Buscar

Mapa Legislação Trabalhista e Previdênciária

Prévia do material em texto

M.A.P.A.
	Curso:
	Bacharelado em Ciências Contábeis
	 
	Disciplina:
	Legislação Trabalhista e Previdenciária
	
	Formador:
	Mariane Helena Lopes
	
	Acadêmico:
	Junara Mendonça Lopes
	
	  R.A.: 20057784-5
INSTRUÇÕES GERAIS DO MAPA:
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos.
2. O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar este formulário padrão para realizar a atividade.
3. Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso seja identificado plágio, a atividade será zerada. Cópias de terceiros como livros, internet, sem citar a fonte, inclusive cópia de colegas, caracterizam-se como plágio.
4. Objetivo da atividade: exercitar a capacidade de síntese, argumentação e criatividade nas respostas dissertativas, incentivando pesquisas em outros materiais além dos propostos, contribuindo na aprendizagem da disciplina.
5. Antes de realizar esta atividade leia as orientações e atente-se ao comando da questão. Procure argumentar de forma clara e objetiva, evite respostas curtas e desarticuladas. Ao utilizar algum material de apoio, não deixe de citar corretamente a fonte.
6. Formatação exigida: o documento deverá ser salvo somente no formato Word; Tamanho da fonte: 12; Tipo de letra: Arial ou Times New Roman. 
7. Critérios avaliativos:
Conteúdo/Características de Redação Científica Gramatical (desenvolvimento, argumentação, clareza, linguagem adequada e correlação com os conteúdos estudados).
Normas de apresentação (ortografia, concordância verbal e nominal, formatação, citação, referências, respeitando a ABNT).
8. Para realizar esta atividade, salve-a respondida no seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”
ATENÇÃO: após anexar, certificar-se que se trata do arquivo correto, visto que, depois que finalizar, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Valor do MAPA 1: 3,5 pontos. 
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu tutor mediador. 
Bons estudos!!!
INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS DO MAPA:
- Responda a atividade com suas palavras, demonstrando o seu entendimento acerca do assunto;
- A resposta deve ser construída em no máximo 15 linhas para cada item;
- Ao realizar pesquisas, apresente as fontes utilizadas.
	RESPOSTA LETRA A)
	Devido tudo que estamos vivenciando com a pandemia do coronavírus, muitas empresas perderam clientes, para isso podemos traçar algumas alternativas, utilizando como base a nova Legislação Trabalhista e a Lei n.º 14020/2020, que podem auxiliar sua empresa neste desafio, são elas:
- A empresa deverá entrar no Programa Emergencial do governo, onde poderá reduzir a jornada de trabalho dos funcionários, assim reduzindo também o salário, podendo ser de 25%, 50% ou 70% por um tempo determinado;
- Algumas áreas a qual não se tem muita demanda devido a pandemia, o contrato deverá ser suspenso temporariamente;
- Determinadas áreas da empresa, conceder o trabalho em home office, reduzindo alguns custos da empresa, como água, almoço, energia, entre outros;
- Deverá ser suspensas todas as gratificações de funções;
- Sugerimos conceder férias aos empregados que tenham férias vencidas;
- Cancelar toda hora extra, e aos empregados que tiverem banco de horas, devem ser tiradas.
	RESPOSTA LETRA B)
	Referente ao plano de saúde deve ser mantido, mesmo nos casos de redução da jornada e de salários e nos casos de suspensão, é um benefício importante para o trabalhador, principalmente no tempo que vivemos, isso está expresso na MP 936 – art. 8º, § 2º, inciso I. Em relação, ao vale alimentação não há consenso ou uma resposta simples que seja favorável ou contrária à suspensão do benefício, porque é um benefício concedido para que o funcionário faça suas compras de casa, cabe o bom senso do empregado e do empregador, avaliando a saúde financeira da empresa e do empregado, nesse momento adverso para uma decisão conjunta responsável e adequada.
Sobre o vale transporte, se não houver deslocamento do empregado para o trabalho, não é devido, como é o caso do trabalho home office, o trabalhador só deverá receber o vale transporte nos dias que de fato, precisar ir trabalhar.
Em relação as gratificações e participação nos lucros, é possível a suspensão por acordo escrito entre as partes, desde que haja alguma contrapartida em favor do empregado, ainda que seja, em pior hipótese, a mera garantia do emprego.
Referências: https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2020/04/mp-936-saiba-como-ficam-plano-de-saude-e-outros-beneficios-com-reducao-de-jornada-ou-suspensao-de-contrato.html
https://www.seaaccampinas.org.br/suspensao-de-beneficios-trabalhistas-segundo-a-mp-936-20-o-seaac-campinas-orienta-que-vr-e-va-devem-ser-mantidos/
https://www.migalhas.com.br/arquivos/2020/4/9401A8D88C2D47_APANDEMIADOCORONAVIRUSESEUSREF.pdf
	RESPOSTA LETRA C)
	As principais medidas tomadas na sua cidade pela maioria das empresas foram:
- A suspenção das atividades não essenciais;
- Os escritórios foram fechados e os empregados passaram a trabalhar em home office;
- Colaboradores com mais de 60 anos, assim como aqueles pertencentes aos demais grupos de risco, como diabéticos, grávidas, hipertensos e doentes pulmonares foram orientados a permanecerem em casa, aqueles que tiverem férias deveram ser tiradas.
Referências: https://www.suzanocontraocoronavirus.com.br/
http://www.portocel.com.br/
http://www.aracruz.es.gov.br/noticia/88490/
3

Mais conteúdos dessa disciplina