Buscar

Frases, Oracoes e periodos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
 Ao combinar as palavras de uma língua, o locutor tem um propósito específico: estabelecer comunicação. Segundo a perspectiva de Bakhtin (1997), o locutor interage verbalmente com um propósito comunicativo que se estabelece em uma relação dialógica. 
 A sintaxe estuda as combinações e relações entre as palavras. Essas combinações começam por meio de frases, orações e períodos.
1. Frase 
 É a unidade mínima de comunicação linguística. Portanto, será frase qualquer palavra ou grupo de palavras que estabeleçam sentido. Por exemplo: 
 - Você escreve música? 
 - Não.
 Ambas são frases; no primeiro caso, a frase é composta por um grupo de palavras e, no segundo, apenas por uma palavra. O que deve ser levado em consideração é o sentido que podemos estabelecer com elas. 
2. Oração
 É uma frase ou parte de uma frase que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Geralmente, a oração é constituída de sujeito e predicado ou, pelo menos, de um predicado. O verbo é a classe que estabelece as relações de sentido. Por exemplo: 
Clarissa baixa os olhos timidamente.
 SUJEITO PREDICADO
É tarde.
PREDICADO
 No último caso, não há sujeito; somente predicado. Note que, em ambos os exemplos, se os verbos baixar e ser forem retirados, as orações ficarão sem sentido. 
3. Período
 É a frase constituída de uma ou mais orações. Os períodos se encerram nos pontos quando o sentido a ser expresso estiver completo. Quando o período tiver apenas uma oração (ou seja, apenas um verbo), teremos um período simples. Quando houver mais de uma oração (dois ou mais verbos), teremos o período composto. Por exemplo: 
 A sala de jantar está toda bagunçada. 
 Nesse caso, temos uma oração apenas, pois há somente o verbo estar. Portanto, aqui há um período simples. Veja outro exemplo: 
Ele notou que a sala de jantar estava toda bagunçada.
 Nesse exemplo, temos dois verbos (notar e estar). Portanto, temos um período composto por duas orações.

Outros materiais