Buscar

Desenvolvimento Embriológico

Prévia do material em texto

Desenvolvimento Embriológico
Desenvolvimento intra-útero
1. Pré-embrionário = da concepção até a 2ª semana (acontece divisão celular);
2. Embrionário = 2ª à 8ª semana (ocorre formação dos órgãos);
3. Fetal = 8ª semana até o nascimento (desenvolvimento fetal).
Pré-embrionária
O espermatozoide entra pelo canal vaginal e percorre toda a trompa de Falópode até chegar ao ovário (2 semanas), onde ocorre a fecundação do óvulo, quando começa a divisão celular, a fase pré-embrionária.
Embrionário (2ª – 8ª semana)
Processo de neurulação
· Formação do tubo neural
· Fechamento das extremidades do tubo neural (21 dias parte medial; 26 dias parte superior (neuróporo anterior ou superior); 28 dias parte inferior (neuróporo inferior ou posterior)).
Tubo neural: dá origem ao SNC (cerebelo e medula espinhal).
Cristal neural: dá origem ao SNP (nervos cranianos e espinhais).
	Defeitos no fechamento do tubo neural
· Erros na parte superior: anencefalia;
· Erros na parte posterior: espinha bífida.
Formação das vesículas primárias
· Prosencéfalo dá origem ao telencéfalo: encéfalo e hemisférios cerebrais e ao diencéfalo: epitálamo, tálamo e hipotálamo.
· Mesencéfalo dá origem ao ventrículo lateral.
· Rombencéfalo dá origem ao metencéfalo: ponte e cerebelo e ao mielencéfalo: bulbo e medula.
Distúrbios do desenvolvimento
Anencefalia: falha no fechamento superior do tubo neural. Apresenta ausência do encéfalo, dos ossos do crânio e do couro cabeludo, mas permanece o tronco cerebral, cerebelo e medula.
Características: tecido neural exposto, ausência de osso frontal e occipital, natimortos (75%) ou óbito neonatal (25%), frequência 0,2/1000 RNs.
Características clínicas: chora, movimentos de extremidades, apresenta sucção e deglutição, expressões faciais aos estímulos gustativos, responde a estímulos auditivos e dolorosos, apresenta reflexos primitivos como de sucção e de Moro.
Merocrania: considerado um tipo de morte cerebral, mas com resquício de cérebro por meio de uma membrana. É um “cérebro desorganizado”.
Encefalocele: caracterizada por defeito na formação óssea da calota craniana (fechamento), por onde podem herniar meninges, medula e até mesmo partes do cérebro.
Características: massa protusa contendo o córtex cerebral; 70 a 80% dos casos ocorre na região occipital; 50% apresenta hidrocefalia; apresenta malformações renais.
Alterações no prosencéfalo
Formação do prosencéfalo inicia após o fechamento neuróporo anterior.
Holoprosencefalia: é uma anormalidade fetal do cérebro que permanece subdesenvolvido e não se divide em dois hemisférios. Ocorre entre a 5ª e a 6ª semana de gestação. Pode ser classificada em:
Lobar: o cérebro é dividido em dois hemisférios, mas o hemisfério cerebral é fundido. As características podem incluir lábio leporino bilateral, olhos muito próximos e nariz achatado.
Semilobar: a divisão dos hemisférios ocorre, mas o hemisfério esquerdo é mesclado no direito nos lobos frontal e parietal. As crianças terão olhos muito próximos e os globos oculares podem ser pequenos ou, em alguns casos, ausentes. A ponta do nariz achtada e haverá uma fenda labial.
Alobar: não há absolutamente nenhuma divisão do cérebro, a criança tende a ter apenas um olho, uma estrutura nasal tubular, lábio leporino pode ser unilateral ou bilateral e nariz achatado.
Mau fechamento da parte posterior
Espinha bífida: quanto mais próximo da torácica, o comprometimento é muito maior.
Arnold-Chiari: malformação no desenvolvimento do cérebro posterior.
Características: a parte inferior do cerebelo e bulbo são alongados, protraindo para o canal vertebral; polimicrogiria em 40% (cérebro enrugado, com muitos giros).
Hidranencefalia: normalmente causada por infecção materna por citomegalovírus (pertencente ao grupo dos hperpes vírus, pode afetar vários órgãos, ocorre muitas vezes por via sexual). Há absorção do cérebro, restando apenas líquido.
Síndrome de Dandy Walker (trissomia do 9): é uma alteração na formação da fossa posterior, parcial ou completa, do vérmis cerebelar, associada a hidrocefalia congênita por dilatação do 4º ventrículo.
Aspectos clínicos: retardo no desenvolvimento neuropsicomotor (RDNPM); hipotonia; tremores; hipogenesia do corpo caloso.
Microcefalia: é uma diminuição das últimas camadas corticias, devido a quantidade e tamanho dos neurônios reduzidos.
Causada por: irradiação, alcoolismo, cocaína, drogas, anticonvulsionantes, ZIKA, entre outras.
Macrocefalia: trata-se de uma proliferação assimétrica de neurônios, levando a uma assimetria de lobo frontal.
Alterações na migração celular
Lisencefalia: o cérebro tem um pouco ou nenhum giro (“cérebro liso”); com superfície cerebral lisa similar á de um feto de 3 meses de gestação.
Aspectos clínicos: anormalidades craniofacial sutil, doença cardíaca congênita, microgiria, microcefalia, retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, espasticidade, hiperatividade, dificuldade na sucção.
Polimicrogiria: é caracterizado por um grande número de pequenos giros na superfície cortical, dando um aspecto enrugado.
Aspectos clínicos: fraqueza muscular, hipotonia, severas convulsões, ausência de resposta visual e auditiva.
Agenesia do corpo caloso: ausência total ou parcial do copo caloso.
Aspectos clínicos: polimicrogiria, hidrocefalia e deficiência cognitiva.

Continue navegando