Buscar

Trabalho 3 Higiene e legislação

Prévia do material em texto

Thainã Aparecida Jesus Rodrigues de Lima
Método do Swab
Exemplo:
Avaliar a eficiência de higienização de equipamentos e utensílios de uma cadeia de restaurantes, dentre esses, incluíram-se cortadores de frios, cortadores de legumes, máquina de moer carne, bandejas de refeição, talheres, pratos de louça e liquidificadores.Os microrganismos eram removidos das superfícies consideradas higienizadas pela técnica do swab, conforme recomendação da APHA (American Public Health Association).
Técnica (caso ela peça na hora):
Para isso, utilizou-se swab de algodão não-absorvente, de 0,5 cm de diâmetro/2 cm de comprimento, em uma haste de 12 cm de comprimento. Os swabs foram esterilizados por autoclavagem a 121°C, por 15 minutos. Após ser umedecido, o swab foi friccionado, por três vezes, formando um ângulo de 30 °C com a superfície, no sentido vai-e-vem, numa área de 2x25 cm e, em seguida, os microrganismos coletados foram transferidos para tubos de ensaio, 20x250 mm, contendo 10 mL de solução neutralizante de tiossulfato de sódio a 0,25% em solução Ringer 1:4, de pH 7,0, esterilizada por autoclavagem a 121 °C por 15 minutos. Após a imersão, o excesso de solução do swab foi retirado, pressionando-o na superfície do tubo. Esse mesmo swab foi utilizado para coletar microrganismos em outra área de 2x25 cm do mesmo equipamento e transferidos também para o mesmo tubo de ensaio. Esse procedimento foi repetido por mais três vezes, totalizando uma área de 250 cm 2 por equipamento. Após a coleta, os tubos foram transportados, sob refrigeração, ao laboratório de microbiologia para as análises de microrganismos mesófilos aeróbios (ACT), de coliformes totais (VRB) e de fungos e leveduras. (BDA), sendo os resultados expressos em Unidades Formadoras de Colônias (UFC) por cm2 de superfície. Os resultados foram comparados com as recomendações e especificações estabelecidas pela APHA ou OMS ou propostas por alguns pesquisadores.
https://www.scielo.br/j/cagro/a/rV7JMkk6HZ9m5RBbwyCh4bn/?lang=pt&format=pdf
ANDRADE, Nélio José de; SILVA, Rosália Maria Moreira da; BRABES, Kelly Cristina Silva. Avaliação das condições microbiológicas em unidades de alimentação e nutrição. Ciência e agrotecnologia, v. 27, p. 590-596, 2003.
Rinsagem 
Linha de Descartáveis
A linha de descartáveis inicia seu processo com a sopradora de garrafas, na qual as preformas de garrafas pré-aquecidas, tubos de resina PET, recebem um jato de ar até obterem o formato de garrafa. A embalagem segue para o processo denominado rinsagem, onde um jato de água quente é utilizado para lavar e eliminar possíveis bactérias. 
http://embalagensdealuminio.com.br/inovacao-em-lata/
Método da esponja 
Fricção de esponjas de poliuretano em utensílios ou balcões de manipulação de alimentos, possivelmente contaminados, em Frigoríficos e levar a esponja para análise microbiológica. 
ATP bioluminescência
Linha de Balas e pirulitos
Uma companhia chinesa que produz pirulitos chamada Lick’n Light usa como parte da composição desses pirulitos a proteína luciferase e o substrato luciferina em sua composição. Usa-se como teste de eficiência da higiene feita nas superfícies dos equipamentos de manipulação a ATP bioluminescência, que pode ser feita por um aparelho chamado luminômetro. O luminômetro quantifica a concentração de ATP por meio da emissão de luz visível proveniente da liberação química de fótons produzidos pela oxidação da molécula de ATP por meio do complexo luciferina/luciferase. Os resultados são dados em URL (Unidades Relativas de Luz). O conteúdo de ATP pode estar associado com a carga microbiana e celular presente
https://profissaobiotec.com.br/aplicacoes-biotecnologicas-da-bioluminescencia/
https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/8187/1/texto%20completo.pdf
Sedimentação em ágar ou impressão em ágar
Esta técnica consiste na utilização de um equipamento que dirige o fluxo de ar aspirado para uma placa de Petri de 90 mm de diâmetro, contendo meio de ágar designadamente Plate Count Ágar (PCA) e Rose Bengal Ágar para determinar o crescimento de bactérias e fungos respectivamente.
É um dos métodos mais utilizados para a determinação da qualidade microbiológica do ar. Permitem o uso de meios seletivos ou não para a detecção e quantificação de microrganismos presentes.
Tem sua aplicação por exemplo na avaliação da qualidade microbiológica 
do ar em cozinhas e zonas de buffet, como foi o caso de dois hotéis do Algarve, que foram objeto de estudo para a verificação de qualidade microbiologia, avaliando se seguiam os padrões internacionais e legislação vigente.
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2422/1/2011.04.002_.pdf&ved=2ahUKEwii7sjbgIfyAhWIIbkGHQygCxoQFjACegQIJRAC&usg=AOvVaw09aHvNmPrj3vNMx8lmJp12&cshid=1627518159502
Placas de contato
As placas de contato são utilizadas para a análise microbiológica no caso da placas Rodac são indicadas para superfícies planas, envolvendo a impressão de um meio de cultura sólido contra a superfície. Para a remoção dos microrganismos, um contato de 5 segundos, sob pressão, do meio com a superfície a ser avaliada é suficiente para uma boa remoção das células das superfícies. Após a incubação das placas, as unidades formadoras de colônia são contadas, a fim de avaliar as condições microbiológicas da superfície amostrada.
Tem sua aplicação na indústria de alimentos como por exemplo a analise de qualidade microbiológica das formas de uma indústria de chocolate que está no mercado de chocolate desde do ano de 1895. Foi submetida a avaliação pra avaliar as condições higiênico-sanitárias, pra evitar a contaminação e para padronizar a parte de higiene operacional da mesma.
 
Referência
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.laborclin.com.br/wp-content/uploads/2019/06/PLATE_COUNT_RODAC_AGAR_540172.pdf&ved=2ahUKEwixyKK46obyAhVNp5UCHeVNBQoQFjAAegQIDBAC&usg=AOvVaw0bFIHmlF8VShgGLu7pY_8R
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/650/1/2014HenriqueDallOglio.pdf&ved=2ahUKEwiS3Y7l7IbyAhX7LLkGHaQqDRMQFjAAegQIAxAC&usg=AOvVaw0Ey5RbzVviq5As9tFD46Yi

Continue navegando