Buscar

Execução por quantia certa pautada em título judicial (cumprimento de sentença)

Prévia do material em texto

Execução por quantia certa pautada em título judicial (cumprimento de sentença) 
1) Considerações iniciais 
Quando o devedor é condenado a pagar importância em dinheiro, a decisão dessa sentença não será realizada em processo autônomo de execução. A execução dessa decisão será realizada por meio de módulo executivo de processo sincrético. 
2) Dualidade de procedimentos 
Quando irá cobrar importância em dinheiro, terá 2 procedimentos: 
a) execução de título extrajudicial (824 e ss CPC) 
b) execução de título judicial ou cumprimento de sentença (523 e ss CPC). 
3) Estrutura do rito 
-> ação de cobrança de danos morais que tramitará pelo rito comum (318 e ss CPC). Réu será citado para audiência de conciliação e mediação. Depois, o réu terá 15 dias para apresentar a contestação e etc. Ao final de todo o procedimento, o juiz marca uma audiência de instrução e julgamento (358 a 368 CPC). 
-> imaginemos que o juiz tenha proferido uma sentença condenatória ao pagamento de importância em dinheiro. Situações que podem ocorrer: 
1º) credor NÃO requer a execução: juiz mandará arquivar os autos. A qualquer momento ele poderá ser desarquivado. 
2º) credor requer a execução: a mais comum na prática. Esse requerimento é uma petição de cumprimento de sentença que deve vir acompanhada de memória de atualização da dívida. Requerido o cumprimento de sentença, o juiz mandará intimar o executado (devedor) para pagamento da dívida. Essa intimação do devedor é feita, como regra, na pessoa do advogado do devedor. Intimado o executado, ele terá 15 dias para fazer o pagamento da dívida, sob pena de não fazendo incidir uma multa de 10% e incidência de honorários advocatícios também de 10%. A partir daqui, 2 situações podem ocorrer: 
a) executado faz o pagamento da dívida -> juiz proferirá uma sentença de extinção daquele módulo executivo, daquela fase executiva (922 e 925 CPC). 
b) executado não realiza o pagamento da dívida no prazo de 15 dias -> consequências: 
1º consequência: incidência de uma multa de 10% do valor que está sendo cobrado (523, §1º CPC). 
2º consequência: incidência de honorários advocatícios sucumbências também de 10%. 
3º consequência: depois de passado os 15 dias, começa a correr, imediatamente, mais 15 dias para que o devedor, querendo, apresente impugnação ao cumprimento de sentença. 
-> A partir daqui, 2 situações podem ocorrer: 
1º situação: devedor apresenta a sua defesa, impugnação do cumprimento de sentença. Juiz irá intimar o exequente para se manifestar. Na sequência, manifestado o exequente ou não, o juiz deverá proferir uma decisão sobre a impugnação. O juiz pode, por exemplo, acolher a defesa do devedor e extinguir o cumprimento de sentença (nesse caso, o juiz profere uma sentença -> cabe apelação). Mas o juiz também pode rejeitar a impugnação ao cumprimento de sentença (nesse caso, o juiz irá proferir uma decisão interlocutória -> cabe agravo de instrumento). 
2º situação: devedor não apresenta a impugnação ao cumprimento de sentença. Nesse caso, será expedido mandado de penhora e de avaliação. Nesse momento, a maioria dos magistrados determinam a penhora online. Tudo estudado de penhora, cabe aqui. Na sequência, terá a prática dos atos expropriatórios (825 CPC). Após, ocorrerá o prosseguimento da execução (ex: reavaliar um bem). 
4) Peculiaridades do procedimento 
4.1) Termo inicial para contagem do prazo de 15 dias 
*Se o devedor tem advogado nos autos => a partir da intimação do advogado pelo diário de justiça eletrônico -> Regra geral. 
*Se o devedor tiver tutelado pela defensoria pública OU se o cumprimento de sentença foi pedido 1 ano depois do transito em julgado OU se o executado não tiver advogado no processo (desde que não tenha sido revel e nem intimado por edital) => intimação do executado mediante juntada do AR (carta com aviso de recebimento) nos autos. 
*Se o executado foi intimado por edital e não tem advogado => intimado por meio de edital (513, IV CPC: por edital, quando, citado na forma do art. 256 , tiver sido revel na fase de conhecimento). 
4.2) Incidência da multa de 10% 
O STJ tem entendido que está multa incide automaticamente. Juiz não precisa proferir uma decisão aplicando a multa para ela incidir. 
4.3) Natureza jurídica da multa de 10% 
1º) Corrente doutrinaria minoritária (prof. Misael): natureza de astreintes. 
2º) Corrente de Daniel Amorim Assunção Neves: essa multa tem caráter punitivo, pois ela não aumenta de valor. As astreintes aumentam de valor. É a majoritária. 
4.4) Aplicação nos Juizados Especiais 
Por força do Enunciado 97 do FONAJE, essa multa tem aplicação nos juizados especiais. Essa multa pode ultrapassar os 40 salários-mínimos, chegando a 44x o salário-mínimo cobrado na execução. 
4.5) Aplicação subsidiária – 513 CPC 
São aplicáveis subsidiariamente ao cumprimento de sentença as regras que tratam da execução de título extrajudicial. Ex: nenhum dos artigos de cumprimento de sentença versam sobre os bens impenhoráveis. Irá achar essa informação nos artigos do título extrajudicial. 
4.6) Impugnação ao cumprimento de sentença – 525 CPC 
-> É a defesa do devedor/executado no cumprimento de sentença. Prazo de 15 dias úteis para apresentar essa defesa. 
-> o devedor tem primeiro um prazo de 15 dias para pagamento da dívida. Após esses 15 dias, se não pagar, começa a ser contado 15 dias imediatamente para apresentar impugnação. 
-> para o devedor apresentar a impugnação há necessidade de penhora de bens? NÃO HÁ. 
4.7) Excesso de execução 
O excesso de execução está configurado, por exemplo, quando o exequente cobra um valor maior do que é devido. 
	-> Quando o executado for alegar na impugnação ao cumprimento de sentença o excesso de execução, cabe a ele esclarecer expressamente o valor que é devido, assim como deve trazer a memória de atualização da dívida com base no valor que ele acredita ser devido. Não pode simplesmente alegar que o valor está superior ao que deve. Artigo 525, § 4º do CPC - Quando o executado alegar que o exequente, em excesso de execução, pleiteia quantia superior à resultante da sentença, cumprir-lhe-á declarar de imediato o valor que entende correto, apresentando demonstrativo discriminado e atualizado de seu cálculo.

Continue navegando