Buscar

Dispositivo intrauterino (DIU)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os contraceptivos reversíveis de ação prolongada, também conhecidos como Long-Acting Reversible Contraception (LARC), referem-se a métodos que são eficazes por longo período e não necessitam de ação do usuário. Incluem, além do implante subdérmico, os Dispositivos Intrauterinos (DIU). Os mecanismos de ação do DIU diferem conforme sua composição (cobre ou levonorgestrel), mas de uma maneira geral, se resumem em retardar ou acelerar o transporte do embrião inicial por meio das tubas uterinas, danificar ou destruir o embrião inicial antes que ele alcance o útero, além de prevenir sua implantação. 
Pode estar associado a inúmeros efeitos adversos, como alterações no padrão de sangramento menstrual (que acaba aumentando), dor pélvica, expulsão e efeitos relacionados ao hormônio da progesterona, que incluem acne, dores de cabeça, náuseas, sensibilidade mamária e alterações de humor. 
O principal mecanismo de ação do DIU de cobre é dificultara fecundação do oócito pelo espermatozoide. Os íons de cobre são tóxicos para os espermatozoides e oócitos e ficam acumulados no trato reprodutivo, incluindo as tubas uterinas. Não interfere, portanto, no desenvolvimento folicular e/ou ovulação. O DIU hormonal, por sua vez, constituído de levonorgestrel, tem como principal mecanismo de ação o espessamento do muco cervical e a diminuição da motilidade dos espermatozoides.
Existem, relatadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), algumas contraindicações ao uso do DIU de cobre. Dentro da classificação de contraindicações absolutas, estão: gravidez, alergia ao cobre, câncer cervical ou endometrial, sepse puerperal, Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e doença inflamatória pélvica. Já nas contraindicações relativas, estão mulheres que possuem fator de risco para IST, mulheres imunocomprometidas e/ou que possuem câncer de ovário, doença trofoblástica benigna e aquelas com período pós-parto de 48 horas a 4 semanas. Em relação ao DIU hormonal, são apontadas como contraindicações absolutas, gravidez confirmada ou suspeita, cervicite não tratada, doença hepática aguda ou tumor de fígado, alergia ao levonorgestrel e infecção aguda ou recente. Já como contraindicação relativa, tem-se: mulheres que não querem desenvolver oligomenorreia ou amenorreia, história de reflexo vasovagal, fator de risco importante para IST, história anterior de problemas com anticoncepção intrauterina, mulheres imunocomprometidas e sangramento uterino anormal não diagnosticado. As complicações associadas à inserção do SIU-LNG incluem perfuração uterina, laceração do colo do útero, colocação inadequada do dispositivo e expulsão do dispositivo. 
REFERÊNCIAS:
GONZAGA, Vanderléa Aparecida Silva et al. Barreiras organizacionais para disponibilização e inserção do dispositivo intrauterino nos serviços de atenção básica à saúde. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 51, e03270, 2017.
PIRES, Maria Luíza Lemos et al. Indications and reasons for discontinuing the levonorgestrel-releasing intrauterine system (LNG-IUS). Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 20, n. 2, p. 479-484, 2020.
SLYWITCH, Nathalia Coelho et al. Comparação entre os dispositivos intrauterinos de cobre e hormonal: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. e7345-e7345, 2021.
FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí.
IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba S.A.
Av. Evandro Lins e Silva, nº 4435, bairro Sabiazal - CEP 64.212-790, Parnaíba-PI
CNPJ – 13.783.222/0001-70 | 86 3322-7314 | www.iesvap.edu.br

Continue navegando