Buscar

Taylorismo e Fordismo: Sistemas de Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Maria Cecília Amorim		Sala: 2009 
Taylorismo
É um sistema de organização industrial criado pelo economista e engenheiro mecânico norte-americano Frederick Taylor, no fim do século XIX; este sistema também é conhecido como Administração Científica. Possui diversas características e dentre elas, a mais importante é a organização e divisão de trabalho dentro de uma empresa objetivando a obtenção máxima do rendimento e eficiência com o e mínimo tempo de e atividade.						Outras características que se destacam são:
· A divisão de tarefas dentro da empresa;
· Especialização do trabalhador;
· Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com suas aptidões;
· Análise dos processos produtivos dentro da empresa como objetivo de otimização do trabalho;
· Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde nos trabalhadores;
· Implantação de melhoria nas condições e ambientes de trabalho;
· Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade;
· Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo;
· Disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades;
· Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testados e planejados para eliminar o improviso.											Outra característica inovadora do taylorismo foi o sistema de bonificação. Quando um funcionário produzia mais em menos tempo de trabalho, era gratificado com prêmios que incentivavam a constante melhoria no trabalho.							O sistema foi visto com maus olhos pelos empresários, uma vez que reconstruir toda uma cultura de uma empresa demandava tempo e principalmente dinheiro, porém depois foi aceito pela quantidade de benefício que traz.
Fordismo
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóvel, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.
Objetivo do sistema:
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção, e exercia a mesma função pelo resto de sua carreira.
O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.

Continue navegando