Buscar

Flashcard 03- Primeira revolução industrial, revolução francesa, período napoleônico



Continue navegando


Prévia do material em texto

FLASHCARDS - HISTÓRIA ENEM
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: séc 19/20
Berço foi a Inglaterra devido a acumulação de capital (Burguesia no poder, Inglaterra era a maior comerciante marítma do mundo. 
Maior frota naval do mundo. Pirataria - roubo de carga) fartura de mão de obra (a partir do cercamento dos campos/terras, que cada vez mais mecanizadas faziam com que agricultores e pecuaristas migraram do campo pra cidade, êxodo rural e crescimento urbano), recursos naturais (fartura de carvão, ferro, lã e algodão, que será usada na indústria mecânica). Inglaterra transformou indústria manufatureira em maquinofatureira. 
Características: inovações técnicas, artesão para operário, aceleração da produção, burguesia e proletariado, maquinofatura, capitalismo industrial (liberalismo econômico). 
Surgimento das locomotivas, motor a carvão, motor a vapor. Ferrovias escoam produção das fábricas mais rápido até os portos. Indústria têxtil foi a primeira. 
Resultados: hegemonia inglesa, revoluções burguesas (vários países do mundo passaram a querer fazer o que os ingleses fizeram, ex: revolução francesa), movimentos operários (carência de leis trabalhistas, lutar contra os abusos da burguesia, cartismo, ludismo (quebra de máquinas), sindicatos.
REVOLUÇÃO FRANCESA: 1789 – início do período contemporâneo
Motivações: crise econômica, miséria, características feudais, pensamento iluminista. França tinha inflação alta (altos preços), problemas financeiros, descaso das autoridades. 
Maior parte das terras na mão da nobreza (família real e donos de terras), maioria da população era camponesa e serva, governo era tirano e cobrava muitos impostos. 
Burguesia liderou essa revolução, cativou a população carente com ideias iluministas. 1% da França era o clero, 2% era a nobreza, 97% era burguesia e camponeses. 
Na fase mais radical da revolução a nobreza foi guilhotinada. 
Fases: assembleia nacional, monarquia constitucional, convenção nacional, diretório. Jacobinos eram republicanos radicais (pequena burguesia) e Girondinos eram republicanos moderados (grande burguesia). 
· Assembleia nacional: discutir/debater possível constituição pra França. Carta dos direitos do homem e do cidadão. 
· Monarquia constitucional: girondinos lideraram. Fim do absolutismo, rei governa junto com parlamento. Voto censitário (homens ricos apenas). 
· Convenção nacional: jacobinos lideraram. República, radicalismo chega. Robespierre liderou. Luta interna, jacobinos e girondinos. Na república começam a brigar entre si sobre quem teria o poder da França. Reforma agrária e tabelamento de preços, fim da escravidão. 
· Diretório: golpe. Girondinos contra o radicalismo do Robespierre com a ajuda dos militares derrubaram os jacobinos. Robespierre guilhotinado e girondinos voltam ao poder. Voltaram pras ideias da monarquia constitucional. Burguesia apoiou com que Napoleão Bonaparte ficasse no poder. 1799 é fim de revolução francesa e início do período Napoleônico.
PERÍODO NAPOLEÔNICO:
Num golpe Napoleão assume o poder da França. 
Período do consulado: reforma do sistema tributário (terminar com privilégios de grupos específicos), modernização, industrialização, incentivou consumo interno de produtos de franceses para franceses e proibiu importações, Banco da França, educação pública, código napoleônico (ideias iluministas e laicas), plebiscito (no primeiro plebiscito ele se torna cônsul vitalício graças aos votos da elite, depois teve o segundo plebiscito onde perguntou se poderia ser imperador da França e os mesmos franceses que ajudaram a guilhotinar o rei na era do terror dos jacobinos disseram sim e reinstauram a monarquia na França. 
Não é monarquia absolutista, era constitucional, embora Napoleão tinha poderes mais amplos que o normal. 
Fase do Império: Napoleão quis superar os ingleses. Política expansionista. Ele foi derrotado pelos ingleses que receberam ajuda da Espanha na Batalha de Trafalgar em 1805. Sabendo que não ganharia da Inglaterra, em 1806 ele cria o Bloqueio Continental (países que comercializavam com Inglaterra seriam invadidos por Napoleão). 
Portugal vendia matéria-prima pra Inglaterra, era devedora, e foi invadida. 
Em 1810 Napoleão já controlava grande parte da europa ocidental. 
Em 1812 ele sofre grande derrota na Rússia e em Leipizig (atual Alemanha), até que sofre exílio na ilha de Elba (preso). 
Ele fugiu de Elba e voltou pra França iniciando o governo de 100 dias, mas não reconciliou com países inimigos, retomou com as guerras até ter seu fatality em 1815 na derrota de Waterloo. 
Congresso de Viena foi reunião dos países inimigos da França onde eles reorganizaram o mapa europeu. Áustria, Prússia, Rússia, Suécia e Inglaterra. Criação da santa aliança, força militar que combatia novas revoluções liberais, burguesas e iluministas.