Buscar

portfólio 4 políticas sociais e ambientais

Prévia do material em texto

O caos político, econômico e humanitário vivido na Venezuela tem sido noticiado em jornais do mundo todo. Atualmente, o país governado por Nicolas Maduro, enfrenta uma forte insatisfação por parte da população que o considera autoritário e acredita que suas gestão colaborou para que o a país estivesse em um cenário de miséria e falta de empregos. Em razão dessa triste realidade, milhares de venezuelanos migraram para outras regiões a procura de melhor qualidade de vida e oportunidades de trabalho. Atualmente, o fluxo migratório de venezuelanos é o maior no Brasil, por causa desse intenso fluxo migratório, problemas começaram a surgir em território nacional, visto que a maioria dos venezuelanos fixou-se em um único estado, Roraima. Toda essa conjuntura provocou o colapso socioeconômico do país. A saída dos venezuelanos foi migrar para outros países em busca de condições mínimas para sobreviver.
Os venezuelanos adentram o território brasileiro pelo estado de Roraima, mais especificamente pela cidade de Pacaraima, que faz fronteira terrestre com a Venezuela. Por ser o local de maior acessibilidade e também porque nele concentrou a maior parte dos venezuelanos imigrantes que entraram no território. Apesar de não haver dados concretos sobre o número de venezuelanos em Roraima, é certo que o estado enfrenta diversas dificuldades para abrigar todo esse contingente populacional que ali se concentrou.
Em virtude da falta de políticas públicas que acolham essa massa migratória para inserir-la no mercado de trabalho, fornecer educação e saúde, entre outras necessidades básicas, boa parte dos venezuelanos que se encontram em Roraima lotou semáforos para pedir esmola ou vender alimentos, improvisando barracas, prostituindo-se e até mesmo praticando crimes.

Continue navegando