Buscar

rosemeire vera helia

Prévia do material em texto

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
ROSEMEIRE MARIA CORREIA VERA LUCIA GONÇALVES DE OLIVEIRA
HÉLIA CLARA DE JESUS
O PROCESSO DE CONTROLE SOCIAL NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS PAR NO MUNICÍPIO DE ALFENAS
VARGINHA - MG 2020
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
0
ROSEMEIRE MARIA CORREIA VERA LUCIA GONÇALVES DE OLIVEIRA
HÉLIA CLARA DE JESUS
O PROCESSO DE CONTROLE SOCIAL NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS PAR NO MUNICÍPIO DE ALFENAS - MG
Trabalho final de conclusão do Curso do Programa Dinheiro Direto na Escola – Plano de Ações Articuladas - PAR
Tutora: Eliane dos Reis Dias
2
RESUMO
Este trabalho é resultado de estudos do curso realizado por uma parte da equipe escolar da E.E.Dr. Arlindo Silveira Filho, Alfenas. O curso foi oferecido pelo FNDE (PAR). Procuramos discutir a importância das decisões, execução e acompanhamento dos recursos financeiros (PDDE) Programa Dinheiro Direto na Escola.
Discute-se também a importância da gestão democrática, onde todos participam com trabalho real e eficaz, seja nas sugestões, levantamento de dados, demandas e melhor uso do dinheiro. A prestação de contas também é alvo de estudo e análise para que o processo seja claro e aberto a toda a comunidade que atua de forma emancipadora contribuindo para uma Educação de Qualidade.
Palavras Chave: Público, democrático, transparente.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	01
2. O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR.........................	03
O que é	03
Abrangência do PAR	04
A quem se destina	06
Como Acessar	06
Órgãos Gestores/Áreas Gestoras	06
Atuação do FNDE	07
Legislação	07
Eixos de Atuação	08
Gestão Educacional	08
Formação de Professores	08
Práticas Pedagógicas e Avaliação	08
Infraestrutura Física Escolar	08
CONTROLE SOCIAL DO PAR NO MUNICÍPIO ALFENAS	08
DIVULGAÇÃO NA COMUNIDADE	25
CONSIDERAÇÕES FINAIS	26
REFERÊNCIAS	27
1. INTRODUÇÃO
O Programa de Formação pela Escola, através de mais uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), disponibilizou o curso Plano de Ações Articuladas (PAR) que tem como “objetivo disponibilizar ao cursista informações e conhecimentos sobre o PAR, seus principais objetivos, suas etapas, sua forma de execução, detalhando inclusive a sua operacionalização e a prestação de contas. Além de possibilitar o acompanhamento de etapas do PAR no município e/ou estado, sugerir ações para o seu desenvolvimento e fiscalizar o andamento das ações pactuadas no âmbito do PAR em seu município e/ou estado.”(BRASIL, P. 08, 2018).
As medidas de austeridade fiscal tomada pelo Governo têm reduzido as receitas dos recursos destinados a alguns programas sociais relacionados a educação desde 2015. E após estudos dirigidos realizados no curso e iniciamos pesquisas no tocante aos recursos destinados pelo FNDE ao PAR de nosso município e a equipe responsável pelo acompanhamento direto da utilização dos recursos: Equipe e Comitê Local.
O FNDE tem contribuído para garantir que os repasses do Fundo sejam utilizados de forma correta e propiciado a comunidade escolar a oportunidade de uma formação ampla, esclarecedora sobre os programas implantados nas escolas, estabelecendo um conceito de cidadania nas ações desenvolvidas por intermédio ou em função destes programas.
4
2. O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR
O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.
Trata-se de uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os entes subnacionais elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.
Assegurar o acesso dos estudantes às vagas escolares disponibilizadas nas instituições de ensino, em especial na educação básica, e sua permanência com sucesso na escola, depende do atendimento a uma série de elementos estruturais e serviços, dentre os quais se destacam: materiais didáticos e pedagógicos, formação de profissionais, equipamentos e infraestrutura escolar. Esses produtos e serviços se relacionam a vários fatores econômicos e sociais e à forma de planejamento, gestão, atuação e colaboração entre os entes subnacionais, proporcionada pela assistência técnica e financeira, concretizada no âmbito do PAR.
Nesse contexto, o PAR apresenta indicadores definidos a partir do diagnóstico e planejamento local, consolidados anualmente, para quatro dimensões:
1. gestão educacional;
2. formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar;
3. práticas pedagógicas e de avaliação, e
4. infraestrutura física e recursos pedagógicos.
Com essas informações, o governo federal prioriza e apoia as ações educacionais propostas pelos órgãos estaduais e municipais, com assistência técnica e investimentos vinculados para Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).
Atualmente, essas transferências voluntárias e assistência técnica estruturadas no PAR são realizadas por intermédio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A ferramenta correlaciona as demandas do ente por recursos técnicos, financeiros e pedagógicos e identifica as medidas mais apropriadas para solução dos problemas identificados e para execução das ações.
A elaboração do plano é feita em três etapas: diagnóstico da situação educacional, elaboração do plano de trabalho e análise técnica. Concluída a etapa do diagnóstico da situação educacional, o ente, por meio do Simec, elabora o seu Plano de Ações Articuladas e o apresenta ao FNDE e ao MEC. O ciclo atual engloba o período de 2016 a 2019. Cabe ao FNDE apoiar técnica e financeiramente os entes federados a formular seus respectivos planos, avaliando as necessidades educacionais de suas redes de ensino, abrangendo de forma sistêmica as etapas e modalidades da educação básica. Desde seu início em 2007, contemplou diversas ações, conforme segue:
5
	Abrangência do PAR
	Nível
	Etapa
	Modalidades
	Ações Pedagógicas
	Ações de Infraestrutura
	
Educação Básica
	
· Educação infantil
· Ensino fundamental
· Ensino médio
	
· Educação especial
· Ensino	tecnológico	e profissional
· Educação de jovens e adultos
· Educação ambiental
· Educação do Campo
· Educação étnico-racial
· Educação indígena
· Educação quilombola
	
· Acervos bibliográficos
· Formação continuada e capacitação
· Jornada literária
· Material didático
· Material pedagógico
· Material escolar
· Material de consumo
· Cursos EAD
· Materiais esportivos
	· Ampliação
· Construção
· Reforma
· Equipamentos
· Ônibus escolares
· Ônibus acessível
· Bicicleta e capacete
· Equipamentos e kit de cozinha
· Brinquedos
· Quadras escolares
· Equipamentos de climatização
· Instrumentos musicais
· Mobiliário
· Computadores,	projetores	e tablets
O novo ciclo do PAR foi estruturado em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), principal ponto de convergência das políticas públicas educacionais para os próximos dez anos. Suas diretrizes, metas e estratégias canalizam os esforços de estados, municípios e da sociedade civil para consolidar um sistema educacional capaz de garantir o direito à educação em sua totalidade.
A quem se destina?
O PAR foi concebido como uma ferramenta de gestão para o planejamento da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal elaboram para um período de quatro anos. Pelas suas características sistêmicas e estratégicas, o PAR favorece as políticas educacionaise a sua continuidade, inclusive durante as mudanças de gestão, constituindo-se como importante elemento na promoção de políticas de Estado na Educação.
Como acessar?
A elaboração do PAR e todo o acompanhamento do seu trâmite são feitos pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec – Módulo PAR), disponível em http://simec.mec.gov.br. O Simec é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É através do Simec que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades ou estados. O sistema se encontra disponível para acesso por meio de senha, no endereço simec.mec.gov.br.
Órgãos Gestores / Áreas Gestoras
A formulação e implementação do plano se encontra sob a responsabilidade dos órgãos gestores integrantes do Comitê Estratégico do PAR, instituído pela Portaria MEC n° 29, de 12 de janeiro de 2017, contando com a seguinte representação:
· Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE Coordenador do Comitê Estratégico – Leandro José Franco Damy – Diretor da DIGAP/FNDE;
· Gabinete do Ministro de Estado da Educação;
6
· Secretaria Executiva do Ministério da Educação – SE-MEC;
· Secretaria de Educação Básica – SEB-MEC;
· Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC-MEC;
· Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI-MEC;
· Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE-MEC;
· Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep;
· Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes;
· Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação – Consed; e
· União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime.
Atuação do FNDE
O FNDE é o órgão responsável pelo gerenciamento tático e operacional dos Módulos do PAR no Simec. Além disso, cabem às áreas técnicas do FNDE e do MEC a análise da coerência entre o que foi solicitado e os dados do Censo Escolar, verificando a viabilidade e a necessidade das demandas de acordo com o diagnóstico da realidade local informada pelos órgãos municipais e estaduais. A partir dessa validação, tem-se o PAR para o município, o estado ou o Distrito Federal.
Legislação
· CF/1988 - Art. 211
Assistência técnica e financeira para garantir a equalização de oportunidades educacionais e o padrão mínimo de qualidade do ensino.
· Decreto 6094/2007
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, inserido no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
· Lei 12.695/2012
Apoio técnico e financeiro por meio do PAR
· Lei 13005 (PNE/2014) - 25/06/2014 - Meta 7
Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as médias nacionais para o Ideb
Lei 13005 (PNE/2014) - 25/06/2014 - Estratégia 7.5
Formalizar e executar os planos de ações articuladas dando cumprimento às metas
de qualidade estabelecidas para a educação básica pública e às estratégias de apoio técnico e financeiro voltadas à melhoria da gestão educacional, à formação de professores e professoras e profissionais de serviços e apoio escolares, à ampliação e ao desenvolvimento de recursos pedagógicos e à melhoria e expansão da infraestrutura física da rede escolar.
Lei 13005 (PNE/2014) - 25/06/2014 - Estratégia 7.6
Associar a prestação de assistência técnica e financeira à fixação de metas intermediárias, nos termos estabelecidos conforme pactuação voluntária entre os entes, priorizando sistemas e redes de ensino com Ideb abaixo da média nacional.
Eixos de Atuação
Gestão Educacional
Formação de Professores 2.8.3Práticas Pedagógicas e Avaliação
2.8.4 Infraestrutura Física Escolar
CONTROLE SOCIAL DO PAR NO MUNICÍPIO ALFENAS
Os recursos do PDDE é uma verba que tem muita importância para o município. O dinheiro chega direto na escola (Estaduais) ou prefeitura (Municipais). Uma conta é aberta pelo próprio FNDE e atendendo ao plano de ação feito pelas escolas ou município, as verbas são depositadas em data específica.
Optamos por trazer à discussão como a E.E.Dr. Arlindo Silveira Filho, executa o recurso financeiro do PDDE.
No início de cada ano, é feita uma atualização do cadastro no site do PDDE Interativo, dessa atualização depende o recebimento das verbas durante o ano letivo. Nela a escola faz a opção da porcentagem que prefere receber de cada modalidade, ou seja, quantos por cento de capital e quanto por cento de custeio. Esse é decisão é tomada a partir de discussão com o colegiado escolar que representa o conselho da escola. É também levado em consideração as necessidades apontadas pela comunidade durante o ano letivo. Os representantes da comissão do colegiado da escola são:
Segmento magistério Andréia de Fatima Tomé Carlos Henrique Correa Sonia Aparecida Cesário Maria Antonieta Pereira
Segmento administrativo Beatriz Cardoso
Luzia de Fátima Gonçalves
Segmento pai/mãe ou responsável Daniela Roberta Antonio Rosa Janaina Vaz Vieira
Juliana Maruques Diniz Ulisses Batista dos Santos Isabelle Medeiros de Freitas Jaqueline Santos Barboza
Todos colaboram para que as verbas sejam utilizadas da melhor forma possível, atendendo os problemas e demandas da comunidade escolar.
Descreva aqui quais os problemas existentes em sua comunidade, na gestão ou fiscalização dos recursos do PDDE. Ela pode ser hipotética ou algo vivenciado.
Após estudos no curso a equipe resolveu se aprofundar quanto ao recebimento de valores do PAR no município de XXX e quais os representantes da Equipe Local e Comissão Local que representam toda a comunidade no acompanhamento do PAR, no processo de diagnóstico, planejamento, execução e acompanhamento, repasse de recursos, bem como a prestação de constas dos Termos de Compromisso , colaborando na construção de uma educação de mais qualidade social.
Valores recebidos pela Município de Alfenas em 2020.
	
	Fundo	Nacional	de
Desenvolvimento da Educação
	:: LIBERAÇÕES - CONSULTAS GERAIS ::
	Entidade..:	18.243.220/0001-01	-	PREF	MUN	DE ALFENAS
	Município.: ALFENAS - MG
	ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PROG.NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
	
Data Pgto
	
OB
	
Valor
	
Programa
	
Banco
	Agênci a
	
C/C
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
17/FEV/2020
	80065
6
	
13.320,00
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Pré-escola.
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	
	
	
	
	
	
	
	Alimentação
	BANC
	
	
	
	
17/FEV/2020
	80071
8
	
17.520,00
	Escolar	-
Ensino
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Fundamenta
	L
	
	
	
	
	
	
	l
	
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
17/FEV/2020
	80059
3
	
29.100,00
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Creche
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
17/FEV/2020
	80067
2
	
1.470,00
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	AEE
	L
	
	
	
	
17/FEV/2020
	80081
3
	
1.902,00
	PNAE	-
Alimentação
	BANC O	DO
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Escolar
	-
	BRASI
	
	
	
	
	
	
	EJA
	
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	09/MAR/202
0
	80124
5
	
23.191,20
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Pré-escola.
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	09/MAR/202
0
	80129
8
	
33.174,00
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Creche
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	
	
	
	
	
	
	
	Alimentação
	BANC
	
	
	
	11/MAR/202
0
	80152
2
	
27.197,60
	Escolar	-
Ensino
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Fundamenta
	L
	
	
	
	
	
	
	l
	
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	11/MAR/202
0
	80142
8
	
2.155,60
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	EJA
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	11/MAR/202
0
	80153
1
	
1.646,40
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	AEE
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
02/ABR/2020
	80322
9
	
1.558,20
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	AEE
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
02/ABR/2020
	80310
5
	
22.358,80
	Alimentação
Escolar-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Ensino
	L
	
	
	
	
	
	
	Fundamenta
	
	
	
	
	
	
	
	l
	
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
02/ABR/2020
	80331
6
	
31.137,00
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Creche
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
02/ABR/2020
	80318
1
	
2.028,80
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	EJA
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
02/ABR/2020
	80309
7
	
18.255,60
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Pré-escola.
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	
	
	
	
	
	
	
	Alimentação
	BANC
	
	
	
	
27/ABR/2020
	80479
0
	
22.358,80
	Escolar	-
Ensino
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Fundamenta
	L
	
	
	
	
	
	
	l
	
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
27/ABR/2020
	80467
3
	
18.255,60
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Pré-escola.
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
27/ABR/2020
	80463
2
	
2.028,80
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	EJA
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
27/ABR/2020
	80444
1
	
31.137,00
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Creche
	L
	
	
	
	
30/ABR/2020
	
80556
6
	
1.558,20
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- AEE
	BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
29/MAI/2020
	
80859
9
	
1.558,20
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- AEE
	BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
29/MAI/2020
	
80878
6
	
2.028,80
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- EJA
	BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
29/MAI/2020
	
80889
5
	
18.255,60
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- Pré-escola.
	BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
29/MAI/2020
	
80845
9
	
31.137,00
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- Creche
	BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
29/MAI/2020
	
80879
5
	
22.358,80
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- Ensino Fundamenta l
	
BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
02/JUL/2020
	
81114
7
	
1.558,20
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- AEE
	BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
02/JUL/2020
	81112
4
	
18.255,60
	PNAE	-
Alimentação
	BANC O	DO
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Escolar
	-
	BRASI
	
	
	
	
	
	
	Pré-escola.
	
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
02/JUL/2020
	81094
7
	
31.137,00
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Creche
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
02/JUL/2020
	81102
1
	
2.028,80
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	EJA
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	
	
	
	
	
	
	
	Alimentação
	BANC
	
	
	
	
02/JUL/2020
	81099
9
	
22.358,80
	Escolar	-
Ensino
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Fundamenta
	L
	
	
	
	
	
	
	l
	
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	
	
	
	
	
	
	
	Alimentação
	BANC
	
	
	
	04/AGO/202
0
	81366
7
	
22.358,80
	Escolar	-
Ensino
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Fundamenta
	L
	
	
	
	
	
	
	l
	
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	04/AGO/202
0
	81376
6
	
1.558,20
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	AEE
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	04/AGO/202
0
	81388
4
	
31.137,00
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Creche
	L
	
	
	
	04/AGO/202
0
	81399
3
	
2.028,80
	PNAE	-
Alimentação
	BANC O	DO
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Escolar
	-
	BRASI
	
	
	
	
	
	
	EJA
	
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	04/AGO/202
0
	81371
5
	
18.255,60
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Pré-escola.
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
01/SET/2020
	81596
1
	
18.255,60
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Pré-escola.
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
01/SET/2020
	81584
4
	
2.028,80
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	EJA
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
01/SET/2020
	81590
9
	
1.558,20
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	AEE
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	
	
	
	
	
	
	
	Alimentação
	BANC
	
	
	
	
01/SET/2020
	81596
9
	
22.358,80
	Escolar	-
Ensino
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Fundamenta
	L
	
	
	
	
	
	
	l
	
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
02/SET/2020
	81622
3
	
31.137,00
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Creche
	L
	
	
	
	
	
	
	PNAE	-
	BANC
	
	
	
	
01/OUT/2020
	81827
8
	
18.255,60
	Alimentação
Escolar	-
	O	DO
BRASI
	
0168
	000051151
X
	
	
	
	
	Pré-escola.
	L
	
	
	
	
01/OUT/2020
	
81833
9
	
1.558,20
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- AEE
	BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
01/OUT/2020
	
81811
9
	
31.137,00
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- Creche
	BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
01/OUT/2020
	
81794
8
	
22.358,80
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- Ensino Fundamenta l
	
BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
07/OUT/2020
	
81891
2
	
2.028,80
	PNAE	-
Alimentação Escolar	- EJA
	BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000051151
X
	
	
Total:
	678.045,6
0
	
	
	PNATE - PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSP DO ESCOLAR
	Data Pgto
	OB
	Valor
	Programa
	Banco
	Agência
	C/C
	
	
02/MAR/2020
	
801120
	
10.337,76
	
PNATE
	BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000149586
	
	
03/ABR/2020
	
803552
	
10.337,76
	
PNATE
	BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000149586
	
	
28/ABR/2020
	
805265
	
10.337,76
	
PNATE
	BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000149586
	
	
07/MAI/2020
	
806119
	
10.337,76
	
PNATE
	BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000149586
	
	
08/JUN/2020
	
809615
	
10.337,76
	
PNATE
	BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000149586
	
	
10/JUL/2020
	
811799
	
10.337,76
	
PNATE
	BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000149586
	
	
10/AGO/2020
	
814614
	
10.337,76
	
PNATE
	BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000149586
	
	
10/SET/2020
	
816729
	
10.337,76
	
PNATE
	BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000149586
	
	
09/OUT/2020
	
819059
	
10.337,76
	
PNATE
	BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000149586
	
	Total:
	93.039,84
	
	
	QUOTA - QUOTA ESTADUAL / MUNICIPAL
	
Data Pgto
	
OB
	
Valor
	
Programa
	
Banco
	Agênci a
	
C/C
	
	
	
	
	Salário-
	BANC
	
	
	
	
16/JAN/2020
	80017
3
	
250.644,81
	Educação:
Repasse a
	O	DO
BRASI
	
0168
	000014645
5
	
	
	
	
	estados	e
	L
	
	
	
	
	
	
	municípios
	
	
	
	
	
	
	
	.
	
	
	
	
	
	
	
	Salário-
	
	
	
	
	
	
	
	Educação:
	BANC
	
	
	
	
18/FEV/2020
	80090
9
	
156.912,96
	Repasse a
estados	e
	O	DO
BRASI
	
0168
	000014645
5
	
	
	
	
	municípios
	L
	
	
	
	
	
	
	.
	
	
	
	
	
	
	
	Salário-
	
	
	
	
	
	
	
	Educação:
	BANC
	
	
	
	16/MAR/202
0
	80183
0
	
128.780,41
	Repasse a
estados	e
	O	DO
BRASI
	
0168
	000014645
5
	
	
	
	
	municípios
	L
	
	
	
	
	
	
	.
	
	
	
	
	
	
	
	Salário-
	
	
	
	
	
	
	
	Educação:
	BANC
	
	
	
	
15/ABR/2020
	80406
8
	
129.643,69
	Repasse a
estados	e
	O	DO
BRASI
	
0168
	000014645
5
	
	
	
	
	municípios
	L
	
	
	
	
	
	
	.
	
	
	
	
	
	
	
	Salário-
	
	
	
	
	
	
	
	Educação:
	BANC
	
	
	
	
13/MAI/2020
	80676
5
	
121.136,89
	Repasse a
estados	e
	O	DO
BRASI
	
0168
	000014645
5
	
	
	
	
	municípios
	L
	
	
	
	
	
	
	.
	
	
	
	
	
	
	
	Salário-
	
	
	
	
	
	
	
	Educação:
	BANC
	
	
	
	
15/JUN/2020
	80985
6
	
126.699,41
	Repasse a
estados	e
	O	DO
BRASI
	
0168
	000014645
5
	
	
	
	
	municípios
	L
	
	
	
	
	
	
	.
	
	
	
	
	
15/JUL/2020
	
81235
1
	
119.706,86
	Salário- Educação: Repasse a estados	e municípios
.
	
BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000014645
5
	
	
13/AGO/202
0
	
81486
9
	
124.715,29
	Salário- Educação: Repasse a estados	e municípios
.
	
BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000014645
5
	
	
16/SET/2020
	
81717
1
	
130.388,23
	Salário- Educação: Repasse a estados	e municípios
.
	
BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000014645
5
	
	
13/OUT/2020
	
81926
1
	
130.222,08
	Salário- Educação: Repasse a estados	e municípios
.
	
BANC O	DO BRASI L
	
0168
	
000014645
5
	
	
Total:
	1.418.850,6
3
	
	
Dados referentes ao fechamento do dia: 22/10/2020
Valores recebidos pela E.E.Dr. Arlindo Silveira Filho de Alfenas em 2020
	
	Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
	:: LIBERAÇÕES - CONSULTAS GERAIS ::
	
	Entidade..: 19.364.272/0001-07 - CAIXA ESCOLAR DR ARLINDO SILVEIRA FILHO
	Município.: ALFENAS - MG
	PDDE - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
	Data Pgto
	OB
	Valor
	Programa
	Banco
	Agência
	C/C
	
	
17/MAR/2020
	
8020854.020,00
	PDDE -
Manutenção Escolar
	BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000584843
	
	
17/MAR/2020
	
802086
	
4.020,00
	PDDE -
Manutenção Escolar - 2ª Parcela
	
BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000584843
	
	Total:
	8.040,00
	
	
	PDDE QUALIDADE - ENSINO MÉDIO INOVADOR, MAIS CULTURA, ESC.DE FRONTEIRA, ATLETA NA ESCOLA, ESC.SUSTE
	Data Pgto
	OB
	Valor
	Parcela
	Programa
	Banco
	Agência
	C/C
	
	
30/ABR/2020
	
805468
	
3.328,00
	
001
	EDU. CONECTADA
- PDDE
Educação Conectada
	
BANCO DO BRASIL
	
0168
	
0000582468
	
	Total:
	3.328,00
	
	
Dados referentes ao fechamento do dia: 22/10/2020
Volta a consulta de liberações
PRESTAÇÃO DE CONTAS DA E.E.DR.ARLINDO SILVEIRA FILHO
Relatório de Termos
RELATÓRIOS
	SR
E:
	
	
	
	Mu
nicí pio
:
	
	
	
	Esc
ola:
	
	
	
	CN
PJ:
	
	
	
	Pos içã o:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Nº
do Pla no:
	
	
	
	
	Nº
Ter mo
:
	
	
	
	
	Dat
a inic ial:
	
	
	
	Data final:
	
	
	
	
	
	
PL AN O
	
Nº TER MO
	
SRE
	
MUNI CÍPIO
	
COD ESC OLA
	
ESCO LA
	
CNPJ
	CAIX A ESCO LAR
	TER MO + ADIT IVOS
	
POSI ÇÃO
	DATA GERAÇÃ O TERMO/ ADITIVO
	DAT A DE VIGÊ NCIA
	
Nº SIA FI
	
OBJETO
	AÇÃ O JUDI CIAL
	683
8
	764
650
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	3.750
,00
	VIG ENT E
	22/12/201
4
	31/12
/2020
	465
509
	RECURSOS DESTINADOS A COMPRA DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO E/OU CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA EM INFORMÁTICA.
	NÃO
	685
6
	772
082
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	15.00
0,00
	VIG ENT E
	30/12/201
4
	31/12
/2020
	470
775
	RECURSOS DESTINADOS A AQUISIÇÃO DE LOUSA DIGITAL. AS AQUISIÇÕES DOS EQUIPAMENTOS DEVERÃO SER FEITAS POR MEIO DE UM MODELO DE EDITAL A SER DISPONIBILIZA DO NO PORTAL DA DTAE E NESTE CONSTARA AS ESPECIFICAÇÕE S TÉCNICAS.
A PRESTAÇÃO DE CONTA FICA CONDICIONADA AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICAÇÕE S TÉCNICAS CONSTANTES NO EDITAL A SER ENVIADO.
	NÃO
	737
9
	792
284
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	15.00
0,00
	VIG ENT E
	19/11/201
5
	19/11
/2020
	491
381
	Aquisição de material de consumo e/ou pagamento de serviços de terceiros para desenvolvimento de projetos.
	NÃO
	746
0
	801
019
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	2.600
,00
	VIG ENT E
	05/12/201
5
	05/12
/2020
	499
209
	Aquisição de material de Consumo e/ou serviços para atender demanda da Educação Básica - Aquisição de kit esportivo
	NÃO
	752
4
	806
496
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	7.990
,00
	VIG ENT E
	18/12/201
5
	18/12
/2020
	503
836
	AQUISIÇÃO DE MATERIAL PERMANENTE PARA ATENDER DEMANDA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - AQUISIÇÃO CONFORME CATÁLOGO LITERÁRIO AUTORIAS DA DIVERSIDADE REGULAMENTA DO PELA CHAMADA PÚBLICA 01 DE
2015
	NÃO
	753
4
	809
999
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	17.61
1,26
	VIG ENT E
	21/12/201
5
	31/12
/2020
	505
603
	FUNDO DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO PREDIAL
	NÃO
	778
5
	824
450
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	3.500
,00
	VIG ENT E
	01/07/201
6
	30/06
/2021
	524
238
	RECURSO DESTINADO À INSTALAÇÃO DE REDE LÓGICA E ELÉTRICA DA ESCOLA.
	NÃO
	807
5
	829
595
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV
	8.600
,00
	VIG ENT E
	01/12/201
6
	30/11
/2021
	529
755
	Aquisição de material de Capital para atender à demanda das Ações de Educação Integral para o desenvolvimento das atividades
	NÃO
	
	
	
	
	
	FILH O
	
	EIRA FILH O
	
	
	
	
	
	escolhidas dentro dos macrocampos, em 2016 para beneficiar os estudantes.
	
	811
6
	834
224
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	300.0
00,00
	VIG ENT E
	28/12/201
6
	28/12
/2020
	534
045
	AMPLIAÇÃO E/OU REFORMA DE PRÉDIO ESCOLAR
	NÃO
	837
7
	864
379
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	4.000
,00
	VIG ENT E
	29/08/201
7
	31/12
/2020
	548
190
	RECURSOS DESTINADOS À COMPRA DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO E/OU CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMÁTICA.
	NÃO
	837
8
	867
862
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	2.000
,00
	VIG ENT E
	30/08/201
7
	31/12
/2020
	553
009
	RECURSOS DESTINADOS À COMPRA DE MATERIAL PERMANENTE DE INFORMÁTICA.
	NÃO
	875
9
	880
682
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	20.00
0,00
	VIG ENT E
	22/10/201
8
	31/12
/2020
	564
313
	RECURSO DESTINADO A EXECUCAO DE SERVICOS DE REDE LOGICA E ELETRICA PARA A ESCOLA. OBS: A EXECUÇÃO DOS SERVICOS DEVERA SER CONFORME ESPECIFICACOE S DA SEE-MG. EM CASO DE DUVIDA, PROCURAR O NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE DA SRE.
	NÃO
	877
5
	884
423
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	5.000
,00
	VIG ENT E
	12/11/201
8
	31/12
/2020
	568
159
	RECURSO DESTINADO A AQUISICAO DE EQUIPAMENTOS ATIVOS/PASSIV OS DE REDE (BENS DE CAPITAL) NECESSARIOS PARA EXECUCAO/FUN CIONAMENTO
	NÃO
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	DOS SERVICOS DE REDE LOGICA E ELETRICA PARA A ESCOLA. OBS: A EXECUÇÃO DEVERA SER CONFORME ESPECIFICACOE S DA SEE-MG. EM CASO DE DUVIDA, PROCURAR O NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE DA SRE.
	
	879
3
	887
490
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	4.870
,98
	VIG ENT E
	11/12/201
8
	31/12
/2020
	569
854
	AMPLIAÇÃO OU REFORMA DE PRÉDIO ESCOLAR
	NÃO
	883
5
	902
241
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	12.95
9,84
	VIG ENT E
	26/12/201
8
	31/12
/2020
	573
648
	Recursos destinados a manutenção e custeio das atividades de Educação Integral
	NÃO
	918
6
	926
085
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	28.91
9,00
	VIG ENT E
	17/02/202
0
	31/12
/2020
	597
716
	BENEFICIAR ALUNOS COM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
	NÃO
	919
1
	929
624
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	26.85
0,00
	VIG ENT E
	17/02/202
0
	28/02
/2021
	604
118
	MANUTENÇÃO, CUSTEIO E CONSERVAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR.
	NÃO
	918
7
	933
219
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA
	30.45
0,00
	VIG ENT E
	17/02/202
0
	31/01
/2021
	606
328
	TRANSFERÊNCI A DE RECURSO DE CONTRAPARTID A PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
	NÃO
	
	
	
	
	
	
	
	FILH O
	
	
	
	
	
	
	
	932
6
	936
860
	VARG INHA
- 41ª SRE
	ALFE NAS
	170
780
	EE DOU TOR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	1936427
2000107
	CAIX A ESC OLA R DR ARLI NDO SILV EIRA FILH O
	50.00
0,00
	VIG ENT E
	22/07/202
0
	31/07
/2022
	610
452
	AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO E/OU EQUIPAMENTO ESCOLAR- EMENDA PARLAMENTA
	NÃO
5. DIVULGANDO NA COMUNIDADE
Os passos que devem ser tomados para que o PAR seja executado de forma eficaz e que atinja seu objetivo que é melhorar a qualidade de educação, na qual podemos ver o resultado no IDEB do município e das Escolas, são esses:
· Discussão ampla com a comunidadepara que se tenha um diagnóstico fiel das demandas da escola.
· Atualização aos dados da escola no censo escolar, PDDE interativo para que o recurso venha de forma mais aproximada possível da realidade da escola.
· Ampla divulgação dos recursos e como serão utilizados, obedecendo o plano de ação de cada termo de compromisso.
· Eleger pessoas representantes dos conselhos que tenham realmente interesse e disponibilidade em acompanhar e colaborar na execução do PAR.
· Dar ampla divulgação aos canais de acesso para que todo cidadão possa acompanhar os recursos recebidos, sua execução e prestação de contas.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através do estudo do PAR, concluímos que o Brasil teve um período de avanço nas políticas públicas para a Educação. Podemos destacar a universalização do ensino, ações de inclusão, entre elas ações como bolsa família. Porém ainda há muito o que ser feito. As verbas ainda não atingem a todas as necessidades da Educação básica. Muito investimento será necessário para que a educação atinja seu potencial máximo. Um dos maiores problemas enfrentados pelas escolas é a falta de infraestrutura, seja na reforma e construção de novas escolas ou nos processos de adaptação para incluir alunos deficientes.
Na cidade de Alfenas, fica muito fácil observar a diferença existente entre o ensino universitário que é Federal e as escolas Estaduais e municipais. A diferença na estrutura dos prédios, material, acessibilidade nos faz pensar que vivemos, dentro de uma mesma cidade, porém em países diferentes.
A sugestão desse grupo é que o MEC, através do FNDE possa começar a investir na melhoria da infraestrutura das escolas de educação básica. Que políticas de distribuição de verbas sejam criadas para atender e permitir aos estudantes do ensino básico, prédios dignos com estruturas que favoreçam as necessidades da idade e o despertem o desejo de permanecer na escola.
CONCLUSÃO
A comunidade precisa aprender a acompanhar e opinar na distribuição dos recursos e o poder público deve garantir que todo cidadão saiba e tenha facilidade em acessar toda a execução do planejamento das ações do PAR.
Nós como espaço público e educadores devemos despertar em nossos alunos o interesse em conhecer como funciona a distribuição de recursos públicos e como deve ser executado na sua comunidade.
6. REFERÊNCIAS
AÇÕES ARTICULADAS, FNDE – Orientações para acompanhamento , controle social e análise das prestações de contas pelos CACS-Fundeb – Módulo PAR 2014-2018
BRASIL, Fnde – Caderno de Estudos Curso Plano de Ações Articuladas
- PAR – Plano de Ações Articuladas – PAR: Caderno de estudos / Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE. Assessoria de Educação Corporativa. - 1. ed. - Brasília : MEC, FNDE, 2019.
Sites Pesquisados:
Liberações	Consultas	–	Disponível	em: https://www.fnde.gov.br/sigefweb/index.php/liberacoes- Acesso em: 16 de agosto de 2020.
Listar Conselheiros por Mandato – Disponível em: https://www.fnde.gov.br/cacs/index.php/lista_conselheiros- Acesso em: 16 de agosto de 2020.
PORTAL FNDE - Sobre o PAR - – Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/par- Acesso em: 16 de agosto de 2020.
Portal	Transparência	–	Controle	Social	–	Disponível	em: http://www.portaltransparencia.gov.br/pagina-interna/603399-controle-social Acesso em: 16 de agosto de 2020.
O trabalho ficou muito bom....deu para verificar qual é a prioridade do PAR no município de Alfenas, e mais, acredito que vocês tenham conhecido mais sobre o valor recebido e investido pelo PAR. E é interessante saber que o PDDE Interativo é o PAR que chega às escolas a partir das prioridades selecionadas pela Secretaria de Estado de MG.
O relato de vocês sobre as discrepâncias de prédios, materiais e estrutura das instituições de educação em função das estruturas políticas fica clara a distribuição dos recursos do PAR. Concordo com vocês...é necessário ter maior investimento (distribuição de recursos) para o Ensino Bàsico. Principalmente porque precisamos dar credibilidade aos recursos públicos e sua utilização em prol da comunidade que necessita.
Por exemplo, as obras e construções ficam a cargo da SEE/MG (não vem no PDDE Interativo - a não ser pequenos reparos), e muitas das vezes o recurso é distribuído seguindo política e não necessidade das instituições.
Os cursos oferecidos pelo MEC buscam atingir o máximo de profissionais e fazer com que o conhecimento das ações e liberações de recursos do FNDE seja de conhecimento publico e que possamos realizar o Controle Social e lutar por melhor distribuição destes recursos.
Eliane Dias

Continue navegando