Buscar

ESTUDO DE CASO NOTA 1000

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – MÓDULO B FASE I
Em linhas gerais, a religião é o conjunto de princípios, ou seja, segmentos que unem seus seguidores em uma mesma comunidade com crenças em Deus (ou deuses) e na fé divina. Á religiosidade é a relação entre o indivíduo e a crença, sendo assim á religião permite que as pessoas vivem seus valores em uma cultura ou em seu entorno, além de oferecer um conhecimento maior dos valores étnicos que envolvem uma sociedade. No Estados Unidos, um país com varias religiões dentre elas iremos citar o Judaísmo e Islamismo. Judaísmo uma crença, sendo a mais antiga tradição religiosa do mundo que prega uma existência de um único Deus, essas tradições são conhecidas com o uso de objetos religiosos, costumes alimentares e culturais, para os judeus todos eles são descendentes diretos dos primeiros judeus; Abraão, Isaac e Jacó. O Islamismo, ou seja, muçulmanos com sua fé islâmica refere-se á Maomé, ele foi quem trouxe a profecia final, isto é, através dele Deus completou sua mensagem à humanidade onde se submetem a obediência ou ação de obedecer a Deus (Allah, em árabe).
No Brasil há uma diversidade de religiões e crenças que enriquecem a sociedade, com várias religiões diferentes no país, sendo fundamental respeitar as diferenças de cada uma destas religiões, sendo que cada umas delas há um objetivo principal, o qual vem sendo transmitir aspectos humanitários de respeito, princípios e valores, sendo assim na ambiente educacional deve sempre exigir atenção e esforços do corpo docente com o propósito de acabar com conflitos religiosos, usando a prática pedagógica, sendo ensinada com sensibilidade e respeitando o ser humano, e não sendo justificado o desrespeito em manifestações religiosas em nosso país.
Na cidade á qual eu moro, em Itinga do Maranhão, como tradição todos os anos acontece o grande festejo de Bom Jesus, padroeiro do município, com o objetivo de renovar o ser missionários dos fies, proporcionando momentos de alegria na vida familiar católica com participações, interações, partilha e diálogo com a comunidade, e também com o objetivo de utilizar os recursos arrecadados para dar a continuidade na construção da Igreja Matriz, como também atender as necessidades pastorais e sociais.
Portanto, podemos trabalhar de forma sucinta em sala de aula sobre diversidade religiosa, começando pela educação infantil, pois é na primeiro período que ocorre uma formação de personalidade, os quais são fundamentais para a constituição de uma mente futura, outra meio de trabalhar é com a comunidade, com os pais ou responsável e todo o corpo docente, assim colocando em discussão suas tradições que há atrás de cada religião, apresentando-lhes palestras, feiras de conhecimento, apresentação de objetos religiosos, peças teatrais e etc. Enfim através destes conhecimentos, não só as crianças, mas todos os demais vão formar um senso crítico, com empatia, aceitação de diferentes religiões, com respeito e igualdade.

Outros materiais