Buscar

Exercício História da Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
	
	
	
	 
	 1.
	Questão
	
	
	Pensador que procurou conciliar as perspectivas racional e empírica ao considerar o conhecimento institucionalizado, organizado nas disciplinas escolares, e seus respectivos conceitos, como sendo ferramentas úteis que, aplicadas a experiência do aluno, produziriam outras experiências cristalizadas em novos conceitos. Estamos falando de:
Dewey
	 2.
	Questão
	
	
	Piaget (1988) relatava que a denominada MATEMÁTICA MODERNA era fundamentada na simples transmissão de conhecimento e, por isso, já nascia fracassada. Piaget procurou diagnosticar as fases de transição de conhecimentos, envolvendo a passagem de um conteúdo mais simples para um conteúdo mais complexo. Essas fases de transição receberam o nome de estágios, os quais se baseavam na capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico. Qual ESTÁGIO que é também chamado de estágio da Inteligência Simbólica. A criança deste estágio não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
	
Pré-Operatório
	
	 3.
	Questão
	
	
	Com relação à teoria de Piaget acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem, assinale a opção correta.
		
	
	As estruturas mentais mantêm-se inalteradas com o passar da idade.
	
	As condições motivacionais não interferem no processo de ensino-aprendizagem.
	
	O desenvolvimento cognitivo não é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas diferenciadas.
	
	O equilíbrio progressivo entre assimilação e acomodação tende a impedir o desenvolvimento intelectual.
	 
	Assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceptual nas estruturas cognitivas prévias.
	
	
	 4.
	Questão
	
	
	A_____________________, foi descrita por Neugebauer como um dos documentos históricos mais notáveis da antiga Matemática Babilónica. A placa tem o nome da pessoa que a comprou, por volta de1923, a um outro senhor de nome Banks que vivia na Florida. Desconhece-se a forma como o Sr. Banks a adquiriu, pensa-se apenas que deverá ter sido descoberta em alguma escavação feita em Larsa na Mesopotâmia. O lado esquerdo da tábua encontra-se partido e desaparecido. A_____________________ contém quatro colunas de números com cabeçalhos de palavras no topo de cada uma das colunas. Qual a palavra que completa as duas lacunas deste texto de História da Matemática?
		
	Plimpton 322 
	
	 5.
	Questão
	
	
	Trivium significa o cruzamento e articulação de três ramos ou caminhos e o objetivo era o provimento de disciplina à mente, para encontrar expressão na linguagem, principalmente no estudo da matéria e do espírito. Dentro deste grupo estavam as seguintes disciplinas:
		
	Gramática, Lógica e Retórica
	
	 6.
	Questão
	
	
	A qual matemático grego é atribuída a descoberta de grandezas incomensuráveis (não-racionais).
	 
	
	 7.
	Questão
	
	
	O marquês de L'Hospital era um matemático amador, que se interessou profundamente pelo novo cálculo apresentado ao mundo intelectual por Leibniz em dois pequenos artigos, um de 1684 e o outro de 1686. Não tendo certeza de que conseguiria dominar o novo e fascinante ramo da matematica por si só, L'Hospital contratou, durante alguns meses dos anos 1691 e 1692 os serviços do jovem e brilhante matemático e físico suiço. "Utilizei livremente suas descobertas (je me suis servi sans façon de leur découvertes), de modo que lhes restituo abertamente tudo quanto desejem reivindicar como sendo de sua autoria".  Este jovem foi:
		
Johann Bernoulli
	 8.
	Questão
	
	
	Os pitagóricos estudavam à natureza dos números, e baseado nesta natureza criaram sua filosofia e modo de vida. A definição de números pares e ímpares de acordo com a concepção pitagórica pode ser descrita como:
I - Par é o número que pode ser dividido em duas partes iguais, sem que uma unidade fique no meio, e ímpar é aquele que não pode ser dividido em duas partes iguais, porque sempre há uma unidade no meio
Uma outra caracterização, mostra a preocupação com à natureza dos números:
II - Número par é aquele que tanto pode ser dividido em duas partes iguais como em partes desiguais, mas de forma tal que em nenhuma destas divisões haja uma mistura da natureza par com a natureza ímpar, nem da ímpar com a par. Isto tem uma única exceção, que é o princípio do par, o número 2, que não admite a divisão em partes desiguais, porque ele é formado por duas unidades e, se isto pode ser dito, do primeiro número par, 2.
	
	Ambas sentenças são verdadeiras.
	 9.
	Questão
	
	
	Com relação a ÁLGEBRA NA PERSPECTIVA HINDU, assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	No livro Homem que Calculava do indiano Malba Tahan, Beremiz Samir é o protagonista principal da história que, durante toda sua viagem o viajante Beremiz apresenta alguns desafios que se refere à resolução de problemas como: o problema dos 35 camelos, o problemas dos olhos azuis, o das pérolas do Rajá, o dos quatro quatros, os problemas de oitos pães e muitos outros, que foram selecionados pelos conhecimentos matemáticos, considerando ser sempre a melhor solução aos olhos de Allah.
	 
	Um dos matemáticos hindus mais famosos foi Al-Khwarizmi, considerado o Pai da Álgebra, foi um matemático e astrônomo que viveu no século IX. Al-Khwarizmi criou novas maneiras de solucionar problemas matemáticos. Um dos livros que ele escreveu explicava o sistema de soluções que hoje é chamado álgebra.
	
	O indiano Malba Tahan escreveu o livro Homem que Calculava, que narra as aventuras e proezas matemáticas do matemático persa, fictício, criado pelo autor, que retrata a vida de Beremiz Samir, personagem central de eventos que se desenrolam no século XIII.
	 
	Os HINDUS, além dos símbolos dos números, tiveram também o mérito genial de inventar o zero. Vários antropólogos procuraram explicar como pode ter surgido esta ideia do nada, tão importante para a Matemática.
	
	O livro Homem que Calculava do indiano Malba Tahan apresenta de forma romanceada alguns problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Em certa passagem narra, inclusive, uma das lendas da origem do jogo de xadrez. Ao longo da leitura também se vai conhecendo alguns costumes da cultura Islã.
	
	
	 10.
	Questão
	
	
	Quem é considerado o Pai da Geometria Analítica?
	
	
	Descartes
	
	
	
	
	
	
Hipasus Metapontum

Outros materiais