Buscar

Contração músculo-esquelética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contração muscular
Na contração os filamentos de actina se sobrepõem completamente aos filamentos de miosina.
 Cada músculo é formado por conjunto de fibras circundadas por tecido conjuntivo e adiposo. As células do músculo esquelético também são chamadas de fibras musculares.
Observadas a microscopia, a fibras apresentam estrias claras e escuras. Durante a contração as estrias das fibras se aproximam e no relaxamento se afastam.
O sarcolema é a membrana delgada que reveste a fibra muscular esquelética, ou seja, é a membrana plasmática da fibra contendo muitas fibrilas colágenas delgadas.
No interior de cada célula muscular existem muitas fibrilas e estas contêm os sarcômeros que é formado por filamentos finos e grossos.
Sarcomero é o segmento da miofibrila (ou de toda a fibra muscular) situado entre dois discos Z sucessivos.
Miofibrilas são compostas por filamentos de actina e miosina. Os filamentos mais grossos são miosina e os filamentos mais finos são actina. As faixas claras só contém filamentos de actina e as faixas escuras miosina
A miosina é a principal proteína dos filamentos grossos da Banda A (anisotrópica). Ao longo de cada filamento grosso, existem pequenas projeções laterais que conectam os filamentos grossos aos finos.
Na Banda I (isotrópica) existem filamentos finos que se prendem a linha Z. A principal proteína desses filamentos é a actina. Os filamentos finos de cada lado da linha Z, adentram a banda A, onde os filamentos grossos de miosina se intercalam com os filamentos finos de actina.
Outro conjunto de proteínas encontrado nos filamentos finos do sarcômeros é o complexo troponina e tropomiosina. Esse complexo regula a interação entre os filamentos finos e grossos do sarcômero.
Durante a contração, os filamentos finos deslizam sobre os filamentos grossos. Ou seja, os filamentos de actina se sobrepõem completamente aos filamentos de miosina
Miosina: moléculas grandes em forma de bastão. Em uma de suas extremidades apresentam uma saliência globular (onde se liga à actina e onde ocorre a hidrólise do ATP). O restante da molécula é em forma de filamento.
Sequência de reações que permitem o deslizamento dos sarcômeros
No músculo relaxado, o ATP se liga a parte globular (cabeça) da miosina e antes de interagir com a actina, o ATP se hidrolisa formando ADP e Pi (fosfato inorgânico).
E, no músculo relaxado, o completo troponina-tropomiosina se interpõem entre miosina e actina, impedindo a ligação.
A contração muscular se inicia com a liberação de íons cálcio do retículo e a consequente elevação da concentração desse íon no sarcoplasma. Isso permite a ligação de cálcio ao complexo troponina que por sua vez promove o deslizamento de tropomiosina permitindo a interação entre a actina e a miosina.
Neste momento, há uma diminuição da afinidade da miosina pelo ADP e Pi, fazendo com que os dois produtos da hidrólise do ATP se dissociem do sítio catalítico da miosina. Simultaneamente, a cabeça da miosina se move e puxa o filamento de actina promovendo seu deslizamento sobre o filamento da miosina.
 Após completar o movimento, a cabeça da miosina fica fortemente presa a actina. Para que ocorra a dissociação, faz-se necessário que o ATP se ligue novamente a miosina, iniciando um novo ciclo. Caso não tenha ATP, a miosina fica fortemente liga a actina – rigor muscular – câimbra.
A despolarização do sarcolema, propaga-se do sarcolema até o interior da célula através do túbulo T, alcançando a junção entre túbulos T e cisternas terminais. Isso provoca a abertura dos canais de rianodina permitindo assim a saída do cálcio do reticulo para junção entre o retículo e o túbulo T e daí para o citoplasma, onde ativa as proteínas contráteis dando início a contração muscular.
Se a membrana não for mais despolarizada, o músculo relaxa e para isso, o cálcio que se acumulou no citoplasma é drenado de volta para o interior do retículo pela enzima cálcio ATPase. Ela usa ATP como fonte de energia.
Guyton & Hall. Tratado de Fisiologia Médica. Departamento de psicologia e biofísica da Universidade Medica de Mississipi. 12ed
Contração Muscular UFRJ. Departamento de bioquímica médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outros materiais