Buscar

RESOLUCAO DA FICHA DE MICRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resolucao da ficha de Micro
 1.A Escassez 
a) Não pode ser eliminada.
 2. Todos os problemas estudados em economia originam-se: 
 c) da escassez de recursos 
Ele propõe que existe uma escassez, que os recursos finitos disponíveis são insuficientes para satisfazer todos os desejos humanos. O problema então se transforma em como determinar o que será produzido e como os fatores de produção  (como capital e trabalho) deverão ser alocados. 
Se os bens fossem livres como o ar, a economia – pelo menos em um sentido da palavra – pararia de existir como preocupação social. A economia preocupa-se, em última análise, não apenas com as carências do ambiente físico, mas, da mesma forma, com o apetite do ser humano e a capacidade produtiva da comunidade.
3. O grego Aristóteles é o pai da economia que descobriu a palavra economia. Será que esta afirmação verdadeira ou falsa? Justifique adequadamente a sua resposta. 
Coube-lhe a primeira sistematização, do ponto de vista econômico, das categorias valor de uso e valor de troca e as decorrentes noções de dinheiro, riqueza e produtividade, proporcionando a identificação do campo epistemológico daquela que seria, a partir do século XVII, a primeira das ciências humanas, a Economia Política Clássica. Na teoria monetária aristotélica, encontram-se três das quatro funções básicas do dinheiro — meio de troca, equivalente geral e reserva de valor. Aristóteles abordou com extrema acuidade os fenômenos econômicos mesmo que a ciência do seu tempo desprezasse, por preconceito, os assuntos relativos ao comércio e à produção. Para além disso, Karl Marx reconhece-lhe a criação de princípio ontológico da Economia — a comensurabilidade — como fundamento do valor. E os neoclássicos constroem uma teoria de preços baseada no valor-utilidade, julgando-se os mais aristotélicos.
4. O” Ceteris paribus” deve ser evitado na análise económica. Comente esta afirmação. 
Ceteris Paribus, ou Coeteris Paribus, é uma expressão em latim que significa “todo o resto constante“. É termo utilizado na ciência econômica para explicar modelos e teorias que consideram como inalterados outros factores que possam a influenciar. Em outras palavras, podemos dizer que Ceteris Paribus é a suposição na economia da qual age como uma indicação abreviada do efeito de uma variável econômica em outra.
Embora a maioria dos economistas confie nessa ferramenta para construir modelos econômicos, ela pode estar suscetível a apresentar falhas significativas nos modelos criados. A utilização dessa ferramenta ajuda a transformar a economia de uma ciência social em uma ciência metodologicamente dura. Com um sistema imaginário de regras e condições, podemos chegar a conclusões mais ou menos aproximadas para um determinado fim específico. Em outras palavras, ela ajuda o economista a contornar a natureza complexa das relações humanas e os problemas de conhecimento limitado. Por exemplo, suponhamos que você quisesse explicar as variações do preço do leite. Primeiramente torna-se evidente que essa variável depende de inúmeros fatores, como disponibilidade de vacas, números de fornecedores, chuvas, etc. Assim, um economista lançando mão do Ceteris Paribus, pode fazer com que todos os outros fatores permaneçam constantes e poderá tornar possível uma relação entre a redução da oferta de vacas e o aumento do preço do leite.
 Cuidado ao usar o Ceteris Paribus
Pelo que vimos ate aqui, sabemos que a aplicação desse conceito é muito utilizada pelos economistas modernos. No entanto, alguns críticos apontam que a utilização dessa ferramenta dá aos seus aplicadores muitas desculpas para contornar problemas reais da natureza humana. Desse modo, é preciso entender que as suposições oriundas desses modelos podem ser altamente irrealistas. O exemplo da oferta e demanda pode ser bastante instrutivo nesse aspecto. Pois nesse caso sabemos que os consumidores e os produtores determinam os preços muitas vezes subjetivamente, e não com base em resultados puramente quantitativos. Portanto, devemos ter em mente que muitos outros fatores podem afetar um modelo utilizando o Ceteris Paribus, e essa idéia vem justamente do fato das necessidades humanas e a disponibilidade de recursos serem fatores altamente dinâmicos.
Constragimentos do modelo.
1. Modelo altamente irrealistas.
2. Sabe-se os consumidores e os produtores determinam os precos de forma subjectiva mas o modelo usa como base resultados puramente quantitativos.
3. Os facotores economicos são altamente dinamicos devido as necessidades humanas e a dispomibilidade de recursos, assim o modelo aqui não tem aplicacao. 
5. Sobre tudo na economia na economia positiva que os economistas discordam. Concorda com esta afirmação? Justifique a sua resposta. 
6. O que é Custo de Oportunidade?
O custo de oportunidade é definido como o benefício perdido na hora de realizar determinada escolha. Ao se optar por seguir um caminho, escolhe-se não seguir por outros, perdendo certas possibilidades — que representaria o “custo” dessa escolha. Esse conceito é fundamental, tanto na macro quanto na microeconomia, mas também é de importante entendimento para todas as áreas da vida. Portanto, pode-se dizer que o custo de oportunidade é um termo utilizado na economia do qual indica o custo da escolha de alguma coisa em detrimento de outra.
7. Dê exemplo de 5 fenómenos/situações que represetam o custo de oportunidade.
Por exemplo: ao um investidor escolher comprar uma determinada ação, ele terá que automaticamente renunciar à compra de todas as demais.
Por exemplo: um jovem que vive de aluguer, ao fazer um emprestimo no banco, escolher comprar um determinado produto (cimento) para construir sua propria casa e deixar de alugar ou realizar um investimento para pagar as parcelas do emprestimo em pouco tempo, pode ser uma atividade de intensa pesquisa sobre as diversas opções que podemos possuir.
Por fim, o próprio casamento pode ser um ótimo exemplo desse conceito, pois sempre haverá uma escolha em detrimento de todas as outras. Por exemplo: ao analisar a lucratividade potencial de um investimento, um bom gestor de recursos precisará compará-lo à melhor opção possível disponível no mercado.
Por exemplo: um empresário deve saber escolher entre fazer um investimento numa nova fábrica em uma localidade mais próxima de seus clientes ou decidir realizar uma expansão de sua fábrica já existente a partir do terreno que possui. Portanto, esse gestor precisará saber como avaliar o custo de oportunidade, baseados em estimativas realistas, sempre levando em consideração os riscos envolvidos em todas as opções envolvidas. Isso acontece porque, para toda companhia, os recursos demandados pela mesma sempre serão escassos e, desse modo, tenderão a apresentar preços e taxas de retorno bastante diferentes.
8. “O que se muda na economia são as questões fundamentais, mas as respostas são as mesmas”. Concorda com esta afirmação? 
9.A curva da fronteira de possibilidade de produção é decrescente por causa da lei dos rendimentos decrescentes, concorda com esta afirmação? Justifique a sua resposta explicitando claramente o significado desta lei. 
 Pontos Principais
· A fronteira de possibilidades de produção, ou FPP, define o conjunto de combinações possíveis de bens e serviços que uma sociedade pode produzir, dados os recursos disponíveis. Escolhas fora da FPP são inatingíveis e as escolhas dentro da FPP são um desperdício.
· A lei dos rendimentos decrescentes estabelece que, à medida que recursos adicionais são dedicados à produção de um bem, o aumento marginal na produção será cada vez menor.
Este padrão é bastante comum, o suficiente para ser descrito pelos economistas como a lei dos rendimentos decrescentes, a qual estabelece que à medida que incrementos adicionais de recursos são adicionados para um determinado propósito, o benefício marginal desses incrementos adicionais irá diminuir.
A curvatura da fronteira de possibilidades de produção mostra que, à medida que recursos adicionais são adicionados à educação, movendo-se da esquerda paraa direita ao longo do eixo horizontal, os ganhos originais são bastante grandes mas gradualmente diminuem. Da mesma forma, à medida que recursos adicionais são adicionados ao sistema de saúde, movendo-se de baixo para cima no eixo vertical, os ganhos originais são razoavelmente grandes, mas novamente gradualmente diminuem.
Desta forma, a lei dos rendimentos decrescentes produz uma forma curvada para fora da fronteira de possibilidades de produção.
10. Quais são os fatores que implicam movimentos ao longo da curva da fronteira das possibilidades de produção e deslocamentos positivos e negativos da mesma curva. 
Em termos gráficos, a FPP é normalmente representada através da consideração das quantidades de dois produtos, cada um deles representado num dos eixos vertical e horizontal. Tendo em conta o seu significado, a FPP vai corresponder a uma curva que liga os pontos de produção máxima de cada produto em cada um dos eixos (correspondentes à quantidade máxima produzida de cada um se não se produzir nada do outro). A sua forma dependerá do tipo de rendimentos à escala (forma como o valor da produção reage a aumentos da dotação de fatores). 
Na situação mais normal, de custos relativos crescentes (em que para obter as mesmas unidades adicionais de um bem a sociedade tem de sacrificar quantidades cada vez maiores do outro bem), a FPP assume a forma côncava relativamente à origem.

Continue navegando