Buscar

Aap-3 Cartografia e Geoprocessamento Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap3 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
1 ) A melhora na resolução espectral das imagens obtidas pelos sensores remotos possibilitam várias aplicações, como por exemplo, nas áreas de levantamentos de recursos naturais e mapeamentos temáticos, monitoração ambiental, detecção de desastres naturais, desmatamentos florestais, previsões de safras, cadastramentos multifinalitários, cartografia de precisão, defesa e vigilância, entre outras. Existem diferentes tipos de sensores remotos, que podem ser classificados segundo a fonte de radiação e resolução espacial, sendo assim, analise as colunas apresentadas. 
	Coluna 1
	Coluna 2
	1. Sensores ativos
	A.  Transformam os dados coletados do alvo em produtos similares a fotografias.   
	2. Sensores passivos
	B.   Possuem fonte de energia própria, emitindo quantidades suficientes nos alvos para captar sua reflexão, como por exemplo, os radares.
	3. Sensores imagiadores
	C. Captam a energia emitida pelos próprios alvos, pois não possuem fonte própria de energia, utilizando fontes externas, como a energia emitida pelo sol. 
	4. Sensores não-imagiadores
	D.  Fornecem informações sobre o alvo em gráficos, tabelas, entre outros dados digitais.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.
Alternativas:
a) 1-B, 2-C, 3-A e 4-D. Alternativa assinalada
2) Alguns sensores são amplamente utilizadas na agricultura sendo que a faixa do vermelho e faixa do infravermelho próximo possui valores baixos e elevados de refletância, respectivamente, devido a características fisiológicas dos vegetais. Dessa forma, é possível determinar índices de vegetação indicando a saúde da planta.
Nesse contexto, esses sensores são do tipo
Alternativas:
a) passivos. Alternativa assinalada
3) O Sensoriamento Remoto é uma ciência que visa o desenvolvimento da obtenção de imagens da superfície terrestre por meio da detecção e medição quantitativa das respostas das interações da radiação eletromagnética com os materiais terrestres. Observe a figura apresentada.
Figura: Ondas eletromagnéticas. Fonte: < https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Electromagnetic_wave.png>.
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
(   ) Nessa representação das ondas eletromagnéticas, no eixo E temos a amplitude da força elétrica e no eixo B a amplitude da força magnética.
(   ) Para cada ciclo completo, denomina-se comprimento de onda, medido em metros, representado pela letra  (lambda) e no sentido do eixo z é representada a velocidade da onda. A frequência (f), medida em hertz, é definida pelo número de oscilações da onda, ou seja, quanto menor o comprimento de onda, maior a frequência. 
(   ) Todos os materiais, naturais ou artificiais, com temperatura superior a 0ºC podem emitir, refletir, transmitir ou absorver seletivamente radiação eletromagnética.  
(   ) O espectro eletromagnético consiste nas regiões espectrais da radiação eletromagnética conhecida que, devido a sua amplitude, quando não descritos como potências, por vezes o comprimento de onda é representado em micromêtros ou nanômetros ( m e n ) e as frequências em Megahertz ou Gigahertz (MHZ e GHZ).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
b) V – V – F – V. Alternativa assinalada
4) Os satélites orbitais por meio de orbitas circulares obtêm imagens periódicas de um mesmo local, com mesma resolução e escala dos pontos de observação e são utilizadas para diagnóstico e monitoramento de diversos elementos ambientais. Já os satélites estacionários estão sempre na mesma posição em relação a um ponto da superfície terrestre. Dessa forma esse tipo de satélite realizará sempre o mapeamento do mesmo local da superfície. São utilizados para obtenção de dados de variação meteorológica, em consequência de suas características que é cobertura de um único local da superfície  permitindo, portanto, realizar previsões do tempo de determinada região.
Nesse contexto, assinale a opção que apresenta somente satélites orbitais.
Alternativas:
d) Lansat 7, CBERS e IKONOS. Alternativa assinalada

Outros materiais