Buscar

Artigo sobre altos executivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ABORDAGEM SOBRE PROCESSOS DE SELEÇÃO DE ALTOS EXECUTIVOS EM DUAS PERSPECTIVAS.
Cristiane Faria Leandro, Nathália Maria Ferreira Gonçalves, Ana Clara Valim Pereira, Isabela Florenço Paranhos, Lívia de Oliveira, Nadine Andrade de Oliveira, Professor Maximilian Espuny.
Escola Técnica Estadual Professora Ilza Nascimento Pintus, Av. Salmão, 570 - Parque Residencial Aquarius - 12246-260 - São José dos Campos - SP, Brasil. chriss.faria7@gmail.com,
nathsilpe.maria@gmail.com, claravalim25@gmail.com, belaparanhos@yahoo.com.br, livia.oliveira.sjc@hotmail.com, nadinea855@gmail.com, maximilian.espuny01@etec.sp.gov.br
Resumo – Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a seleção de altos executivos em empresas privadas. A partir da observação da necessidade de obtenção de lucros dentro das organizações, notou-se a importância da atuação de um alto executivo nesse ambiente. Para a contratação desse profissional realiza-se um rigoroso processo de recrutamento e seleção, com auxílio de uma contratação especializada, no qual os chamados headhunters assumem papel significativo. Por meio de uma pesquisa de campo, concluiu-se que mesmo em áreas distintas, há semelhanças e diferenças nas tarefas e atividades executadas pelo profissional no Vale do Paraíba. Ambas as organizações entrevistadas tratam a seleção de altos executivos como um processo que necessita de uma atenção especial, pois é um cargo de extrema importância para se alcançar os objetivos empresariais, independentemente do ramo em que a empresa seguir. Mesmo nos dias atuais, muitas pessoas da área estão desempregadas, por conta da falta de emprego e qualificação. 
XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica Júnior da Univap 2018 - 2
Universidade do Vale do Paraíba.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Seleção. Headhunters. Alto Executivo. Mercado de Trabalho.
Área do Conhecimento: Técnico
Introdução
Conforme Crisóstomo (2008) "empresas não tem sucesso, pessoas sim, são as pessoas e suas reações que fazem as empresas serem bem-sucedidas ou quebrar". Desse modo, os altos executivos possuem papel fundamental na conquista dos objetivos empresariais. Com a globalização e atuação dos executivos, o Vale do Paraíba se tornou uma região urbanizada e industrializada que possui características particulares em cada campo de trabalho.
Atualmente, a área da construção civil é considerada um polo gerador de empregos, já um shopping center dispõe de um importante canal de comunicação no Vale do Paraíba. Essas áreas consideradas distintas necessitam da atuação de um alto executivo que passa por um rigoroso processo de recrutamento e seleção promovido pelos headhunters, o qual segundo Chiavenato (2006) é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
O mercado está cada vez mais competitivo, por isso exige-se experiências e formações na área de atuação. Essa realidade afeta diretamente o trabalho dos headhunters, visto que é uma tarefa árdua recrutar bons executivos em diversos setores, torna-se o objetivo do trabalho analisar o nível de dificuldade de seleção de um alto executivo e averiguar o mercado de trabalho em que atuam no Vale do Paraíba, pois segundo Silva et al (2009) apud Chiavenato (1999, p. 6) nos tempos atuais as organizações estão ampliando a sua visão e atuação estratégia.
Metodologia
 Para se conquistar os objetivos apresentados, foram realizadas pesquisas bibliográficas e webgráficas com a intenção de compreender de maneira ampla o processo de recrutamento e seleção de um alto executivo. 
Com o conhecimento adquirido sobre o tema, houve a elaboração de uma entrevista estruturada contendo doze questões quantitativas e qualitativas a fim de obter informações a respeito de determinado assunto (LAKATOS; MARCONI, 1991). A aplicação do questionário pela plataforma Google Forms, no primeiro semestre de 2018, possibilitou a obtenção de duas respostas de executivos de áreas distintas. As informações disponibilizadas pelos entrevistados proporcionaram conhecer e analisar o perfil e o comportamento do alto executivo no Vale do Paraíba. 
Resultados
No processo de recrutamento e seleção de um alto executivo é necessário que o candidato possua conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais para executar a função com êxito. 
Tabela 1 – Entrevista com os altos executivos do Vale do Paraíba
	Perguntas
	Respostas A 
	Respostas B
	Escolaridade
	Pós-Graduação Completa
	MBA
	Cargo exercido na empresa 
	Recursos Humanos
	Sócio
	Quais são as exigências/ requisitos para os altos cargos de acordo com o nível profissional? 
	Exigências técnicas: conhecimento do mercado de varejo, inglês fluente, graduação e pós graduação concluídas, vivência internacional e especialização em Varejo.
Exigências comportamentais: comunicação, postura, visão estratégica, trabalho sobre pressão, flexibilidade, resiliência, liderança e ética.
	aptidão 
tenacidade 
boa capacidade de negociação 
auto motivado 
empático 
senso de urgência e de improviso 
capacidade na Gestão de Pessoa e Gestão Financeira 
	Qual o nível de escolaridade que um alto executivo deve possuir? 
	Pós ou MBA concluídos. 
	Superior/Pós-Graduação
	Como é realizada a seleção de um alto executivo em uma empresa?
	Triagem 
contato inicial por telefone 
entrevista presencial com Headhunter 
entrevista presencial com RH 
teste comportamental online 
entrevista com o requisitante 
	Entrevistas técnicas e de cunho pessoal. 
	Os executivos estão sujeitos ao desemprego na região do Vale do Paraíba? 
	Sim, há a ausência de profissionais com o nível de escolaridade exigido. 
	Sim, falta empregos. 
	No ambiente de trabalho é utilizado métodos informais para a execução dos objetivos empresariais voltados a Gestão de Pessoas? 
	Sim. 
	Sim. 
	Em uma escala de 0 a 5 o quanto a inovação e criatividade é utilizado no trabalho de um alto executivo em uma empresa?
	3
	5
Fonte: Os autores (2018)
Durante o processo de seleção, os entrevistados passaram pela triagem, contato inicial por telefone, entrevista presencial com Headhunter, entrevista presencial na área de Recursos Humanos da organização, teste comportamental online, entrevista com o requisitante. 
Na entrevista realizada observou-se que os altos executivos possuíam graduação, pós-graduação ou Master in Business Administration (MBA) concluídos; capacidade na Gestão de Pessoas e Financeira; vivência internacional e conhecimentos na área de atuação da empresa. 
Por ser um cargo de confiança é necessário que o candidato possua exigências comportamentais, como uma boa comunicação, postura, flexibilidade, resiliência, liderança, ética, tenacidade, aptidão, empatia, visão estratégica e saber trabalhar sob pressão. 
Quando questionados sobre a utilização de métodos informais para a execução dos objetivos empresariais relacionados a Gestão de Pessoas, todos confirmaram esse fato, conforme o Quadro 1. 
De acordo com a entrevista, a inovação e a criatividade são práticas muito utilizadas pelos executivos nas empresas privadas do Vale do Paraíba para se conquistar os objetivos empresariais. 
Os executivos do Vale do Paraíba afirmaram estar sujeitos ao desemprego tanto pela falta de qualificação quanto pela ausência de empregos. 
Discussão
Os resultados apresentados na presente pesquisa sugerem que o processo de recrutamento e seleção de um alto executivo, promovido por uma pessoa especializada, detêm um alto índice de complexidade e responsabilidade, pois o candidato deve tanto possuir experiência com o mercado de atuação da empresa quanto ter um nível de graduação adequado (Castro, 2005), ou até acima do esperado para conquistar com êxito os objetivos empresariais e obter lucro.
Nesse âmbito, conforme Servas (2012) "As empresas devem estar preparadas financeiramente para uma seleção desse porte. O custo de um processo seletivo desse nível é um pouco mais elevado do que o convencional. " A organização deve contratar os serviços de consultoria especializadae um headhunter encontrará o melhor funcionário do mercado em áreas executivas. 
Observa-se a existência da utilização de métodos informais nas organizações privadas. Nota-se a confirmação dos dados obtidos a partir da entrevista realizada com os altos executivos, conforme afirma Tonelli e Alcadipani (2004) "Os executivos têm como atividade central cobrar os resultados das tarefas de seus subordinados: se, de um lado esta atividade dá a eles grande responsabilidade na condução dos negócios da empresa, de outro garante o conforto de poderem cobrar sem serem cobrados diretamente, uma vez que se subordinam a autoridades distantes e dispõem de liberdade e autonomia na organização do próprio trabalho." 
Segundo Alencar (1998) "Em face do impressionante processo de globalização e competição acirrada que caracteriza o mundo das organizações, estas vêm sofrendo uma enorme pressão para se manterem em um processo permanente de inovação" O sucesso da organização está diretamente relacionado a criação de ideias e projetos a serem executados que consequentemente irá diferenciar o estabelecimento e seus produtos de forma a aumentar a demanda e obter os resultados esperados.
 Conclusão
Mediante ao estudo conclui-se que o processo de recrutamento e seleção de altos executivos em empresas privadas requer recursos elevados, por conta da atuação do headhunter ser frequentemente solicitada. 
Diante das áreas analisadas, constata-se semelhanças e diferenças. Em ambos setores, é nítido a necessidade de um alto executivo possuir ensino superior e habilidades comportamentais, como responsabilidade, comprometimento e criatividade no ambiente de trabalho. No entanto, ao ser analisadas as duas áreas distintas observa-se divergências no estudo, principalmente, no processo de seleção e recrutamento dos altos executivos no shopping center e na área da construção civil. 
Por fim, a seleção de um alto executivo no Vale do Paraíba exige um planejamento estrutural na organização e depende de fatores econômicos, sociais e educacionais para o êxito do processo.
Referências 
TERRA, Mateus Marcelino. Gestão de pessoas na construção civil: aspectos metodológicos e práticos. Escola Politécnica/UFRJ de Engenharia civil, Rio de Janeiro, p.1-159 fev/2017. Disponível em: <http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10020836.pdf>. Acesso em: 28 maio. 2018.
CATHO. O novo perfil do alto executivo. Disponível em: < https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/o-novo-perfil-do-alto-executivo/> Acesso em: 13 maio. 2018.
OLIVEIRA, Larissa Thomaz de; PINTO, Waléria de Fátima; SANTOS, Christiane Bischof dos. Incentivos às mulheres em altos cargos executivos: um estudo das grandes empresas do Brasil. FAE Centro Universitário de Administração, Curitiba, p. 163-181. Disponível em: < https://cadernotcc.fae.emnuvens.com.br/cadernotcc/article/view/12/9. Acesso em: 01 junho. 2018.
TONELLI, Maria José; ALCADIPANI, Rafael. O trabalho dos executivos: A mudança que não ocorreu. Núcleo de Pesquisas e Publicações da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, p. 87-105. Disponível em: < http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/4775/1/COG%2c%2010%281%29%2c%2087-105.pdf>. Acesso em: 31 março. 2018.
	
CASTRO, Cláudio de Moura. A hora do mestrado profissional. Faculdade Pitágoras, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 16-23, julho/2005. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/73/70. Acesso em: 15 abril. 2018.

Continue navegando