Buscar

Caso Cli´nico Nutriz e Intercorre^ncias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro
Disciplina: Nutrição e Dietética II
Professora: Daniele Mendonça Ferreira
Caso Clínico – Nutriz / Intercorrências na Amamentação
Nome: Fabiana G. S. Idade: 30 anos Situação Conjugal: casada
Ocupação: Bancária Escolaridade: Ensino Médio completo 
Renda familiar: Cerca de R$ 1.800,00. Paulo, seu marido, trabalha como auxiliar administrativo, numa empresa na Tijuca e Fabiana trabalha num banco em Bonsucesso, mas está de licença maternidade. Ela tem três filhos, o Tiago, de 6 anos, Felipe e Gabriel (gêmeos), de 1 mês e 5 dias. 
Local de moradia: Higienópolis – RJ Condições de moradia: casa de alvenaria com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro com saneamento básico completo.
Antecedentes pessoais: Nenhum.
Hábitos: Fumo e drogas – nega, mas diz beber nos finais de semana (cerveja – 4 latas de 350mL).
 1 ª Consulta da Nutrição - Puericultura: 07/11/11
Felipe e Gabriel nasceram no dia 02/10/11 aos 9 meses com 2750g e 2830g, respectivamente e 49 cm. Fabiana também foi avaliada pela nutricionista:
MC ao final da gestação: 91 Kg
Ganho de peso durante a gestação: 23 Kg
MC atual: 88 Kg
Estatura: 1,72m
MC atual de Felipe e Gabriel: 3120g e 3230g respectivamente. (Avaliar o Peso para Idade (P/I) dos gêmeos).
Fabiana fez Pré-Natal e foi acompanhada pelo obstetra em 10 consultas e pela nutricionista somente uma consulta na metade da gestação por orientação do obstetra para acompanhamento do ganho de peso, principalmente por ser gestação gemelar, ela só foi a uma consulta , pois achou que não era necessário, já que procurou seguir as orientações da nutricionista quanto à alimentação.
Anamnese Alimentar:
Desjejum: 8h (em casa) – Leite desnatado (1 CD) batido com maçã (1/2 unid.) com açúcar (2 C Chá), biscoito cream-craker (8 unid.) com patê de frango (4 pontas de faca).
Colação: (10:30h) (em casa) - uma banana média e biscoito maisena (6 unid).
Almoço: 13h (em casa) – arroz (5 CS), feijão simples (1 concha Peq.), salada de verduras, cenoura, beterraba e cebola ( 5CS cheias), carne – 1 pedaço médio ( peixe ou frango), refresco de laranja (300 mL) e melancia (1 fatia média)
.Lanche: 16:30h (em casa) – Pão de forma (2 fatias) com queijo minas (1 fatia média) e refresco de manga (300mL)
Jantar: 19h (em casa) – idem ao almoço
Ceia: 22h (em casa) – mingau de aveia (1CD) e mamão (1 fatia média).
 
Fabiana diz ter amamentado Tiago por apenas um mês e meio, por falta de paciência, apesar de ter sido orientada pelo obstetra e pelo pediatra a amamentar seu bebê sempre que este sentisse fome. Sua mãe também sempre insistiu para que desse logo mamadeira, temendo que a criança morresse de fome, principalmente porque Fabiana não tinha leite, disse que era um fato comum entre todas as mulheres da família dela (mãe), por isso, não amamentou nenhum de seus filhos e que, mesmo assim, todos sempre foram muito saudáveis. Tiago chorava dia e noite de cólica, como era “marinheira de primeira viagem”, Fabiana ficava muito nervosa e ansiosa com isso e não conseguia amamentar. Além disso, tinha uma pequena “rachadura” que apareceu no mamilo esquerdo. Por fim, depois de muito tentar acabou oferecendo mamadeira a Tiago.
Fabiana fez o Pré-Natal dos gêmeos em Unidade de Saúde diferente de quando ficou grávida de Tiago e atualmente leva seus filhos para consulta na pediatria. O pediatra orientou Fabiana para que amamente os gêmeos sob livre demanda, ou seja, quando sentirem fome e a encaminhou para o serviço de Nutrição da Unidade de Saúde. Porém Fabiana até o momento não tinha ido à consulta com o nutricionista, e quer orientação em relação à amamentação dos gêmeos, pois acha que seu leite não está alimentando, já que eles choram muito e a avó das crianças novamente insiste com a mamadeira, e ela pensa acatar a idéia da mãe de novo. Pensa que como teve uma experiência negativa com Tiago (que só era um) e agora que são gêmeos acha muito difícil conseguir amamentá-los como pretendia. Além disso, Fabiana reclama de dor e inchaço das mamas (ingurgitamento) e diz que está muito nervosa e preocupada com a alimentação de Felipe e Gabriel. Teme que fiquem desnutridos, ainda mais pelo fato dela ter que retornar ao trabalho no quarto mês, está pensando em dar mamadeira para eles, como sua mãe lhe orientou.
Calcule o IMC atual, determinando o EN atual.
Avalie a anamnese alimentar da nutriz, dando as orientações nutricionais adequadas, justificando cada uma delas.
Faça o cálculo das necessidades energéticas (calcular o VET+ adicional energético). Calcule uma dieta para esta nutriz.
Como vocês desenvolveriam um plano alimentar que a nutriz possa seguir, com adequação de horários, tipos de refeição e exemplo de cardápio?
Como vocês tratariam esse caso em relação à amamentação? Dê as orientações necessárias a essa nutriz, esclarecendo todas as suas dúvidas?

Outros materiais