Buscar

Atividade -Introdução às Ciências Atuariais 17 08 2021 (2)

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS ATUARIAIS – 17/08/2021
Aluno: Joaquim Ribeiro dos Reis Junior Data: 19/08/2021 Semestre: 4° Semestre Professora: Katiane Rouze
Questões
1) Qual a estrutura de mercado do sistema nacional de seguros privados, conforme o decreto lei n° 73/66 e alterações posteriores?
 Estrutura do mercado O Sistema Nacional de Seguros Privados, instituído pelo Decreto-Lei n.º 73, de 1966, e alterado por legislações posteriores, tem a seguinte composição: • Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP • Superintendência de Seguros Privados - SUSEP • Resseguradores • Sociedades autorizadas a operar em seguros privados • Corretores habilitados. 
2) Qual o papel do CNSP no mercado de seguros?
Cabe ao CNSP fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados no Brasil.
3) O que a SUSEP representa para o mercado de seguros?
Superintendência de Seguros Privados – SUSEP A Susep é a autarquia federal responsável pela regulação e fiscalização dos mercados de seguros (exceto seguro saúde), previdência privada e capitalização
4) Qual é o órgão responsável pelo mercado de seguro saúde no Brasil?
Agencia Nacional de Saúde (ANS).
5)Qual a importância do resseguro para o mercado de seguros?
O resseguro é fundamental para o mercado de grandes apólices, para diluir o risco de colocação dos grandes contratos. Uma seguradora, ainda que de grande porte, não conseguiria absorver, isoladamente, um sinistro de vastas proporções.
6) Qual a função da ABER no Brasil?
A Associação Brasileira das Empresas de Resseguros - ABER, associação civil sem fins lucrativos, congrega e representa as empresas do ramo de resseguros que atuam no Brasil. 
7) Quem concede autorização para que uma seguradora possa operar?
As seguradoras precisam de aprovação governamental para operar, bem como aprovação específica da Susep para cada um de seus produtos. No caso das seguradoras de saúde, a autorização cabe à Agência Nacional de Saúde (ANS). As seguradoras devem manter provisões, em conformidade com os critérios estabelecidos pelo CNSP.
8) Para que uma seguradora possa operar fora do Brasil quais exigências deve cumprir? 
As seguradoras não podem abrir filiais ou agências no exterior sem a autorização do Ministério da Fazenda. Caso mantenha filiais ou agências fora do Brasil, a seguradora deve: • manter os resultados de suas operações no exterior separadamente de suas contas; • apresentar relatório detalhado à Susep sobre os resultados no exterior; • apresentar prova de que as demonstrações contábeis relativas às filiais e agências no exterior foram aprovadas pelas autoridades estrangeiras competentes.
9) Qual o papel da confederação nacional das empresas de seguros gerais?
As sociedades seguradoras estão organizadas na Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais
10) Qual a importância dos órgãos reguladores para o mercado de seguros?
Uma das atribuições do órgão regulador é fixar diretrizes e normas da política de seguros privados no Brasil e definir as características gerais dos contratos de seguros. Assim, todas as instituições financeiras que oferecem o produto no mercado devem cumprir as definições do órgão.

Continue navegando