Buscar

Case BHP

Prévia do material em texto

Sobre a nossa equipe:
A Equipe Héracles conta com profissionais de alta performance e vasta experiência profissional. O perfil de seus integrantes contempla características e habilidades comportamentais e pessoais distintas, complementares e fundamentais para desenvolver projetos arrojados em instituições que buscam afirmação e crescimento no mercado.
Com elevado nível de competência e engajamento, antenados aos mesmos objetivos, os membros desse time usam suas habilidades para auxiliarem-se mutuamente, sempre na busca pela construção dos melhores resultados.
Utilizando-se da resiliência, disciplina, planejamento estratégico e proatividade a Equipe Herácles sente-se preparada e motivada para assumir os desafios propostos pela Argo Menthor, em seu novo projeto a “Argonáutica” com muita Responsabilidade, Ética e Inovação!
Sobre a apresentadora
Desafio proposto
No segundo desafio das equipes, a responsável pela área de Capital Humano em Dubai, Sra. Maria Geordane, está encontrando algumas dificuldades de implantação dessa filial.
Segundo o relato de Maria Geordane, a filial de Dubai está com os seguintes problemas:
· Dificuldades na contratação de mulheres;
· Dificuldades na adaptação dos funcionários transferidos de outra parte do mundo para esse local, principalmente as mulheres;
· Dificuldades com os trainees recém-saídos das universidades locais, os quais possuem muitos gaps de formação em relação às competências essenciais da Argo Menthor.
A equipe deverá pesquisar experiências similares no Brasil ou no exterior, que possam ajudar a Argo Menthor nessa tarefa, por contemplarem solução criativa e eficaz para um dos problemas apresentados em situações semelhantes à da filial de Dubai.
	Etapa 1
	Pesquisar um case de sucesso com base em um dos pontos a seguir:
· Estímulo a contratações que privilegiem a diversidade, com especial atenção à contratação de mulheres;
· Desenvolvimento de lideranças locais;
· Aprendizagem organizacional como forma de suprir o gap de competências dos trainees.
O problema escolhido foi: o estímulo a contratações que privilegiem a diversidade, com especial atenção à contratação de mulheres;
Quem é a BHP
Formada a partir da fusão entre a BHP e a Billiton, a empresa valoriza a herança e as bases sólidas sobre as quais a empresa é construída. De duas pequenas empresas de mineração fundadas em meados de 1800, agora são um líder mundial na indústria de recursos diversificados.
A BHP é uma empresa líder mundial em recursos. Extraem e processam minerais, petróleo e gás, com mais de 80.000 funcionários e contratados, principalmente na Austrália e nas Américas. Os produtos são vendidos em todo o mundo, com vendas e marketing liderados por Cingapura e Houston, Estados Unidos. A sede global está localizada em Melbourne, Austrália.
O objetivo corporativo é reunir pessoas e recursos para construir um mundo melhor. Fazendo isso por meio da estratégia: ter as melhores capacidades, as melhores commodities e os melhores ativos, para criar valor de longo prazo e retornos elevados.
Medidas adotadas pela BHP para inclusão de mulheres
1. As práticas do sistema operacional BHP (BOS) são aplicadas para construir a capacidade do líder. É investido em pessoas e capacidade para oferecer alto desempenho com o desejo por uma força de trabalho equilibrada em termos de gênero. A melhoria contínua por meio do respeito às diferenças das pessoas, responsabilidade própria, vontade de aprender e uma mentalidade comercial é impulsionada pela empresa.
2. A BHP reconhece que as partes interessadas do governo, da indústria e da educação desempenham papéis importantes em os ajudar a cumprir os requisitos de competências. A parceria Queensland Future Skills com TAFE Queensland e Central Queensland University foi estabelecida para acelerar o desenvolvimento de novas habilidades de autonomia. A equipe BHP de Minerals Americas está fazendo parceria com o Centro de Treinamento Industrial e Mineração no Chile, inicialmente estabelecido 24 anos atrás por Escondida, para fornecer novas habilidades tecnológicas e um pipeline de operadores / mantenedores que são novos na mineração, com foco no aumento da participação feminina na mineração. A empresa trabalha com o Conselho de Minerais da Austrália como uma das principais partes interessadas, por meio do qual o Departamento de Educação, Habilidades e Emprego se envolverá com o setor de mineração para desenvolver uma nova organização de habilidades. 
3. Respeito é um dos valores da nossa Carta e a BHP acredita que é fundamental para construir equipes mais fortes e ser um local de trabalho inclusivo e diversificado. Para algumas pessoas, essa não tem sido a experiência de trabalhar na BHP. A empresa está determinada a resolver isso. No ano fiscal de2020, deu continuação a campanha de Comportamento Respeitoso, que aumenta a conscientização sobre o que constitui comportamentos desrespeitosos no local de trabalho para gerar conversas. Equipamos líderes e funcionários com materiais para ajudá-los a ter conversas sobre comportamentos desrespeitosos e integramos esses materiais e conceitos em nossas ferramentas e programas culturais (incluindo programas de liderança da BHP, Liderando Inclusão, treinamento em assédio sexual e treinamento em Nosso Código de Conduta ).
4. Foi montado um grupo de trabalho interno no EF2020, para desenvolver um plano holístico para abordar os controles e facilitadores culturais de assédio sexual e agressão no local de trabalho.
5. A estratégia para alcançar um local de trabalho mais diversificado e inclusivo continua com foco em quatro áreas:
· Incorporando flexibilidade na forma como é trabalhado na BHP
· Encorajando e trabalhando com os parceiros da cadeia de suprimentos para apoiar o compromisso com a inclusão e a diversidade
· Descobrindo e tomando medidas para mitigar potenciais preconceitos nos comportamentos, sistemas, políticas e processos
· Garantindo que a marca seja atraente para uma ampla gama de pessoasPara acelerar a representação feminina, no FY2020 a BHP*:
1. Melhoria da marca de emprego que visa diversos públicos sobre por que eles deveriam se associar ao BHP;
2. Progresso do mapeamento de mercado para atingir proativamente pessoas ou grupos de pessoas que não procuram ativamente trabalhar para a BHP ou para o setor;
3. Ampliou os canais nas mídias sociais, digitais e tradicionais;
4. Melhorou o desenvolvimento e retenção da força de trabalho por meio de materiais de treinamento e suporte para líderes;
5. Tomou medidas adicionais para descobrir e remover barreiras para as mulheres com o lançamento do grupo Women @ BHP Yammer e definir expectativas claras dos líderes sobre como responder 
6. às violações do Nosso Código de Conduta relacionadas ao assédio sexual
*resumo do que foi dito a cima
Resultados obtidos pela BHP
7. Tem como objetivo alcançar o equilíbrio de gênero globalmente até o ano CY2025. No FY2020, aumentou a representação de mulheres trabalhando na BHP em 2,0 por cento, resultando em 1.767 mais funcionárias do que no final do FY2019.
8. A BHP assinou a Declaração de Apoio da CEO aos Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas (ONU) no ano fiscal de 2020 para fortalecer o compromisso global com a igualdade de gênero. A parceria com a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU incentiva os líderes empresariais a usarem sete princípios como um guia para ações que promovam e empoderem as mulheres no local de trabalho, no mercado de trabalho e na comunidade.
9. A porcentagem de pessoas recém-contratadas para trabalhar para a BHP no AF2020 foi de 60,7 por cento do sexo masculino e 39,3 por cento do feminino. Este resultado de representação feminina é um aumento acentuado em comparação com o ano fiscal de 2015 (10,4 por cento feminino), a linha de base para nosso objetivo aspiracional.
10. Várias das operações da BHP assim como grandes projetos de capital relataram uma forte representação feminina com investimentos em programas de nível básico. Serviços de Operações, Flanco Sul, Escondida, Barragem Olímpica eoutras operações aumentaram sua representação feminina com admissões de aprendizagem para desenvolver mulheres e criar novos grupos de talentos femininos e diversos talentos em funções de nível inicial como operadoras, mantenedoras e outros de acordo com necessidades operacionais específicas onde essa diversidade não existe hoje. Escondida melhorou a representação feminina no AF2020 em 3,1 pontos percentuais e contratou 67 aprendizes nas operações de minas. Os Serviços de Operações aumentaram a representação feminina em 8,0 pontos percentuais para 33,1 por cento no AF2020, incluindo 82,9 por cento de mulheres aprendizes e trainees, 266 mulheres e 55 homens.
11. Melhora na representação de liderança em 1,7 por cento em comparação com o ano fiscal de 2019, com 22,4 por cento de líderes femininas.
Comentários gerais
Existem vários desafios de diversidade e inclusão na indústria de Mineração
· As empresas de Mineração, com uma força de trabalho envelhecida e um problema de atratividade para os jovens trabalhadores, tem uma motivação para aumentar o número de funcionárias mulheres: Deixar de fora um segmento tão grande de talentos coloca a competitividade em risco
· Existe uma lacuna de recrutamento na entrada: Em comparação com outras indústrias, a de mineração tem um dos menores percentuais de contratações do sexo feminino (37% vs. média de 49%)
· As mulheres não são promovidas ao nível de gerência na mesma proporção que os homens e a América Latina possui um cenário ruim em percentual de mulheres em cargos executivos: a diminuição da representação feminina à medida que subimos na pirâmide é relevante na Mineração e mais acentuada em empresas na América Latina
· É muito improvável que as mulheres em funções operacionais desempenhem funções de alto nível: Nos Estados Unidos, apenas 3% dos funcionários da operação em Mineração são mulheres, percentual que tende adiminuir em cargos de liderança
· As mulheres são escassas nas melhores equipes: ~70% das empresas de Mineração não têm uma única mulher no executive board, quando as mulheres estão presentes, geralmente são a única mulher
· As mulheres costumam trabalhar em um ambiente mais difícil do que os homens, onde experimentam mais micro agressões e recebem menos suporte informal
Todas estas afirmações constatadas pela McKinsey & Company, reforçam o sucesso obtido pela BHP nas ações por ela implementada para fomentar o recrutamento, retenção e desenvolvimento de carreira das mulheres.
Encerramento
A equipe Héracles acredita que o case de sucesso da BHP é uma excelente solução, criativa e eficaz para o problema de estímulo a contratações que privilegiem a diversidade, com especial atenção à contratação de mulheres apresentado na filial de Dubai da Argo Menthor.

Continue navegando