Buscar

Estudo Transversal IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Odair Jose Figueiredo Pantoja (1367555)
	Disciplina:
	Estudo Transversal IV (17602)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:661415) ( peso.:10,00)
	Prova Objetiva:
	30511130
Parte superior do formulário
	1.
	No decorrer da evolução humana, aspectos específicos foram sendo estudados buscando compreender o mistério de como o ser humano funciona. Um dos focos das pesquisas nessa área foi a inteligência e suas divisões. Considerando os tipos de inteligência, assinale a alternativa CORRETA que conceitua o que é Inteligência Global:
	
	a) É a inteligência relacionada com as capacidades motoras do indivíduo.
	
	b) É a inteligência resultante da junção de dimensões intelectuais e emocionais.
	
	c) É a inteligência que busca entender como o mundo é influenciado pela globalização.
	
	d) É a inteligência formada pelo conhecimento comum existente entre todos os países do mundo.
	 
	 
	2.
	As pessoas que desenvolvem sua inteligência emocional são capazes de comandar e coordenar suas emoções. Além de ampliar as chances no mercado de trabalho, as pessoas que são mais hábeis no comando das suas emoções desfrutam de melhor qualidade de vida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que expressa os benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional:
	
	a) Capacidade de dialogar com o outro; ter maior apreço pelo conhecimento; saber lidar com as angústias e o sofrimento.
	
	b) Ter um melhor relacionamento consigo mesmo; saber conduzir adequadamente uma negociação; enfrentar circunstâncias adversas; saber se portar diante dos relacionamentos interpessoais; conquistar objetivos e sonhos.
	
	c) Saber se portar diante das dificuldades do cotidiano; ter melhores chances no mercado de trabalho; ter maior conhecimento sobre o comportamento das pessoas em sociedade.
	
	d) Ter maior possibilidade de ganhar prestígio e status social.
	3.
	Não somente de ideias vive uma pessoa. As emoções são parte significativa do que é ser humano. E muito do sucesso obtido nos mais diversos âmbitos (pessoal, profissional, estudantil, entre outros) se deve à conseguir lidar com essas emoções. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com treinamento mental constante, é possível dominar completamente as emoções, a partir do momento que surgem até seu desfecho.
(    ) Quando somos repentinamente afetados por uma emoção, não conseguimos antever o que pode acontecer, reduzindo assim nosso poderio sobre ela.
(    ) O autoconhecimento, a percepção e o entendimento das próprias emoções, ânimos e ponderações são qualidades que definem as pessoas que possuem a intrínseca inteligência emocional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F.
	
	b) V - F - V.
	
	c) F - V - V.
	
	d) V - V - F.
	4.
	As competências pessoais definem a maneira pela qual uma pessoa se conecta com suas emoções e sentimentos individuais e sobre como ela estabelece relações com o que sente. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três pressupostos das competências pessoais:
	
	a) Consciência de si; autoestima e motivação.
	
	b) Autorregulação; empatia e respeito.
	
	c) Consciência de si; autorregulação e motivação.
	
	d) Amor próprio; determinação e coragem.
	5.
	No ano de 1995, o professor e psicólogo Daniel Goleman publicou o livro intitulado Inteligência Emocional. Entretanto, ele não foi o pioneiro a pesquisar sobre essa temática. Em 1990, na primeira vez que utilizaram o termo "Inteligência Emocional", Peter Salovey e John Mayer partiam dos estudos do psicólogo Howard Gardner acerca das "Inteligências Múltiplas", com o intuito de questionar a supremacia da inteligência cognitiva nas pesquisas sobre inteligência. Sobre a supremacia da inteligência cognitiva, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Até os estudos de Daniel Goleman, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
	
	b) Até os estudos de Peter Salovey e John Mayer, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
	
	c) O psicólogo israelita Reuvem Baron, em 1985, foi o pesquisador que criou a denominação "quociente emocional", questionando a supremacia da inteligência cognitiva.
	
	d) Até 1985, com os estudos de Peter Salovey e John Mayer, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
	6.
	Na essência, Inteligência Emocional é a autoconsciência de si e a empatia com o outro. Além disso, é importante saber que as emoções são divididas em emoções básicas e emoções que correspondem a essas famílias básicas. Sobre essa diferenciação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Surpresa.
II- Nojo.
III- Vergonha.
(    ) Remorso, humilhação, arrependimento, mortificação e contrição.
(    ) Antipatia, aversão, repugnância, repulsa.
(    ) Choque, espanto, pasmo, maravilha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - III.
	
	b) III - II - I.
	
	c) III - I - II.
	
	d) II - III - I.
	7.
	A inteligência emocional está relacionada à capacidade humana de realizar a gestão das emoções, ou seja, adaptar-se às circunstâncias que emergem no cotidiano. Razão e emoção devem caminhar juntas para que haja evolução na capacidade de manejar as emoções de modo eficiente. No entanto, o que aconteceria se o indivíduo abrisse mão da regulação da razão e se guiasse apenas pelos impulsos emocionais? Diante da provocação apresentada, assinale a alternativa CORRETA que expressa exemplos de desregramento emocional:
	
	a) Aumento de peso; risco de prejudicar a saúde física e psíquica; aumento da capacidade de julgar; dificuldade de socializar e de conviver com outras pessoas.
	
	b) Término de relacionamentos afetivos; prejuízos financeiros; contágios de doenças; desistência de sonhos ou objetivos; dificuldades para conseguir se inserir no ambiente de trabalho ou manter-se nele.
	
	c) Aumento da autoestima; baixa concentração nas atividades laborais; perda da capacidade de julgar; dificuldade de se inserir em ambientes formais e de trabalho.
	
	d) Baixa motivação para viver; enriquecimento ilícito; perda da capacidade de julgar; adesão a jogos de azar; risco de cometer suicídio; aumento da capacidade de inserção no mercado de trabalho.
	8.
	Algumas emoções nos acometem de modo totalmente inesperado, em situações que não esperamos. Em alguns momentos, nos deparamos com situações que ficamos sem saber como reagir, ou agimos por impulso em resposta a elas. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função do sistema límbico:
	
	a) O sistema límbico atua com base nas lembranças e impressões guardadas em nossas memórias emocionais, organizando e administrando as ações desencadeadas pelas emoções.
	
	b) O sistema límbico assume o controle antes que a parte do cérebro pensante (neocórtex) tenha tomado consciência de nossa emoção (sentimento) e tenha elaborado uma decisão.
	
	c) O sistema límbico é responsável pelas decisões precipitadas que tomamos. Ele atua com base nas lembranças e impressões guardadas em nossas memórias emocionais, fazendo a mesma função de neocórtex.
	
	d) O sistema líbico são todas as regiões cerebrais responsáveis pela coordenação de distintas informações obtidas pelas vias sensitivas e sensoriais do corpo humano. É o núcleo do planejamento de ações.
	9.
	Sabe-se que parte do corpo humano possui funções específicas que controlam e permitem o nosso bom funcionamento. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a parte cujas bases neurais estão associadas às emoções:
	
	a) Sistema nervoso central.
	
	b) Sistemalímbico.
	
	c) Sistema nervoso periférico.
	
	d) Sistema linfático.
	10.
	Sabe-se que a inteligência não é uma habilidade de teor exclusivamente cognitivo, isto é, intelectual/mental. Portanto, não basta o indivíduo se destacar em habilidades e competências intelectuais e não conseguir controlar as próprias emoções. Sobre o uso da inteligência emocional no desenvolvimento profissional do indivíduo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As pessoas que investem no desenvolvimento de sua inteligência emocional dificilmente terão sucesso na sua vida profissional.
	
	b) As pessoas que investem no desenvolvimento de sua inteligência emocional não apresentam um diferencial, e têm poucas chances de empregabilidade.
	
	c) Ser emocionalmente inteligente não é vantagem para o desenvolvimento profissional do indivíduo.
	
	d) O uso da inteligência emocional possibilita que o indivíduo anteveja seu futuro desempenho profissional. Por isso, as empresas têm procurado analisar as habilidades cognitivas, comportamentais e emocionais, antes de efetuar a contratação de profissionais.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Outros materiais