Buscar

Relatório Estágio Flexibilizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
O ensino fundamental é uma das etapas da educação básica, no Brasil. Essa etapa é obrigatória para todas as crianças, sua duração completa é de 9 anos. Dividido em duas fases que são: ensino fundamental um e dois, mas, só será abordado nesse trabalho a fase um que compreende do 1° ao 5° ano, ou seja, dos 6 aos 10 anos de idade. O ensino fundamental um é composto pelo ensino da língua portuguêsa, matemática, história, geografia, ciências, artes e educação física. Nessa primeira etapa é ensinado a criança a base para todos os conhecimentos, como o nome já diz é fundamental para o desenvolvimento da criança, tanto no quesito acadêmico quanto no pessoal e social. 
Essa base é marcada pela alfabetização, letramento, números no cotidiano, história e cultura dos povos que moram ou migraram para o Brasil, diferenciar os vários tipos de seres vivos e etc. Esse conteúdo servira de ponte para o ensino fundamental dois que somente irá completar o que a criança já aprendeu, por esse motivo é de extrema importância que o aluno saia do 5 ano com essa base pronta. 
 Todo o ensino obrigatório é regido pela LDB que defende o direito de todo ser humano a educação mínima para sua socialização. Nessa lei contêm orientações do que deve ser ensinado em cada ano escolar. Os professores devem seguir esse documento para ter uma abordagem diferente que chame a atenção dos alunos, pois, como já foi dito essas crianças estão criando sua base para o conhecimento amplo que virá na fase seguinte. 
Desenvolvimento
O ano letivo do ensino fundamental do ano de 2021 foi alterado por conta da pandemia que o mundo está vivendo. A rotina dos alunos e professores foi alterada, da sala de aula com lousa e giz migraram para aulas online pelo celular e a tela do computador. As aulas passaram a ser em um ambiente onde o professor tem uma lousa que funciona de forma digital, nesse local as aulas são gravadas em tempo real e os alunos podem assistir ao vivo ou depois pelo youtube e aplicativo.
A primeira semana de aula têm a apresentação dos professores e depois ficam só na rotina normal. No início da aula o educador apresenta a habilidade que será trabalhada no dia, em seguida é apresentado o que vão aprender no dia, depois alguns professores fazem o cabeçalho e outros não, depois se inicia o conteúdo do dia. Cada professor trabalha de um jeito, mas as dinâmicas são parecidas, e todo final de aula as crianças recebem um exercício para fazerem sozinhos e precisam avaliar a aula por um link.
Sendo seus conteúdos de:
1- Língua Portuguesa: leitura de vários tipos de textos, estrutura textual, grifomas das palavras, exercícios de interpretação de texto, protocolos sanitários de prevenção a covid, escrita de regras para jogos, sinais de pontuação em diferentes gêneros textuais, ler e refletir sobre o uso da letra maiúscula.
2- Matemática: números no cotidiano, formas geométricas, tabelas, graficos, cálculos, exercícios de cada conteúdo, composição e decomposição de números, comparação da quantidade de objetos, sistemas de numeração.
3- História: história e cultura dos imigrantes e povo brasileiro, influencias dos imigrantes na cultura do país, preservação de espaços públicos, identificar marcos históricos do lugar em que vive, o que significa cronologia, formas de medir o tempo.
4- Geografia: importância da moradia para alguns povos, tipos de moradia, a forma que alguns povos organizam suas casas, representação espacial.
5- Ciências: conhecer e diferencia os vários tipos de seres vivos, o que tem dentro do corpo humano, partes do corpo, cuidados para ficar limpinho, lavando as mãos de forma correta.
6- Artes: tipos de sons, intensidade do som, música com o corpo, pulso e ritmo, instrumentos recicláveis, jogo da memória, sons da natureza.
7- Educação Física: diferenças entre lutar e brigar, importância das regras, tipos de brincadeiras por região como brincar com segurança, a importância de uma brincadeira segura, jogos de tabuleiro, jogos inclusivos.
Em todas as disciplinas são realizadas sondagens para saber o que os alunos pensam sobre os assuntos ensinados, todas as crianças que assistem a aula ao vivo podem participar pelo chat é uma participação privada, mas podem falar o que pensam. 
Pelo que que foi observado durante as aulas o ponto mais forte é a dinâmica dos professores, a forma como passam o conteúdo chamou a atenção e com certeza é o modelo a ser seguido. Além disso é observável que essa abordagem prende as crianças mesmo estando em casa que é um lugar onde tudo distrai. O que percebe se de ruim é que pela falta do contato em sala de aula a troca de conhecimentos e opiniões fica restrita, ou seja, muito limitadas e o ser humano precisa desse contato para evoluir.
Por ser um estágio flexibilizado consegui aprender muita coisa, acrescentei aprendizados a minha formação, foi uma experiência única e que com certeza me fez olhar o ensino fundamental de outra forma. Hoje consigo entender a importância do estágio para o pedagogo(a).
Conclusão 
Concluo que esse método de aulas tem suas vantagens pois as pessoas estão aprendendo a viver de uma forma diferente, quem não gostava da tecnologia está ampliando a visão para esse assunto. Além disso encontraram uma forma para viver normalmente, saio desse estagio com a ideia de que sempre podemos dar um jeito nessa vida.
A parte negativa observada é a ausência da troca de conhecimento para as crianças, pois nada é capaz de substituir o que aprendemos convivendo com outras pessoas. Querendo ou não em uma aula online não se tem tempo de conversar a aula toda, como a foi dito essa participação é limitada.
Ou seja, esse novo normal trouxe aprendizados, mas ainda têm aquele vazio que é necessário para o ser humano, como seres pensantes precisamos de ver outras pessoas e conversar. Sem o contato humano a sociedade fica com a sanidade abalada.
É observado que o ensino fundamental é uma base essencial para a formação do cidadão, tanto na parte acadêmica quanto na social e por esse motivo é uma das etapas obrigatórias no Brasil.

Continue navegando