Buscar

APX2 Política Pública de Turismo

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A discussão sobre ética vem dominando a agenda da sociedade contemporânea e transformando a vida política e social do mundo. A ética profissional baseia-se na abordagem que propõe a intervenção nos processos de trabalho de forma a tornar possível o exercício da profissão dentro de parâmetros que contemplem o interesse maior da sociedade.
A respeito do Código de Ética Mundial para o Turismo, julgue os itens a seguir.
I O código, elaborado por ministros do turismo de diversos países, baseia-se no entendimento de que os princípios são interdependentes e servem como parâmetros para ajustes de condutas daqueles que trabalham com o negócio turístico.
II Nesse código, com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, enfatiza-se o direito ao turismo e à liberdade de deslocamento turístico.
III De acordo com esse código, deve-se considerar o turismo como um meio privilegiado de desenvolvimento individual e coletivo.
IV Esse código enumera as obrigações dos agentes do desenvolvimento turístico bem como refere-se à qualidade da informação oferecida ao turista e à transparência dos contratos de turismo. 
Escolha uma opção:
Apenas os itens III e IV estão certos.
Todos os itens estão corretos
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens II, III e IV estão certos.
Apenas o item I está certo.
Feedback
A resposta correta é: Apenas os itens II, III e IV estão certos.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A avaliação política não presumi a efetiva apropriação dos benefícios gerados por parte da população, mas busca identificar o sucesso ou o fracasso de uma determinada intervenção social. Esse sucesso ou fracasso, logicamente, depende dos objetivos da política e das motivações do analista. Comumente, usam-se alguns modelos para avaliar as políticas que são definidos de acordo com a finalidade da avaliação. Quando feita de forma eficiente, a avaliação potencializa a melhora no processo de accountability aumentando a responsabilidade dos gestores públicos e o poder de controle da sociedade. A avaliação usando o processo de accountability pode não ter um resultado positivo apesar de disponibilizar informações e documentos sobre o resultado da aplicação da política.  
Entre os motivos expostos, qual(is) deles não seria(m) justificativa(s) para que o processo de accounabilty pudesse não obter resultados positivos? 
    
Os organismos de turismo que representam a sociedade civil organizada têm caráter consultivo com força para a tomada de decisão, assim, mesmo que parte da comunidade não entenda sobre a avaliação das políticas, como seus representantes eles avaliam em seu lugar
A população além do acesso à informação, precisa ter condições de interpretar e ler os dados divulgados e o contexto em que se insere a política para poder avaliá-la.
Os responsáveis pela gestão pública podem apresentar os dados de maneira falaciosa apresentando dados que não refletem o que realmente aconteceu pela forma com que foram publicizados
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Os organismos de turismo que representam a sociedade civil organizada têm caráter consultivo com força para a tomada de decisão, assim, mesmo que parte da comunidade não entenda sobre a avaliação das políticas, como seus representantes eles avaliam em seu lugar
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Em setembro de 2008, foi estabelecida a Lei Geral do Turismo (Lei nº 11.771/08) que define as normas sobre a Política Nacional de Turismo e delibera as atribuições do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico (BRASIL, 2008). Os programas e projetos futuros voltados ao setor teriam a Lei como base. Ela é considerada um marco regulatório para o setor turístico brasileiro por rever a legislação anterior e consolidar em um único documento a legislação referente ao turismo, determinar a legitimidade da Política Nacional de Turismo no Brasil, estabelecer os objetivos da Política, Plano e Sistema Nacional de Turismo e regulamentar a Política Nacional de Turismo na esfera do Congresso Nacional (antes era apenas realizada pela presidência da República). Em 2019, foi feita a proposta para alteração da Lei tendo como justificativa a necessidades de atualização da lei ao contexto da sociedade atual.  
Para mais informações consultar: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-08/atualizacao-das-leis-e-prioridade-para-o-setor-turistico. 
 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
O Plano Diretor deve ser articulado com as peças orçamentárias para que seja um instrumento da política de desenvolvimento e de expansão urbana e que tenha viabilidade financeira. Na Gestão Pública Municipal do Turismo existe instrumentos de regulação e planejamento que compõem o modelo integrado  (planejamento, orçamento e gestão). Eles devem atuar de forma articulada com vistas a uma gestão responsável e legal.  Os gestores públicos não respeitarem esta articulação podem cometer improbidade administrativa. Legalmente, os instrumentos alocativos são: Lei do Plano Plurianual (PPA); Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).       
I.      O PPA é peça de mais alta hierarquia dentre a tríade orçamentária, embora seja somente constituída de leis ordinárias, define o orçamento dos planos nacionais, regionais e setoriais, expressa a visão estratégica (4 anos) e tem como papel planejar.
O PPA é realizado por meio da LDO
II.     Pela norma que estabelece metas e prioridades para o exercício seguinte. Assim, a LDO tem como objetivo estabelecer um conjunto de instruções em termos e normas de forma e conteúdo para o próximo ano.  Delimitando o que é possível realizar e o planejamento tático (um ano) com o papel de orientar.  
Para que o PPA seja realizado e os recursos da LDO providos é preciso da LOA
III.  A LOA executa os programas, projetos e atividades com respectivas despesas públicas devem estar contidas no Orçamento (estimativas de gastos e receitas), fixa o planejamento operacional (um ano) e tem como papel executar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Pode consultar se tiver dúvidas além do material que foi disponibilizado: https://www.youtube.com/watch?v=u37F1fBwvEU&t=43s.
Todas as asserções são proposições falsas
A asserção I e II são proposições verdadeiras e a III é falsa
A asserção III é uma proposição verdadeira e a I e II são falsas
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II e III são falsas
Todas as asserções são proposições verdadeiras
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Todas as asserções são proposições verdadeiras
Questão 5
Parcialmente correto
Atingiu 0,80 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
O Estatuto da Cidade (EC) veio para disciplinar e reiterar figuras e institutos do Direito Urbanístico. Ele fornece um instrumental a ser usado em matéria urbanística visando o melhor ordenamento do espaço urbano, a observância da proteção ambiental e à busca de solução para problemas urbanos atuais. Tendo como objetivo direcionar os municípios a desenvolverem as funções sociais (funções de cidadania: educação, saúde, segurança e proteção e funções de gestão: prestação de serviços, planejamento, preservação do patrimônio cultural e natural e sustentabilidade urbana).
O EC apenas estabelece diretrizes, normas e fornece o instrumental urbanístico necessário, mas o documento que servirá de instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana do município é o Plano Diretor. Este, por sua vez, é um dos instrumentos territoriais da política de turismo em municípios turísticos.
Relacione os exemplos de ocorrências reais em municípios associadas as considerações feitas e que o plano diretor deve:
	Pautar no princípio das propriedades privadas terem função social (bem coletivo)e não são direitos invioláveis
	Resposta 1 
	Ter coerência em todas as suas partes.
	Resposta 2 
	Incluir estudos da capacidade de suporte da infraestrutura e serviços atuais e projetados para a decisão de aumento ou diminuição da ocupação urbana.
	Resposta 3 
	Elaborar estudos de impacto de vizinhança
	Resposta 4 
	Contemplar o turismo, quando existir e os Planos de Turismo a serem desenvolvidos em consonância com os Diretores.
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 2.
A resposta correta é: Pautar no princípio das propriedades privadas terem função social (bem coletivo) e não são direitos invioláveis → A Praia do Sono em Paraty (RJ), tem lutado para ter acesso a praia com um condomínio de luxo que impede o ir e vir dos moradores as suas casas., Ter coerência em todas as suas partes. → Mongaguá (SP) apesar das diretrizes a função social, reserva as melhores áreas da cidade, para uso residencial, estimulando a criação ou manutenção dos chamados “bairros de veraneio”., Incluir estudos da capacidade de suporte da infraestrutura e serviços atuais e projetados para a decisão de aumento ou diminuição da ocupação urbana. → Bonito (MS) tem todos seus atrativos com a capacidade de suporte de visitantes definidas no momento do licenciamento ambiental., Elaborar estudos de impacto de vizinhança → Caldas Novas (GO realiza um grande evento e o Ministério Público, pelos impactos que causou, solicitou estudos para sua continuidade ou não., Contemplar o turismo, quando existir e os Planos de Turismo a serem desenvolvidos em consonância com os Diretores. → Macaé (RJ), entre as suas diretrizes, está a de consolidar a política municipal de turismo pelo Plano revisado e aprovado pelo COMTUR e de acordo com o Plano Estadual.
A Praia do Sono em Paraty (RJ), tem lutado para ter acesso a praia com um condomínio de luxo que impede o ir e vir dos moradores as suas casas.
Macaé (RJ), entre as suas diretrizes, está a de consolidar a política municipal de turismo pelo Plano revisado e aprovado pelo COMTUR e de acordo com o Plano Estadual
Mongaguá (SP) apesar das diretrizes a função social, reserva as melhores áreas da cidade, para uso residencial, estimulando a criação ou manutenção dos chamados 
“
bairros de veraneio”.
Caldas Novas (GO realiza um grande evento e o Ministério Público, pelos impactos que causou, solicitou estudos para sua continuidade ou não.
Bonito (MS) tem todos seus atrativos com a capacidade de suporte de visitantes definidas no momento do licenciamento ambiental.

Continue navegando