Buscar

Odontopediatria- Estudo das dentições.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ODONTOPEDIATRIA - AULA 09.08 
Estudo das dentições
1. COMPLETE:
 Os cornos pulpares MESIAIS são mais altos nos molares decíduos.
A ponte de esmalte presente na superfície oclusal dos 1ºs. molares decíduos inferiores denomina-se CRISTA TRANSVERSA . É A CRISTA DA CÚSPIDE MV COM A CRISTA CENTRAL DA CÚSPIDE ML.
A ponte de esmalte presente na superfície oclusal dos 2ºs. molares decíduos superiores denomina-se CRISTA OBLÍQUA.
O detalhe anatômico presente no ângulo triedro MESIOVESTÍBULO CERVICAL dos molares decíduos denomina-se TUBÉRCULO DE ZUCKERKANDL
2. Os cornos pulpares MESIAIS são mais altos nos molares decíduos. 
DIANTE DESSA CARACTERÍSTICA ANATÔMICA, QUAL O CUIDADO CLÍNICO QUE VOCÊ DEVE ADOTAR? EVITAR EXPOR OS CORNOS MESIAIS POR SERREM MAIS PROEMINENTES.
3. QUAL O FORMATO DA RIZÓLISE DOS DENTES ANTERIORES DECÍDUOS E QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA CARACTERÍSTICA ANATÔMICA NO ATENDIMENTO CLÍNICO?
OCORRE NA FORMA DE BISEL (SENTIDO VESTIBULO LINGUAL). REALIZAR A ODONTOMETRIA RECUANDO A LIMA 1MM DO ÁPICE E CUIDAR AO FAZER A EXODONTIA, FORMA UMA "CASCA DE OVO", RAIZ MUITO FINA, NAO REALIZAR A LUXAÇÃO VESTIBULO LINGUAL, CORRE O RISCO DE QUEBRAR, FAZER SÓ A ROTAÇÃO DO DENTE.
4. ONDE OCORRE A RIZÓLISE DOS DENTES POSTERIORES DECÍDUOS E QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA CARACTERÍSTICA ANATÔMICA NO ATENDIMENTO CLÍNICO?
A RISÓLISE COMEÇA NO MEIO DA RAIZ. CUIDAR AO REALIZAR A ENDODONTIA E INVADIR O TECIDO E O PERMANENTE QUE ESTÁ EM FORMAÇÃO.
5. QUAL A CARACTERÍSTICA DA MANDÍBULA DO RECÉM – NASCIDO? EXPLIQUE O PORQUÊ DESSA CARACTERÍSTICA, SE ELA SE MODIFICA E JUSTIFIQUE.
O BEBÊ NASCE COM A MANDÍBULA É RETRUIDA EM RELAÇÃO À MAXILA. AFIM DE ENCAIXAR A CABEÇA NA HORA DO PARTO. A MANDIBULA SE MODIFICA COM O MOVIMENTO DE SUCÇÃO PELA AMAMENTAÇÃO. 
6. QUANDO INICIA A RIZÓLISE E QUAL A IMPORTÂNCIA CLÍNICA DESSA INFORMAÇÃO?
INICIA EM MÉDIA 3 A 4 ANOS ANTES DO DENTE ESFOLIAR ( CAIR). 
7. QUAL A SEQUÊNCIA DE IRRUPÇÃO DOS DENTES DECÍDUOS?
ICI - ICS - 1MI- 1MS- CI- CS- 2MI- 2MS 
8. O QUE É MAIS IMPORTANTE, A SEQUÊNCIA OU A CRONOLOGIA DE IRRUPÇÃO? JUSTIFIQUE.
A SEQUÊNCIA. POIS A IRRUPÇÃO É UM PROCESSO BIOLÓGICO, DIFERE DE CADA CRIANÇA, PODE TER VARIAÇÕES NA CRONOLOGIA. 
9. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA ATM DO RECÉM – NASCIDO, QUANDO INICIA A REMODELAÇÃO DA ATM E POR QUE OCORRE?
O CONDILO É ACHATADO, A FOSSA MANDIBULAR É RASA AFIM DE AUXILIAR NA AMAMENTAÇÃO (TOSCO). A REMODELAÇÃO DA ATM É CONTINUA E INICIA AOS 6 MESES DE IDADE (QUANDO IRROMPE OS 2 INCISIVOS) PODE IR ATÉ OS 20 ANOS DE IDADE. A MORDIDA NESSA FASE É CARACTERIZADA POR UMA SOBREMORDIDA PROFUNDA/SOBRESSALIENCIA (NÃO TEM MOLARES ATRÁS), COMO RESPOSTA DO SISTEMA NEUROMUSCULAR, A ATM SE REMODELA E O CONDILO SE MOVIMENTA EM UMA POSIÇÃO MAIS ALTA. A REMODELAÇÃO OCORRE DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DA DENTIÇÃO DECÍDUA E PERMANENTE.
O IRROMPIMENTO DOS MOLARES AUMENTA A DIMENSÃO VERTICAL E DIMINUI A SOBREMORDIDA.
10. COMO SE DENOMINAM OS DIASTEMAS MAIS IMPORTANTES DA DENTIÇÃO DECÍDUA? ONDE SE LOCALIZAM?
ESPAÇOS PRIMATAS. NA MAXILA, ENTRE O INCISIVO LATERAL E O CANINO. NA MANDIBULA, ENTRE O CANINO E O PRIMEIRO MOLAR.
11. QUAL A RELAÇÃO NORMAL DE CANINOS NA DENTIÇÃO DECÍDUA?
OS CANINOS ESTABELECEM A LATERALIDADE DA MANDÍBULA. CLASSE 1 (QUANDO O CANINO DECÍDUO SUPERIOR IRROMPE SOBRE O ESPAÇO PRIMATA DA ARCADA ANTAGONISTA). 
12. CITE A MÉDIA DE IDADE DE IRRUPÇÃO DE TODOS OS DENTES DECÍDUOS.
INICIAM EM MÉDIA AOS 6 MESES DE IDADE E TERMINAM AOS 30 MESES.
13. CITE CINCO FATORES QUE JUSTIFICAM A IMPORTÂNCIA DOS DENTES DECÍDUOS.
PREPAÇÃO MECÂNICA DO ALIMENTO, MANTER ESPAÇO PARA OS PERMANENTES, ESTIMULAR O CRESCIMENTO DOS MAXILARES, FONAÇÃO E ESTÉTICA.
14. BUSQUE NA LITERATURA RECOMENDADA DEZOITO (18) CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM A DENTIÇÃO DECÍDUA DA PERMANENTE.
NÚMERO DE DENTES, GRUPOS DENTÁRIOS, COMPRIMENTO DESIGUAL DOS ARCOS, DESCONTINUIDADE DO ARCO, TAMANHO DA SÉRIE MOLAR... 
DECÍDUOS: ESMALTE TEM COLORAÇÃO BRANCA MAIS CLARA E OPACIDADE MAIOR; ESMALTE É MAIS PERMEÁVEL E MAIS FACILMENTE DESGASTADO; PRISMA DE ESMALTE NA PORÇÃO CERVICAL INCLINA-SE OCLUSALMENTE; ESMALTE É MAIS FINO (0,5 A 1MM); ESPESSURA DO ESMALTE IGUAL EM TODAS AS FACES DA COROA; RAÍZES SÃO MENORES, MAIS DELGADAS E MAIS CLARAS; RAÍZES ANTRERIORES MAIORES EM PROPORÇÃO À COROA, MD MAIS ESTREITAS; RAÍZES POSTERIORES DIVERGENCIA MAIOR QUE A MEDIDA DE COROA; CAMARAS PULPARES MAIS AMPLAS, PROPORCIONAIS ÀS SUAS COROAS; CORNOS PULPARES SÃO MAIS ALTOS NOS MOLARES- MESIAIS; HÁ MENOS ESTRUTURA DENTAL PARA PROTEGER A POLPA; CANAL RADICULAR DELGADO; FACES PROXIMAIS DOS POSTERIORES SAO IRREGULARMENTE TRAPEZOIDAIS E A DOS ANTERIORES TRIANGULARES. TUBERCULO DE ZUCKERKANDL.
15. NO QUE DIZ RESPEITO À ANÁLISE DA DENTIÇÃO DECÍDUA COMO UM TODO, O QUE VOCÊ OBSERVA EM UMA VISTA VESTÍBULO – LINGUAL?
OS MOLARES DECÍDUOS SÃO MENORES DO QUE SEUS CORRESPONDENTES PERMANENTES. SUCESSORES DOS DECÍDUOS= PRÉ-MOLARES; CORRESPONDENTES DOS DECÍDUOS= PERMANENTES. OS DENTES DECIDUOS SAO MENORES EM TODAS AS DIMENSÕES QUANDO COMPARADOS AOS SEUS CORRESPONDENTES. 
16. SEGUNDO BAUME, COMO SÃO CLASSIFICADOS OS ARCOS DECÍDUOS? QUAL A IMPORTÂNCIA CLÍNICA DESSA CLASSIFICAÇÃO?
TIPO I (PRESENÇA DE DIASTEMA); TIPO II (AUSENCIA DE DIASTEMA); TIPO MISTO- RARO (PRESENÇA DE DIASTEMA NA ARCADA SUPERIOR E AUSENCIA NA ARCADA INFERIOR OU VICE-VERSA). NA DENTIÇÃO DECÍDUA É IMPORTANTE TER DIASTEMAS, ESPAÇOS BIOLÓGICOS (TIPO I DE BAUME) AFIM DE DAR ESPAÇOS PARA O IRROMPIMENTO DOS DENTES PERMANENTES. 
OS MOLARES DECÍDUOS SÃO MAIORES NO SENTIDO MESIODISTAL DO QUE OS PRÉ-MOLARES, ISSO EXPLICA O ESPAÇO LIVRE DE NANCE.
17. COMO PODE SER CLASSIFICADA A RELAÇÃO DISTAL DOS SEGUNDOS MOLARES DECÍDUOS E QUAL A IMPORTÂNCIA CLÍNICA DESSA CLASSIFICAÇÃO? 
RELAÇÃO DISTAL DOS SEGUNDOS MOLARES DECÍDUOS É FUNDAMENTAL PARA A OCLUSÃ DOS PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES. PODE SER CLASSIFICAÇÃO COMO PLANO TERMINAL RETO (FAVORÁVEL, FECHA EM CLASSE I- CUSPIDE MV OCLUI NO SULCO DV DO INFERIOR), DEGRAU MESIAL PARA A MANDÍBULA (TB É FAVORÁVEL PARA CLASSE I), DEGRAU DISTAL PARA A MANDÍBULA (DESFAVORÁVEL - VIRA CLASSE II). 
18. NO QUE DIZ RE SPEITO À ANÁLISE DA DENTIÇÃO DECÍDUA COMO UM TODO, O QUE VOCÊ OBSERVA EM UMA VISTA ANTERO - POSTERIOR?
OS DECÍDUOS ESTÃO IMPLANTADOS/ IRROMPEM VERTICALMENTE NA BASE ÓSSEA, NÃO TEM CURVA DE SPEE. AOS 3 ANOS DE IDADE (QUANDO A DENTIÇÃO DECÍDUA ESTÁ COMPLETA) O PLANO OCLUSA E INCISAL ESTÁ NO NÍVEL DA ATM, QUANDO FOR ANESTESIAR A CRIANÇA DIRECIONA A AGULHA PARA BAIXO. 
NA VISTA ANTERO - POSTERIOR OCORRE PARALELISMO NO LONGO EIXO DOS DENTES PERPENDICULAR COM A SUPERFICIE OCLUSAL, ISSO QUER DIZER QUE NAO TEM A CURVA DE HUDSON (PERMANENTES).
19. QUAIS AS FORMAS DE ARCOS DENTÁRIOS DECÍDUOS QUE PODEM OCORRER?
CÔNICO (TIPO A - ARCO SEM DIASTEMAS); TRAPEZOIDAL ( B TIPO I - COM DIASTEMAS); OVAL (C TIPO I - COM DIASTEMAS)
20. QUAIS OS TRÊS TIPOS DE CRESCIMENTO QUE OCORREM NA FASE DE DENTIÇÃO DECÍDUA?
CRESCIMENTO NA MAXILA (ALTURA- VERTICAL; POSTERIOR DAS BASES ÓSSEAS; ANTEROPOSTERIOR E LATERALIDADE - TRANSVERSAL) E NA MANDÍBULA (ALTURA- VERTICAL; POSTERIOR DAS BASES ÓSSEAS; ANTEROPOSTERIOR E LATERALIDADE - TRANSVERSAL).

Continue navegando