindo o tamanho da proteína para caber e permitir a constituição na capsula proteica.
O vírus não tem proteases,ele pega do hospedeiro; 
Para o HIV,é usado facrmacos inibidores de protease para evitar a maturação proteica; não são todas as proteases que fazem isso
1- Entrada do vírus 
2 – Transformação do rna em dna
3-Integrase- entrada do vírus no nucleo 
4-Maturação do virus
5-Saida do virus
FARMACOS USADOS – HIV 
1 – INIBIDORES DE ENTRADA 
 MARAVIROQUE( CCR5)
 EFURVITIDA ( CXCR4 E CCR5) – a afinidade é maior pelo cxcr4
2 – INIBIDORES DE TRANSCRIPTASE REVERSA ANÁLOGO A NUCLEOSIDEO
 ZIDOVUDINA( AZT) – análogo a timina 
 LAMIVUDINA – análogo a citocina
 ADENOSINA 
3- INIBIDORES DE TRANSCRIPTASE REVERSA NÃO ANÁLOGO 
 EFAVIRENZO – o principal não analogo
4- INIBIDORES DE INTEGRASE 
 RALTEGRAVIR 
- Bloqueia a inserção do dna viral ao dna do hospedeiro 
5 – INIBIDOR DE PROTEASE 
 RITONAVIR 
- bloqueia a maturação do vírus 
- estão sendo pensados para a COVID-19
- Normalmente os coquetéis envolvem inibidores de entrada, inibidores de protease e inibidores de transcriptase reversa. Eles são metabolizados pela CYP34A e podem gerar interação 
 OBS: Temos dois tipos de transcriptase reversa, um análogo a nucleosideos e outros não análogos. 
 - Os análogos vão fazer uma inibição competitiva reversível direta,vai competir com os nucleosidoes do rna viral e evitar que a transcriptase reversa se ligue e ai para a conversão do rna viral em dna viral e os não análogos fazer antagonismo alostérico, que muda a conformação da transcriptase reversa e evita que faça a mudança de rna para dna.
- Os análogos foram os primeiros fármacos sintetizados logo no inicio da descoberta de hiv como a ZIDOVUDINA 
- Os vírus tbm podem gerar resistência aos retrovirais, algumas cepas já tem resistência as zidovudina. Se a gnt so desse os análogos,favoreceria os vírus a terem resistência, logo nos coquetéis tem associação dos análogos com os não análogos.Os não análogos são mais fortes
- Os primeiros fármacos para hiv foram os análogos, como a zidovudina. 
- Dentro do coquetel tem fármacos que inibem a integrasse, inibindo ela não vamos ter a inserção do dna viral ao dna do hospedeiro 
- Inibidores de protease – bloquea a maturação
HEPATITES B E C 
HBV – é uma adenovírus ( vírus de DNA) e tbm tem a transcritase reversa na sua composição.
Ele entra no hepatócito,vai para o núcleo e lá no núcleo tem o dna do hospedeiro e eles vão se integrar. Ai se dividi quando tem um estimulo, o dna viral vai gerando um rna viral. Esse rna viral da hepative B, entra em ação a transcriptase reversa, essa transcriptase gera novemente um dna viral e volta novamente a se inserir no núcleo do hepatocitoisso significa que ele duplica certas sequencias de dna do hospedeiros,levando aumento da proliferação celular,logo a hepatite B está relacionado adenocarcinoma hepático. Ou seja, ele n lesa muito o hepatócito,ele estimula a proliferação celular, gerando resposta inflamatórias.
HCV- é um retrovírus,vírus de RNA 
Tem a transcriptase reversa que converte o rna viram em dns viral que vai entrar no núcleo da célula,vai inserir , a célula vai se dividir, gerando maturação proteica através das proteases.
O dna viral vai depender da enzima RNA polimerase. Tem rna polimerase viral e do hospedeiro no caso da hepatice C tem rna polimerase viral a B não tem,logo ela depende da rna polimerase do hospedeiro.
A hepatite C, depois da maturação, vai ter lesão hepática, gerando fibrose de maneira significativa e pode causar CIRROSE. Tbm é fator de risco para hepatocarciona mas gera mais cirosse.
FARMACOS USADOS PARA HEPATITE
- Interferos se liga aos receptores e leva a uma baixa de todas as enzimas do hospedeiro, diminui a codificação de proteínas de superfície celular, dimunui todas as proteases do hospeiros....ao reduzir isso o vírus não iria se replicar e dava tempo para o sistema imunológico ir destruir.Mas isso gera um efeito colateral enorme.
1 – LAMIVUDINA – bloqueio da transcriptase reversa – hepatite B 
2 – RIVARIRINA – atua no rna,bloqueia o nucleotídeo no qual o dna viral se liga ao dna do hospedeiro, impedindo a leitura do rna logo não tem formação de dna viral – impede a codificação de rna viral, impede a leitura 
3- DACLASTAVIR 
4 – SOFOSBUVIR 
ESSES AI ( 3 E 4) SÃO USADOS PARA HEPATITE C 
Farmacos que inibem a rna polimerase do VIRUS impedindo a formação do dna viral do vírus da hepatite C, diminui a maturação proteica, reduzindo a lise do hepatócito. O uso deles diminuiu o uso de interferon alfa , são fármacos novos.
HERPES 
Herpes zoster ( manifestação nervosa – dor neuropática ) e herpes simples
1 – ACICLOVIR 
– herpes simples e herpes zoster,mas para usar nessa ultima precisa ter mais farmacos e mais tempo
- A célula possui o vírus, o vírus da herpes possui a TIMIDINA QUINASE( enzima viral), as quinases doam fosfato, que doa para o aciclovir que converte ele em DIFOSFATO DE ACICLOVIR. A ação do aciclovir é só para celula infectada pois ela precisa dessa quinase viral, então é um fármaco seguro pois não age em células que não estão infectadas. O difosfato de aciclovir vai sofrer ação de uma quinase do hospedeiro que vai converter ele em TRIFOSFATO DE ACICLOVIR, que ele que vai ter ação. 
Tem duas ações, a primeira ação é entra no dna do hospedeiro e bloquear a ligação do dna viral ao dna do hospedeiro. Ao fazer esse bloqueio não vai ter proteína viral e a segunda ação é clivar, encurtar o dna do hospedeito,mudar a configuração do dna, gerando um encurtamento do dna do hospedeiro.isso evita tbm a formação de proteínas virais. 
2 – VALACICLOVIR 
– melhor absorvido,meia vida maior- mais eficaz para hepes zoster,é um pro fármaco do aciclovir 
3 – GANCICLOVIR
Ele bloqueia a ligação do dna viral ao dna do hospedeiro.
é a mesma ação do aciclovir ,muda a quinas e o encurtamento .
Ele serve como tratamento do citomegalovírus. A quinase é a UL97 E NÃO TEM ENCURTAMENTO DO DNA DO HOSPEIRO
INFLUENZA 
- RETROVIRUS 
Ao passar pelas etapas padrão, o vírus ao se tornar maduro causa lesão celular e no caso da influenza é nas celulas do trato respiratório inferior. O vírus possui uma enxima na sua superfície que vai interagir com as células do hospedeiro, é uma enzima chamada NEUROAMINASE,a saída do vírus precisa dessa enxima, ao sair provoca a lise
FARMACOS USADOS PARA INFLUENZA 
1 – OLSETAMIVIR - TAMIFLU
- Age na etapa final, ele INIBE A AÇÃO DA NEUROAMINASE TIPO A, logo não vai ter lise.
2 – AMANTADINA 
Temação no núcleo
No núcleo tem o dna do hospedeiro e o dna do vírus que entrou. É um análogo de adenina e evita que o dna do vírus se ligue ao dna do hospedeiro.

Continue navegando