Buscar

RESUMO SOBRE PONTES E VIAS NAVEGAVEIS

Prévia do material em texto

CARTAS DA COSTA BRASILEIRA – Porto do Recife – n° 902
PRINCIPAIS ELEMENTOS REPRESENTADOS EM UMA CARTA NÁUTICA:
Reticulado, escala, título da carta náutica, notas de precaução e explanatórias, informações sobre marés e correntes, rosa dos ventos ou rosa de rumos e auxílios à navegação.
Como Constroem Pontes Se a Água Está No Caminho:
- Construções submersas representam um grande desafio, a utilização de materiais adequados e uma vasta experiência nessa área são pontos indispensáveis. Não é barato construir dessa forma, já que toda estrutura tem que ser especialmente reforçadas para resistir à pressão e corrosão da água. Normalmente quanto maior a profundidade e tamanho da construção maior a dificuldade construtiva. Diferentes tipos de fundações construtivas foram citadas no vídeos:
* Estacas cravadas: longas colunas revestidas de aço gravas no local necessário da fundação, após o cravamento são preenchidas completamente com concreto adequado.
* Ensecadeiras: é um tipo de proteção à prova d’água destinada a facilitar projetos de construção em áreas que são normalmente submersas, como pontes e cais. Uma ensecadeira é instalada na área de trabalho e a água é bombeada para fora a fim de expor o leito onde se encontrava o corpo de água, de modo que os trabalhadores consigam construir suportes estruturais, promulgar reparações, ou realizar outros tipos de trabalho num ambiente seco. Em algumas regiões do mundo, uma ensecadeira é mais conhecida como uma barragem. O trabalho dentro de uma ensecadeira pode ser perigoso se estiver instalado inadequadamente ou não pressurizado com segurança, mas os avanços na engenharia conduziram ao aumento da segurança dos trabalhadores que utilizam este ambiente único. Uma variedade de materiais pode ser usada para construir esta estrutura, que é verdadeiramente um feito de engenharia. Apesar de uma ensecadeira ser uma estrutura temporária, ela deve, de forma confiável, manter a água contida longe da área de trabalho e também resistir a pressões muito elevadas. O tipo mais básico de ensecadeira utiliza chapas de metal, que são instaladas no leito do corpo de água para criar uma parede estanque. Em seguida, bombas são usadas para puxar a água para fora da parede de proteção, de modo que ele irá estar seca. Algumas barragens são construídas de madeira ou concreto, enquanto outras usam um mecanismo de dupla parede, com o enchimento feito de materiais agregados entre as duas paredes. As paredes de uma barragem como esta podem se estender por todo o caminho até a superfície da água, ou a ensecadeira pode ser construída como uma estrutura fechada. Em regiões de água muito profundas, as ensecadeiras fechadas e pressurizadas são utilizadas para a segurança do trabalhador, enquanto que em corpos rasos de água, o tapume aberto pode ser usado. Trabalhadores acessam uma barragem fechada por meio de escotilhas e tubos, tomando-se os devidos cuidados para assegurar que a alimentação de ar seja consistente e a pressão seja mantida a um nível normal.
*Caixões: Elemento de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna.
Tuneis subaquáticos: um dos principais tipos de escavação de tuneis subaquáticos hoje em dia é com a utilização do “tatuzão”, uma espécie de broca enorme responsável pela escavação. Outra forma é o corte do local, e posteriormente a colocação de grande estruturas pré-moldadas construídas de antemão.

Continue navegando