Buscar

Ec. Monetária av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A política monetária tem como objetivo manter a estabilidade econômica e promover o crescimento econômico de um país.
Para tanto, metas são elaboradas pelo BCB e deverão ser alcançadas, tudo dependerá da conjuntura econômica do momento. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Controle de agregados monetários: trata-se de metas operacionais.
B Estabelecimento de metas para taxas de longo prazo: metas intermediárias. C	Controle de reservas bancárias agregadas refere-se às metas intermediárias.
D	Determinação de taxas de juros básicas de curto prazo: são as metas intermediárias.
2 Um dos componentes da base monetária é a moeda em circulação e esse, por sua vez, faz parte do multiplicador monetário. O
multiplicador monetário é a razão entre os meios de pagamentos e a base monetária com o valor positivo maior que 1. Esse cálculo é
feito por meio da equação 1 apresentada na figura. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
A O papel-moeda em circulação, conforme visto anteriormente, equivale ao M2.
B A base monetária é composta pela somatória do saldo do papel-moeda em circulação mais as reservas bancárias.
C A quantidade total de meios de pagamentos é um múltiplo da base monetária, uma vez que apenas o BCB cria meios de pagamentos.
D Se o BCB decidir elevar as reservas bancárias, a tendência é que os bancos aumentem a oferta de crédito ao público.
3 As operações de mercado aberto são operações que buscam o equilíbrio da oferta monetária, ou seja, essas operações tanto são
para expandir como para reduzir a oferta de moedas no mercado. Com base no exposto, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Excesso de oferta monetária o Banco Central vende as obrigações do tesouro, reduzindo a moeda em circulação.
( ) Na falta de moeda em circulação, o Banco Central entra no mercado e compra as obrigações do tesouro, injetando o papel- moeda do mercado financeiro.
( ) O ato de venda de um título da dívida pública por parte do Banco Central do Brasil, significa que pessoas físicas ou jurídicas estão realizando uma aplicação financeira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V.
B F - V - V.
C V - F - F.
D F - V - F.
4 Para que o BCB alcance as suas metas dentro da política monetária tem-se três principais instrumentos, ou seja, redesconto,
depósito compulsório e as operações de mercado aberto. Cada instrumento tem suas características. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Operações de mercado aberto tem como característica, compra e venda de obrigações do tesouro nacional e de outros títulos da dívida privada.
B Depósito Compulsório trata-se de reserva bancária que os bancos comerciais precisam manter junto ao BCB para garantir a liquidez no mercado financeiro, instrumento de curto prazo.
C O BCB efetuam a venda de títulos setor privado para o governo, assim como a compra títulos do setor privado para o governo.
D O redesconto pode ser definido como a taxa cobrada pelo BCB sobre empréstimos concedidos aos bancos comerciais.
5 Para reter moeda para as transações tanto familiares, governos ou empresas há um custo. Assim, é importante ter moedas
suficientes, ou seja, não demandar mais moedas que o necessário para as transações do nosso dia a dia. Diante desse fato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A demanda de moeda para fins transacionais se faz pelo fato de que as pessoas costumam não ter um sincronismo entre os pagamentos e recebimentos das transações de compra e venda.
( ) Na versão clássica, o volume de transações é proporcional à renda, dessa forma a demanda por moeda pelo motivo transação também é proporcional à renda.
( ) Na versão clássica, o motivo para demandar moeda é para facilitar a troca. Implica a neutralidade da moeda, ou seja, a demanda da moeda não atinge a taxa de juros e o emprego.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B V - F - F.
C V - F - V.
D F - V - V.
6 O governo através do Conselho Monetário Nacional (CNM) e o Banco Central do Brasil (BCB) controla a oferta de moeda na
economia. Quem define o papel moeda em circulação é o BCB após a redução do montante destinado ao encaixe em moedas no sistema bancário. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando se fala em oferta de moeda destacam-se as características que envolvem os meios de pagamentos, ou seja, meios de pagamentos restritos e compartilhados.
( ) Pagamento restrito tem como agregado monetário denominado M1 que é a soma do papel moeda em poder do público mais os depósitos à vista no setor bancário.
( ) O agregado monetário M2 é composto pelo M1 mais depósitos especiais remunerados mais depósito de poupanças. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V.
B F - V - V.
C V - F - F.
D V - F - V.
7 O investimento é considerado uma das principais variáveis econômicas impactadas pela taxa de juros. Quando as taxas de juros
se elevam, os investimentos reduzem. As taxas de juros são atualizadas conforme a taxa Selic. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- O processo inflacionário proporciona um ganho de valor da moeda ao longo do tempo. Nesse sentido, as pessoas que fazem investimentos esperam receber em troca um valor equivalente no mínimo às perdas inflacionárias.
II- A variação da taxa Selic causa impactos nos investimentos do setor produtivo e financeiro, dentre eles, se a taxa Selic aumenta, aumenta também o investimento e o consumo, assim como restringe aplicações financeiras.
III- No Brasil, as taxas de juros são referenciadas pela taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil a cada 45 dias.
Assinale a alternativa CORRETA:
A	As afirmativas II e III estão corretas. B	Somente a afirmativa III está correta. C	Somente a afirmativa I está correta. D	As afirmativas I e III estão corretas.
 (
19/08/2021
) (
AVA
)
 (
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNjg5NjMyIiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFs…
 
1
/3
)
8 Mercado aberto, também conhecido como open Market, tem sua característica pela compra e venda de obrigações do tesouro
nacional e de outros títulos da dívida pública. Assim como o redesconto e o depósito compulsório, atua como regulador da oferta de moeda no mercado. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Excesso de moeda no mercado: o Banco Central vende as obrigações do tesouro, retirando, dessa forma, de circulação o excesso de moeda nos bancos.
II- As pessoas estão realizando aplicações financeiras ao comprar título da dívida pública o Banco Central do Brasil.
III- Ao Banco Central do Brasil recomprar os títulos da dívida pública, significa que haverá mais moeda em circulação, em poder das pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A	Somente a sentença III está correta. B	As sentenças I, II e III estão corretas. C	Somente a sentença II está correta.
D	Somente a sentença I está correta.
9 A evolução da moeda ocorreu até a moeda fiduciária, ou seja, a substituição da moeda-papel pelo papel-moeda. Agora o seu
valor está impresso nas cédulas de papel ou cunhado nas moedas metálicas. A emissão dessa moeda se dá exclusivamente pelo
Banco Central do Brasil, por meio da Casa da Moeda do Brasil. Esse conjunto de cédulas e moedas constitui o sistema monetário. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- Moeda escritural ou moeda bancária é o depósito bancário que as pessoas podem fazer, ou seja, podemos utilizar cheques ou cartão de débito para realizar pagamentos.
II- Moeda escritural ou moeda bancária é considerado o cheque ou cartão de débito que as pessoas podem utilizar para realizar pagamentos.
III- O cartão de crédito não é considerado moeda, serve como um facilitador na hora da compra que depois será necessário utilizar moeda para pagá-lo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A	Somente a afirmativaI está correta. B	As afirmativas II e III estão corretas. C	As afirmativas I e III estão corretas. D	Somente a afirmativa III está correta.
10 A história da moeda tem como início o escambo, ou seja, os bens eram utilizados como moeda de troca, trocava-se bens por
bens. Determinados bens eram denominados de moeda-mercadoria, pois tinham seu valor intrínseco. Nem todos os bens serviam como moeda, existiam algumas regras para tal. Nesse sentido, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Dentre as regras existentes para que um bem fosse definido como moeda-mercadoria, era durabilidade, ser de fácil transporte, ser de fácil divisibilidade, ser homogêneo e ter oferta ilimitada.
( ) A moeda-papel foi desenvolvida na idade moderna, ou seja, as pessoas entregavam bens ao ourives que em troca emitiam um recibo para ser utilizado como moeda.
( ) O uso do ouro e da prata se deu por muitos séculos, devido ter um valor intrínseco, por exemplo, uma moeda na qual haviam sido utilizados vinte gramas de ouro, era trocada por mercadorias deste mesmo valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V.
B V - V - F.
C F - V - V.
D V - F - V.

Outros materiais