Buscar

tecido conjuntivo

Prévia do material em texto

Maria Clara Wagner - MED 101-
1
Histologia -Thaís-
Tecido conjuntivo
Tecido conjuntivo propriamente dito é dividido é dois:
· Frouxo 
· Denso 
· Modelado
· Não modelado
Tecido conjuntivo de suporte:
· Tecido ósseo: rígido devido a elementos calcificados
· Tecido cartilaginoso
Tecido conjuntivo de propriedades especiais:
· Adiposo
· Mucoso
· Elástico
· Reticular
· Hematopoiético 
Todos os tecidos tem origem no mesoderma, que se diferencia em células mesenquimas, depois em mesenquima e este dará as diferentes células do tecido conjuntivo.
Os tecidos têm grupos diferentes de componentes:
· Célula
· Matriz extracelular: substancia fundamental + fibras
· Substância fundamental: glicosaminoglicanos e proteoglicanos- consistência liquida
· Glicoptn de adesão: une a substancia fundamental às células e às fibras
· Agrecana e ácido hialurônico: estado gel a matriz extracelular
Glicosaminoglicanos são carboidratos, proteoglicanos são os glicosaminoglicanos ligados a um eixo proteico através das glicoptn de adesão. As glicoptn são hidratos de carbono ligados a ptn, podem estar soltas ou na membrana das células que compõe o tecido conjuntivo.
O ácido hialurônico é o único glicosaminoglicano que não tem sulfato. Quem forma os proteoglicanos são os sulfatados com glicoptn de adesão. 
Integrina é uma glicoptn de adesão já que faz ligação célula-lâmina basal.
Glicoptns de adesão principais:
· Fibronectina: conecta as fibras a substancia fundamental, as fibras às células
· Condronectina: liga o tecido cartilaginoso tanto às células cartilaginosas quanto a matriz
· Osteonectina: tecido ósseo
· Laminina: responsável por unir a célula epitelial ao conjuntivo
Fibras
· Elásticas: se deforma volta ao seu estado inicial. Um eixo de elastina com microfilamentos. Parecem com miojo. Encontrado em paredes de grandes vasos.
· Colágenas: fibras de tensão, resistência, rígida, tração. Tem varias subunidades proteicas chamadas de topocolágeno.
· Reticulares: fibra fina, maleável, forma um arcabouço estrutural para os órgãos reticulares (fígado, baço), também formadas de topocolágeno, colágeno tipo III. Molde para o ajuste de células nos órgãos reticulares
A substância fundamental vai variar o tipo de componente que irá encontrar na substancia fundamental de um tecido especifico.
Tecido conjuntivo propriamente dito: (preenche partes do corpo)
· Frouxo: menos denso, menos fibras, tem mais células.
· Denso: menos células, mais denso, mais fibras.
· Não modelado: fibras principalmente colágenas, mas também têm reticulares e elásticas. Espaço entre os núcleos é grande.
· Denso modelado: grande quantidade de fibras colágenas, mesma composição do não modelado. Diferente porque a força aplicada em uma direção faz com que as fibras se alinhem. Ex: tendão. Espaço entre núcleos é grande.
Tecido conjuntivo de propriedades especiais: 
· Tecido reticular
· Tecido adiposo: variante do conjuntivo frouxo, síntese e armazenamento de triglicerídeos.
· Unilocular: grande e única gotícula de lipídeo na célula adiposa, núcleo e organelas na região periférica, o que trona o núcleo achatado/comprimido. A gordura é retirada da célula para a preparação da célula adiposa, logo se vê um grande vazio. Forma a camada subcutânea. Tecido adiposo branco.
· Multilocular: várias vesículas contendo gordura no citoplasma, núcleo na região usual e organelas também, porem há vários grânulos de gordura. Tecido adiposo pardo/marrom.
Células se dividem em:
· Fixas: ficam no conjuntivo, nascem, crescem e morrem no conjuntivo. Algumas não nascem apenas crescem e morrem. 
· Fibroblastos
· Células adiposas
· Pericitos
· Mastócito
· Macrófago
· Transitória: célula temporariamente no tecido.
· Plasmócitos
· Linfócitos
· Neutrófilos
· Eosinófilos
· Basófilos
· Monócitos
· Macrófagos
Macrófago é formado por monócitos e chega ao tecido se diferencia em macrófagos. Célula de kupffer, encontrado no fígado, é fixo. Células específicas de órgãos geralmente são fixas. Função de fagocitar e apresentam antígenos.
Fixas:
· Fibroblastos: síntese de matriz extracelular, formato fusiforme, origem mesenquimal. Podem se diferenciar em outras células que compõe esse conjuntivo, grande estrutura de secreção proteica, grânulos citoplasmáticos.
· Miofibroblasto: tem actina e misona, tem capacidade de contração e secreta matriz extracelular e ainda se diferenciar em outras células, importante na lesão de tecidos, pois faz a aproximação dos bordos da ferida para fechá-la.
· Pericitos: origem mesenquimal, células que estão ao redor dos vasos sanguíneos, ajudam a contrair os vasos, origem conjuntiva com miosina e actina na composição, por isso ajudam no bombeamento do sangue contraindo os vasos. Formato arredondado com vários prolongamentos citoplasmáticos. Diferenciam-se tanto em células epiteliais de revestimento do vaso quanto em células musculares lisas e ajudam a refazer a parede do vaso caso aconteça uma lesão.
· Adiposo: unilocular e multilocular.
· Mastócito: célula com origem na medula óssea. Media processos inflamatórios e reações de hipersensibilidade imediata, tem muitos grânulos citoplasmáticos. A membrana tem receptores para imunoglobulina E (IgE), esses mediadores no citoplasma tem substancias que atuam nessas reações. 
Funcionamento do mastócito:
Para atuar precisa ser sensibilizado previamente, ou seja, quando uma substancia é reconhecida como não própria. Logo precisa atacar/destruir, então o mastócito processou e apresentou essas sub para o linfócito B, esse linfócito B foi ativado para se diferenciar em célula b de memoria contra o estranho e plasmócito produtor de imunoglobulina contra o estranho (produziu vários anticorpos especificas para o estranho) esses anticorpos se ligam a membrana plasmática do mastócito (sensibilização do mastócito), ativa então a membrana do mastócito a liberar as vesículas contendo os mediadores primários que estavam armazenados no citoplasma, liberando grande quantidade de substancias que são pro-inflamatórias, substancia que atuam fazendo varias alterações no organismo que podem provocar um choque anafilático, um edema da laringe obstruindo a passagem de ar, dificuldade respiratória por brônquio espasmo, mas tudo isso dentro do contexto de uma hipersensibilidade aguda. Ao longo da reação uma molécula do estranho se ligar ao anticorpo e a membrana produz mediadores secundários fazendo com que o processo seja potencializado, prolongado se não intervir.
· Macrófagos: células grandes, realizam fagocitose, processa, apresenta e ativa as outras células (faz a ativação do linfócito B também).

Continue navegando