Buscar

Desafio colaborativo Química Analítica Quantitativa - 20202 A



Continue navegando


Prévia do material em texto

1. Supondo que um químico recebeu uma série de amostras de gasolina para analisar o teor de álcool presente, quais análises instrumentais poderiam ser usadas para fazer o teste? 
Para se fazer uma boa análise do combustível muitas das vezes é necessário o uso de instrumentos analíticos que estão disponíveis em laboratórios de análises químicas como a cromatografia gasosa e espectroscopia.
Cromatógrafo: esse equipamento é capaz de separar diversos componentes de uma amostra. Nesse equipamento é colocada a amostra sob pressão pela presença de gás nitrogênio para percorrer uma coluna metálica contendo material adsorvente, assim os compostos voláteis e menos pesados passam pela coluna primeiro, sendo detectados por um detectador de ionização de chama ( a medição de íon por unidade de tempo, faz deste um instrumento sensível à massa).
Espectrômetro de massas: é um instrumento que detecta e identifica moléculas de interesses por meio da medição da sua massa e da caracterização de sua estrutura química. 
2. Poderia ser realizado alguma análise clássica? 
R: Sim, através de um teste bastante simples que pode ser realizado, chamado " teste de proveta"
Para a realização do teste necessitamos de alguns materiais específicos e substancias:
· Uma proveta de 100 ml, que esteja limpa, seca, desengordurada e com tampa.
· 50 ml da gasolina que deseja analisar se houver adulteração.
· 50 ml de solução de cloreto de sódio ( NaCI) na concentração de 10% p/v, isto é, 100 g de sal para cada 1 litro de água, muita das vezes, utiliza-se apenas água, mas o indicado pela ANP é com a solução aquosa de cloreto de sódio.
3. Para determinar o teor quantitativo, o que poderia ser feito? 
R: Após a substância descansar por 15 minutos, notaremos que a água irá retirar o álcool que estava misturado com a gasolina, isso ocorre porque o etanol ( álcool) possui uma parte polar e apolar, ou seja, o etanol possui a propriedade de ser infinitamente solúvel em água e, ao mesmo tempo, ser solúvel na gasolina, sendo que a gasolina e água não se misturam. Isso ocorre por que a água é polar e o etanol também possui ligações polares em suas moléculas, por outro lado, a gasolina é apolar, sendo que o etanol também possui ligações apolares em suas moléculas. Como a água é mais densa, ela ficará na parte inferior da proveta, e a gasolina na parte superior.
Para sabermos a quantidade de etanol que tinha na gasolina que esteja dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei 1º da Lei nº 8.176,de 8 de fevereiro de 1991, basta ver quanto de álcool foi retirado da gasolina, por exemplo: depois que as camadas se separaram, o volume da fase aquosa passou de 50 ml para 60 ml, e a gasolina ficou para 40 ml, assim teremos 10 ml do álcool que foi extraído da gasolina. Baseado nisso, faz-se a seguinte conta para saber a porcentagem:
50ml---100%
10ml---x
50 x = 10 . 100%
x = 1000% / 50  x = 20%
Essa gasolina não está dentro dos limites (* 25%)
4. No Brasil qual o percentual máximo de etanol que é permitido ser diluído na gasolina é de 25%, porém em alguns locais se comercializa gasolina “adulterada” que são aquelas que estão com um percentual acima do permitido, ou que estão com outros tipos de contaminantes, como seria possível descobrir se existe mais materiais além do etanol na mistura? 
R: Para saber se existe mais matérias além do etanol na mistura, pode-se utilizar o espectrômetro de massas, acoplado com cromatógrafo, é analisado pelo espectrômetro de massas, assim pode-se conferir a identidade de cada substâncias. Na cromatografia é possível identificar se a gasolina foi adulterada e quais outras substâncias foram acrescentadas.
5. Quais vidrarias seriam necessárias para o teste? 
R: Proveta, bastão de vidro, béquer, cromatógrafo e espectrofotômetro de massas.
Referências:
Gasolina. Disponível em:<https://www.infoescola.com/química/gasolina/> Acesso em: 26 de set de 2020.
Determinação do teor de álcool na gasolina. Disponível em:<https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/determinacao-teor-alcool-na-gasolina.htm> Acesso em: 17 de set de 2020.
Experimento para determinar o teor de álcool na gasolina. Disponível em:<https://www.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/experimento-para-determinar-teor-alcool-na-gasolina.htm> Acesso em: 17 de set de 2020.
Para gasolinas com grande quantidade de heptanos em sua composição, considera-se este um combustível de baixa qualidade, já as gasolinas que possuem alto índice de isoctano são considerados combustíveis de alta qualidade e poder de combustão. A octanagem é uma grandeza que está diretamente relacionada à qualidade da gasolina no que se refere ao desempenho do combustível no motor. Uma gasolina com alto índice de octanagem possui melhor rendimento pois a combustão ocorre no momento adequado, já numa gasolina com baixo índice de octanagem a combustão ocorre antes da faísca gerada pelo motor, reduzindo o rendimento do combustível.
A adulteração dos combustíveis ocorre quando se adiciona qualquer substância diferente daquelas que já existem no produto, sendo de menor custo ou de qualidade inferior que não estejam regulamentadas. Esse tipo de fraude é realizado em postos de combustíveis que desejam obter uma maior margem de lucro, uma vez que, ao diluir a gasolina ou etanol com produtos mais baratos, é possível vender mais por menor custo de matéria prima. Por isso devemos ter cuidado onde abastecemos nossos veículos e caso seja comprovado a adulteração, entrar em contato com o Procon e com a ANP para que o local seja fiscalizado.
Análise de Combustível: Porque é importante? Disponível em:<https://www.atomjr.com.br/post/an%C3%A1lise-de-combust%C3%ADvel-porque-%C3%A9-importante?gclid=Cj0KCQjwzbv7BRDIARIsAM-A6-0lTNjkRv1hFNmRVzAV4jVqphwRXLQJpAnKfo0t1zm43tGdITro8G4aAtkYEALw_wcB Acesso em: 26 de set de 2020.
Sem equipamento próprio nem sempre é possível ter certeza se determinada gasolina está dentro dos padrões estabelecidos pela ANP. A fraude tem atingido grande nível de sofisticação. A presença de compostos danosos ao motor nem sempre pode ser evidenciada por análise visual.
Porém, alguns cuidados básicos podem ser tomados. Uma fraude comum é se adicionar álcool etílico anidro em quantidade superior ao especificado (atualmente 25% em volume. Admite-se uma tolerância de 1 % para mais ou para menos). Como o álcool é mais barato que a gasolina alguns postos desonestos têm efetuado esta prática. O teste de determinação do teor alcoólico é um teste simples que o posto revendedor tem obrigação, se solicitado, de efetuar na frente do usuário.
Tudo sobre gasolina. Disponível em:< https://www.grupocultivar.com.br/artigos/tudo-sobre-gasolina> Acesso em: 26 de set de 2020.