Buscar

Atividade de estudo 1- Legislação trabalhista e previdenciária

Prévia do material em texto

Atividade de Estudos 1.
	Curso:
	Bacharelado em Ciências Contábeis
	 
	Disciplina:
	Legislação Trabalhista e Previdenciária
	
	Formador:
	Mariane Helena Lopes
	
	Acadêmico:
	Luciana Aparecida de Melo Sereia
	
	  R.A.: 20032017-5
INSTRUÇÕES GERAIS DA ATIVIDADE DE ESTUDOS 1:
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos.
2. O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar este formulário padrão para realizar a atividade.
3. Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso seja identificado plágio, a atividade será zerada. Cópias de terceiros como livros, internet, sem citar a fonte, inclusive cópia de colegas, caracterizam-se como plágio.
4. Objetivo da atividade: exercitar a capacidade de síntese, argumentação e criatividade nas respostas dissertativas, incentivando pesquisas em outros materiais além dos propostos, contribuindo na aprendizagem da disciplina.
5. Antes de realizar esta atividade leia as orientações e atente-se ao comando da questão. Procure argumentar de forma clara e objetiva, evite respostas curtas e desarticuladas. Ao utilizar algum material de apoio, não deixe de citar corretamente a fonte.
6. Formatação exigida: o documento deverá ser salvo somente no formato Word; Tamanho da fonte: 12; Tipo de letra: Arial ou Times New Roman. 
7. Critérios avaliativos:
Conteúdo/Características de Redação Científica Gramatical (desenvolvimento, argumentação, clareza, linguagem adequada e correlação com os conteúdos estudados).
Normas de apresentação (ortografia, concordância verbal e nominal, formatação, citação, referências, respeitando a ABNT)
8. Para realizar esta atividade, salve-a respondida no seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”
ATENÇÃO: após anexar, certificar-se que se trata do arquivo correto, visto que, depois que finalizar, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Valor da Atividade de Estudos 1: 2,0 ponto. 
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu tutor mediador. 
Bons estudos!!!
INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS DA ATIVIDADE:
- Responda a atividade com suas palavras, demonstrando o seu entendimento acerca do assunto;
- A resposta deve ser construída em no máximo 20 linhas;
- Ao realizar pesquisas, apresente as fontes utilizadas.
	RESPOSTA 
	A minha posição como contadora é orientar meu cliente que a melhor coisa a ser feita nesse momento é analisar todo cenário de instabilidade que sua empresa já vem enfrentando com a queda nas vendas, dificuldade em baixar as despesa e dificuldade em lidar com a concorrência. Levando em consideração que estamos vivendo um momento de pandemia e o setor de vestuário não é considerado como comércio de serviços essenciais e consequentemente está sendo obrigado a fechar suas portas em cumprimento aos decretos de calamidade pública, o mais sensato a se fazer é demitir a(s) empregada(s) que trabalha(m) na empresa, visto que legalmente não há a possibilidade de alterar a modalidade do contrato de trabalho indeterminado para contrato intermitente, dessa forma a empresa deverá contratar nova(s) empregada(s) na modalidade de contrato intermitente, caso a empresa desejar recontratar a(s) empregada(s) demitida(s) a mesma deverá aguardar um prazo de 90 dias após o rompimento do contrato indeterminado e posteriormente realizar um novo contrato na modalidade intermitente. Essa nova modalidade de contrato foi incluída no artigo 443 da CLT através da Lei 13.467/2017 que trata das modificações da reforma trabalhista, no artigo 452-A estabelece as regras para o contrato intermitente. Nessa modalidade de contrato o(s) empregado(s) não recebem um salário fixo e sim por horas/períodos trabalhados, dessa forma o empregador só irá acionar o(s) empregado(s) quando houver necessidade, os encargos trabalhistas, férias e 13° também são proporcionais as horas/períodos trabalhados, o que na pratica seria uma economia considerável para empresa que não precisará se preocupar com as obrigações com empregado(s) caso a empresa seja obrigada a fechar em decorrência de algum decreto.
Fonte: https://www.migalhas.com.br/depeso/317673/nova-modalidade-de-contrato-intermitente-para-o-mercado-de-trabalho
2

Continue navegando