Buscar

Atividade avaliativa 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
	Dados do Componente Curricular
	Código e Nome: GCA247 – Laboratório de Operações Unitárias
	Docente(s) Responsável(is): Marcos M Rossi e Raphael Nascimento
	Período de execução do REO: até o dia 23/04/2021
ATIVIDADE AVALIATIVA 4 – 19/02/2021
1. De forma resumida, explique o processo de ultrafiltração e cite alguns exemplos de aplicação dessa operação na indústria de alimentos. (máximo de 2 páginas).
O processo de ultrafiltração trata-se da utilização do gradiente de pressão como força motriz onde membranas atuam como filtros em nível molecular, possibilitando o fracionamento dos compostos que constituem o fluido a ser filtrado. As membranas devem apresentar caraterísticas especificas conforme a separação desejada. A separação depende de propriedades como: a natureza química do material constituinte, existência ou não de poros e, em membranas porosas, o tamanho dos poros e sua distribuição. É um processo intermediário referente ao tamanho dos poros, separa tipicamente moléculas com massa molar entre 5000 a 500000 Daltons. Nesse faixa de grandeza incluem-se gorduras, emulsões, proteínas, polímeros, biomoléculas e coloides. Quando comparados aos diversos processos de separação convencionais utilizados industrialmente, a separação por membranas, se destaca devido ao baixo consumo energético.
A ultrafiltração é chamada dessa forma pois a membrana semipermeável possui poros de tamanho entre 1 a 100 nanômetros, enquanto que os limites de pressão empregados são de 1 a 10 bar.
Um exemplo de emprego dessa tecnologia é na produção de sucos clarificados, como por exemplo no suco de acerola. O emprego dessa técnica preserva as propriedades nutricionais e sensoriais da fruta e reduz as reações degradativas decorrentes da ação de enzimas constitutivas do próprio fruto. O processo então, através de membranas semipermeáveis filtra enzimas, gerando um retentado, e evita reações indesejadas no produto. Um ponto negativo, no entanto, é a grande massa de material gerada no processo.
		Outro exemplo do emprego da utilização dessa tecnologia é em laticínios, onde o processamento do leite visando a produção de queijo resulta num grande volume de soro, esse contém grande quantidade de proteínas que podem ser utilizadas para consumo humano. Dessa forma, o emprego de ultrafiltração no soro pode ser empregada para a obtenção de concentrados proteicos, os quais, dependendo da pureza, podem ser utilizados para a fabricação de produtos lácteos, embutidos, pães, chocolates, biscoitos e bebidas.

Outros materiais