Logo Passei Direto
Buscar

Gestão Orçamentária e Financeira prova 2 avaliação 1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Assinale a alternativa correta acerca da integração entre o planejamento governamental e o orçamento público:
a. O PPA é projetado para ter aplicação ao longo de um prazo de quatro anos, de forma a coincidir com o período de duração de cada mandato presidencial.
b. Em consonância com o PPA, compete à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, dentre outras atribuições, estabelecer as metas e prioridades da administração pública federal e orientar a elaboração dos orçamentos anuais.
c. A Constituição estabelece que os atos que impliquem acréscimo das despesas com pessoal, como, por exemplo, o aumento de remuneração ou a criação de cargos, empregos e funções, dependem de autorização na LOA.
d. A LRF determina que somente as LDOs dos Estados e Municípios deverão conter um anexo de metas fiscais, no qual devem ser estabelecidas metas anuais relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública. Tal dispositivo decorre do fato de o cumprimento de metas fiscais já estarem bem consolidados no âmbito da União, por isso não dependem de lei que as defina.

Assinale o item incorreto quanto às atribuições da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO conferidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF:
a. A LRF agregou novas atribuições à Lei de Diretrizes Orçamentárias, tais como dispor sobre o equilíbrio entre receitas e despesas e sobre os critérios e a forma de limitação de empenho (“contingenciamento”).
b. A LRF determinou que as LDOs da União devem conter anexos de metas fiscais e anexos de riscos fiscais, não se estendendo esta exigência para os demais entes da Federação.
c. Nos anexos de riscos fiscais, que devem constar das LDOs de todos os entes da Federação, devem ser avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando-se as providências a serem tomadas na hipótese de se concretizarem.
d. Cabe à LDO, por força da LRF, fixar as demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

A respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), julgue os itens a seguir e marque a alternativa falsa ou incorreta:
a. A LDO foi logicamente encadeada como lei interposta entre o PPA e a LOA, exercendo um papel tático no que tange a integração das leis orçamentárias.
b. A LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.
c. Todo e qualquer acréscimo das despesas com pessoal, tal como o aumento de remuneração ou a criação de cargos, empregos e funções, dependem de autorização específica em lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
d. Todas as atribuições da LDO estão definidas na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

O ciclo orçamentário corresponde à sequência de fases ou etapas que deve ser cumprida como parte do processo orçamentário. A esse respeito, julgue os itens a seguir:
• São fases do ciclo orçamentário: elaboração dos orçamentos; aprovação (discussão e votação) das leis orçamentárias; execução orçamentária; e controle e avaliação da execução orçamentária.
• Cada ciclo orçamentário é estanque em si mesmo, ou seja, não se comunica com os ciclos orçamentários anteriores ou posteriores.
• O ciclo orçamentário não corresponde ao ano civil.

Leia com atenção os itens a seguir, que tratam da evolução conceitual do orçamento público e do orçamento moderno no Brasil, e assinale a única alternativa incorreta:
a. O processo de evolução do orçamento público se realizou por incorporação de camadas, de forma que os grandes atributos dos orçamentos que precediam determinadas ondas evolutivas, em vez de abandonados, eram mantidos ao lado de outros que a eles se somavam.
b. Um aspecto ainda não incorporado pelos orçamentos públicos é o do planejamento, de forma que o instrumento político de controle de receitas e gastos também sirva de apoio à realização das missões governamentais.
c. O orçamento-programa é o modelo conceitual orçamentário atualmente aplicado no Brasil.
d. A Lei 4.320/1964 e o Decreto-Lei 200/1967, ainda vigentes, são normativos precursores do orçamento-programa no Brasil.

Buscando garantir a previsibilidade e aprovação dos instrumentos orçamentários com antecedência, a Constituição Federal definiu prazos para encaminhamento do projeto de lei do PPA, da LDO e da LOA pelo Poder Executivo ao Legislativo, bem como prazos para que o Congresso os aprove. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
a. Tanto a LDO quanto a LOA devem ser aprovadas pelo Legislativo até 22 de dezembro de cada ano.
b. Tanto o PPA quanto a LOA devem ser aprovados pelo Legislativo até 22 de dezembro, respeitada a periodicidade quadrienal e anual, respectivamente, de cada instrumento.
c. O PPA deve ser enviado ao Congresso Nacional até 31 de agosto de cada ano.
d. A projeto de lei orçamentária anual deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Legislativo, para fins de aprovação, até 15 de abril de cada ano.

O ordenamento jurídico que traça as regras da gestão de recursos públicos por meio do orçamento é chamado Direito Financeiro. Nessa didática estão inclusas todas as regras atinentes à elaboração e execução do orçamento, por exemplo. Sobre essa temática, assinale a alternativa errada:
a. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
b. Os créditos especiais e extraordinários não necessitam de autorização prévia do Poder Legislativo, pelo fato de que podem ser abertos diretamente pelo Poder Executivo.
c. Em obediência ao princípio da universalidade, devem estar compreendidas na LOA todas as receitas e todas as despesas da administração direta e indireta.
d. Na esfera federal, a autorização para a abertura de créditos suplementares tem sido conferida a todos os Poderes, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União inclusive, os quais, por ato próprio, podem abrir créditos suplementares previamente autorizados em LOA, observadas as condicionantes fixadas em lei de diretrizes orçamentárias.

Imagine-se como Prefeito do seu Município. Uma das bandeiras de sua campanha eleitoral foi o Projeto Educação, composto de reforma de todas as escolas públicas, a contratação de mais professores e adoção do ensino em tempo integral para todas as crianças. O início da execução do seu plano pode ser efetivado pelos seguintes meios, exceto:
a. Analisar as receitas e despesas do orçamento atual para verificar o montante de recursos que pode ser realocado para o Projeto Educação na próxima lei orçamentária (retroalimentação);
b. Propor inclusão no planejamento governamental, materializado pelo plano plurianual, dos investimentos cuja execução poderá superar um ano, como as obras nas escolas.
c. Realocar para o Projeto Educação as dotações autorizadas na lei orçamentária vigente por meio de decreto, para posterior aprovação pelo Poder Legislativo.
d. Caso haja recursos e queira iniciar o Projeto Educação imediatamente, poderá propor ao Poder Legislativo a aprovação de créditos adicionais, por meio de lei formal.

O orçamento público nasceu como matéria político-econômica e, ao longo dos anos, evoluiu para a temática do planejamento governamental, transformando-se em instrumento de orientação da atuação do Poder Público.
A esse respeito, assinale o único item incorreto:
a. Os orçamentos modernos evidenciam três dimensões complementares: não apenas os insumos e os produtos resultantes das despesas orçamentárias, mas também os objetivos dos gastos públicos, estruturados em programas.
b. São estágios da despesa pública, nessa ordem: empenho, liquidação e pagamento.
c. Vigora no ordenamento jurídico nacional o chamado “princípio da anualidade tributária”, de modo que é necessária a prévia autorização orçamentária para que ocorra a arrecadação de receitas tributárias.
d. Em sua origem, o orçamento público foi concebido como instrumento de controle político utilizado pelo Poder Legislativo para a fiscalização das finanças públicas. Tratava-se do orçamento tradicional, concebido de forma unidimensional: orientado a insumos, informava apenas o que as unidades governamentais estavam autorizadas a adquirir e os tetos financeiros para esse efeito.

Marque a opção correta com relação às disposições constitucionais acerca do orçamento público:
a. Segundo a Constituição Federal de 1988, a União e os Estados devem elaborar e aprovar, na forma de lei, seus planos plurianuais (PPA), as leis de diretrizes orçamentárias (LDO) e as leis de orçamento anuais (LOA). Diferentemente, aos municípios só é obrigatória a elaboração da LDO e da LOA.
b. O PPA, a LDO e a LOA são formalizados mediante leis ordinárias de iniciativa exclusiva do Poder Executivo.
c. Em casos emergenciais, em especial a não aprovação da lei orçamentária antes do início do exercício, o Poder Executivo poderá aprovar o orçamento por meio de medida provisória.
d. Compete à LDO estabelecer, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Assinale a alternativa correta acerca da integração entre o planejamento governamental e o orçamento público:
a. O PPA é projetado para ter aplicação ao longo de um prazo de quatro anos, de forma a coincidir com o período de duração de cada mandato presidencial.
b. Em consonância com o PPA, compete à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, dentre outras atribuições, estabelecer as metas e prioridades da administração pública federal e orientar a elaboração dos orçamentos anuais.
c. A Constituição estabelece que os atos que impliquem acréscimo das despesas com pessoal, como, por exemplo, o aumento de remuneração ou a criação de cargos, empregos e funções, dependem de autorização na LOA.
d. A LRF determina que somente as LDOs dos Estados e Municípios deverão conter um anexo de metas fiscais, no qual devem ser estabelecidas metas anuais relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública. Tal dispositivo decorre do fato de o cumprimento de metas fiscais já estarem bem consolidados no âmbito da União, por isso não dependem de lei que as defina.

Assinale o item incorreto quanto às atribuições da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO conferidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF:
a. A LRF agregou novas atribuições à Lei de Diretrizes Orçamentárias, tais como dispor sobre o equilíbrio entre receitas e despesas e sobre os critérios e a forma de limitação de empenho (“contingenciamento”).
b. A LRF determinou que as LDOs da União devem conter anexos de metas fiscais e anexos de riscos fiscais, não se estendendo esta exigência para os demais entes da Federação.
c. Nos anexos de riscos fiscais, que devem constar das LDOs de todos os entes da Federação, devem ser avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando-se as providências a serem tomadas na hipótese de se concretizarem.
d. Cabe à LDO, por força da LRF, fixar as demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

A respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), julgue os itens a seguir e marque a alternativa falsa ou incorreta:
a. A LDO foi logicamente encadeada como lei interposta entre o PPA e a LOA, exercendo um papel tático no que tange a integração das leis orçamentárias.
b. A LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.
c. Todo e qualquer acréscimo das despesas com pessoal, tal como o aumento de remuneração ou a criação de cargos, empregos e funções, dependem de autorização específica em lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
d. Todas as atribuições da LDO estão definidas na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

O ciclo orçamentário corresponde à sequência de fases ou etapas que deve ser cumprida como parte do processo orçamentário. A esse respeito, julgue os itens a seguir:
• São fases do ciclo orçamentário: elaboração dos orçamentos; aprovação (discussão e votação) das leis orçamentárias; execução orçamentária; e controle e avaliação da execução orçamentária.
• Cada ciclo orçamentário é estanque em si mesmo, ou seja, não se comunica com os ciclos orçamentários anteriores ou posteriores.
• O ciclo orçamentário não corresponde ao ano civil.

Leia com atenção os itens a seguir, que tratam da evolução conceitual do orçamento público e do orçamento moderno no Brasil, e assinale a única alternativa incorreta:
a. O processo de evolução do orçamento público se realizou por incorporação de camadas, de forma que os grandes atributos dos orçamentos que precediam determinadas ondas evolutivas, em vez de abandonados, eram mantidos ao lado de outros que a eles se somavam.
b. Um aspecto ainda não incorporado pelos orçamentos públicos é o do planejamento, de forma que o instrumento político de controle de receitas e gastos também sirva de apoio à realização das missões governamentais.
c. O orçamento-programa é o modelo conceitual orçamentário atualmente aplicado no Brasil.
d. A Lei 4.320/1964 e o Decreto-Lei 200/1967, ainda vigentes, são normativos precursores do orçamento-programa no Brasil.

Buscando garantir a previsibilidade e aprovação dos instrumentos orçamentários com antecedência, a Constituição Federal definiu prazos para encaminhamento do projeto de lei do PPA, da LDO e da LOA pelo Poder Executivo ao Legislativo, bem como prazos para que o Congresso os aprove. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
a. Tanto a LDO quanto a LOA devem ser aprovadas pelo Legislativo até 22 de dezembro de cada ano.
b. Tanto o PPA quanto a LOA devem ser aprovados pelo Legislativo até 22 de dezembro, respeitada a periodicidade quadrienal e anual, respectivamente, de cada instrumento.
c. O PPA deve ser enviado ao Congresso Nacional até 31 de agosto de cada ano.
d. A projeto de lei orçamentária anual deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Legislativo, para fins de aprovação, até 15 de abril de cada ano.

O ordenamento jurídico que traça as regras da gestão de recursos públicos por meio do orçamento é chamado Direito Financeiro. Nessa didática estão inclusas todas as regras atinentes à elaboração e execução do orçamento, por exemplo. Sobre essa temática, assinale a alternativa errada:
a. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
b. Os créditos especiais e extraordinários não necessitam de autorização prévia do Poder Legislativo, pelo fato de que podem ser abertos diretamente pelo Poder Executivo.
c. Em obediência ao princípio da universalidade, devem estar compreendidas na LOA todas as receitas e todas as despesas da administração direta e indireta.
d. Na esfera federal, a autorização para a abertura de créditos suplementares tem sido conferida a todos os Poderes, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União inclusive, os quais, por ato próprio, podem abrir créditos suplementares previamente autorizados em LOA, observadas as condicionantes fixadas em lei de diretrizes orçamentárias.

Imagine-se como Prefeito do seu Município. Uma das bandeiras de sua campanha eleitoral foi o Projeto Educação, composto de reforma de todas as escolas públicas, a contratação de mais professores e adoção do ensino em tempo integral para todas as crianças. O início da execução do seu plano pode ser efetivado pelos seguintes meios, exceto:
a. Analisar as receitas e despesas do orçamento atual para verificar o montante de recursos que pode ser realocado para o Projeto Educação na próxima lei orçamentária (retroalimentação);
b. Propor inclusão no planejamento governamental, materializado pelo plano plurianual, dos investimentos cuja execução poderá superar um ano, como as obras nas escolas.
c. Realocar para o Projeto Educação as dotações autorizadas na lei orçamentária vigente por meio de decreto, para posterior aprovação pelo Poder Legislativo.
d. Caso haja recursos e queira iniciar o Projeto Educação imediatamente, poderá propor ao Poder Legislativo a aprovação de créditos adicionais, por meio de lei formal.

O orçamento público nasceu como matéria político-econômica e, ao longo dos anos, evoluiu para a temática do planejamento governamental, transformando-se em instrumento de orientação da atuação do Poder Público.
A esse respeito, assinale o único item incorreto:
a. Os orçamentos modernos evidenciam três dimensões complementares: não apenas os insumos e os produtos resultantes das despesas orçamentárias, mas também os objetivos dos gastos públicos, estruturados em programas.
b. São estágios da despesa pública, nessa ordem: empenho, liquidação e pagamento.
c. Vigora no ordenamento jurídico nacional o chamado “princípio da anualidade tributária”, de modo que é necessária a prévia autorização orçamentária para que ocorra a arrecadação de receitas tributárias.
d. Em sua origem, o orçamento público foi concebido como instrumento de controle político utilizado pelo Poder Legislativo para a fiscalização das finanças públicas. Tratava-se do orçamento tradicional, concebido de forma unidimensional: orientado a insumos, informava apenas o que as unidades governamentais estavam autorizadas a adquirir e os tetos financeiros para esse efeito.

Marque a opção correta com relação às disposições constitucionais acerca do orçamento público:
a. Segundo a Constituição Federal de 1988, a União e os Estados devem elaborar e aprovar, na forma de lei, seus planos plurianuais (PPA), as leis de diretrizes orçamentárias (LDO) e as leis de orçamento anuais (LOA). Diferentemente, aos municípios só é obrigatória a elaboração da LDO e da LOA.
b. O PPA, a LDO e a LOA são formalizados mediante leis ordinárias de iniciativa exclusiva do Poder Executivo.
c. Em casos emergenciais, em especial a não aprovação da lei orçamentária antes do início do exercício, o Poder Executivo poderá aprovar o orçamento por meio de medida provisória.
d. Compete à LDO estabelecer, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

Prévia do material em texto

Gestão Orçamentária e Financeira
	Notas
	8,00/10,00
	Avaliar
	24,00 de um máximo de 30,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta acerca da integração entre o planejamento governamental e o orçamento público:
 
a. O PPA é projetado para ter aplicação ao longo de um prazo de quatro anos, de forma a coincidir com o período de duração de cada mandato presidencial. 
b. Em consonância com o PPA, compete à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, dentre outras atribuições, estabelecer as metas e prioridades da administração pública federal e orientar a elaboração dos orçamentos anuais. 
c. A Constituição estabelece que os atos que impliquem acréscimo das despesas com pessoal, como, por exemplo, o aumento de remuneração ou a criação de cargos, empregos e funções, dependem de autorização na LOA. 
d. A LRF determina que somente as LDOs dos Estados e Municípios deverão conter um anexo de metas fiscais, no qual devem ser estabelecidas metas anuais relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública. Tal dispositivo decorre do fato de o cumprimento de metas fiscais já estarem bem consolidados no âmbito da União, por isso não dependem de lei que as defina. 
Feedback
Sua resposta está correta.
O encadeamento do planejamento governamental com os orçamentos públicos ocorre por meio do PPA, da LDO e da LOA. Esses instrumentos, interconectados, permitem uma compreensão dos planos de governo desde o nível estratégico até o governamental. É principalmente a Constituição Federal a Lei de Responsabilidade Fiscal que atribuem finalidades a essas leis, conforme vimos no início de nossa aula, à qual remetemos para revisão em caso de dúvidas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale o item incorreto quanto às atribuições da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO conferidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF:
 
a. A LRF agregou novas atribuições à Lei de Diretrizes Orçamentárias, tais como dispor sobre o equilíbrio entre receitas e despesas e sobre os critérios e a forma de limitação de empenho (“contingenciamento”). 
b. A LRF determinou que as LDOs da União devem conter anexos de metas fiscais e anexos de riscos fiscais, não se estendendo esta exigência para os demais entes da Federação. 
c. Nos anexos de riscos fiscais, que devem constar das LDOs de todos os entes da Federação, devem ser avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando-se as providências a serem tomadas na hipótese de se concretizarem. 
d. Cabe à LDO, por força da LRF, fixar as demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Não há dúvidas de que a LRF conferiu maior importância à LDO, na medida em que aumentou seu conteúdo no sentido de conferir maior responsabilidade fiscal. Como vimos em aula, seus dispositivos são aplicáveis a todos os entes da federação. Reveja as atribuições da LDO no tópico correspondente de nossa aula.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), julgue os itens a seguir e marque a alternativa falsa ou incorreta:
 
a. A LDO foi logicamente encadeada como lei interposta entre o PPA e a LOA, exercendo um papel tático no que tange a integração das leis orçamentárias. 
b. A LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. 
c. Todo e qualquer acréscimo das despesas com pessoal, tal como o aumento de remuneração ou a criação de cargos, empregos e funções, dependem de autorização específica em lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista. 
d. Todas as atribuições da LDO estão definidas na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Aprendemos juntos em nosso curso que a LDO foi prevista pela Constituição Federal como instrumento intermediário entre o PPA e a LOA, cujas funções constitucionais foram complementadas por atribuições previstas também na LRF.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O ciclo orçamentário corresponde à sequência de fases ou etapas que deve ser cumprida como parte do processo orçamentário. A esse respeito, julgue os itens a seguir:
	· São fases do ciclo orçamentário: elaboração dos orçamentos; aprovação (discussão e votação) das leis orçamentárias; execução orçamentária; e controle e avaliação da execução orçamentária. 
	Resposta 1
Parte inferior do formulário
	
	· Cada ciclo orçamentário é estanque em si mesmo, ou seja, não se comunica com os ciclos orçamentários anteriores ou posteriores. 
	Resposta 2
	
	· O ciclo orçamentário não corresponde ao ano civil.
	Resposta 3
	
Feedback
Sua resposta está correta.
Aprendemos em aula que a dinâmica do ciclo orçamentário é especialmente relevante sob uma perspectiva gerencial, pois os trabalhos finais de determinado ciclo, referentes ao controle e à avaliação da execução orçamentária, na realidade servem de subsídio para os trabalhos iniciais do ciclo orçamentário seguinte, atinentes à elaboração do orçamento de exercício subsequente. O resultado desses trabalhos, portanto, não devem ser “engavetados” ou adicionados a “pilhas de relatórios”; ao contrário, devem retroalimentar o ciclo orçamentário, permitindo o aprendizado e o aprimoramento contínuo.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia com atenção os itens a seguir, que tratam da evolução conceitual do orçamento público e do orçamento moderno no Brasil, e assinale a única alternativa incorreta:
 
a. O processo de evolução do orçamento público se realizou por incorporação de camadas, de forma que os grandes atributos dos orçamentos que precediam determinadas ondas evolutivas, em vez de abandonados, eram mantidos ao lado de outros que a eles se somavam. 
b. Um aspecto ainda não incorporado pelos orçamentos públicos é o do planejamento, de forma que o instrumento político de controle de receitas e gastos também sirva de apoio à realização das missões governamentais. 
c. O orçamento-programa é o modelo conceitual orçamentário atualmente aplicado no Brasil. 
d. A Lei 4.320/1964 e o Decreto-Lei 200/1967, ainda vigentes, são normativos precursores do orçamento-programa no Brasil. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Estudamos a evolução conceitual do orçamento público e o orçamento moderno no Brasil nessa aula, na qual aprendemos que o Brasil adota as modernas práticas do orçamento-programa. Reveja os respectivos tópicos e suas anotações em caso de dúvida.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Buscando garantir a previsibilidade e aprovação dos instrumentos orçamentários com antecedência, a Constituição Federal definiu prazos para encaminhamento do projeto de lei do PPA, da LDO e da LOA pelo Poder Executivo ao Legislativo, bem como prazos para que o Congresso os aprove. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
 
a. Tanto a LDO quanto a LOA devem ser aprovadas pelo Legislativo até 22 de dezembro de cada ano. 
b. Tanto o PPA quanto a LOA devem ser aprovados pelo Legislativo até 22 de dezembro, respeitada a periodicidade quadrienal e anual, respectivamente, de cada instrumento. 
c. O PPA deve ser enviado ao Congresso Nacional até 31 de agosto de cada ano. 
d. A projeto de lei orçamentária anual deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Legislativo, para fins de aprovação, até 15 de abril de cada ano. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Ao mesmo tempo em que lembramos que o PPA só é elaborado e enviado ao Legislativo para aprovação a cada quatro anos, sendo os demais instrumentos anuais, recomendamos uma espiada no quadro apresentado em nossa aula.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O ordenamento jurídicoque traça as regras da gestão de recursos públicos por meio do orçamento é chamado Direito Financeiro. Nessa didática estão inclusas todas as regras atinentes à elaboração e execução do orçamento, por exemplo. Sobre essa temática, assinale a alternativa errada:
 
a. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. 
b. Os créditos especiais e extraordinários não necessitam de autorização prévia do Poder Legislativo, pelo fato de que podem ser abertos diretamente pelo Poder Executivo. 
c. Em obediência ao princípio da universalidade, devem estar compreendidas na LOA todas as receitas e todas as despesas da administração direta e indireta. 
d. Na esfera federal, a autorização para a abertura de créditos suplementares tem sido conferida a todos os Poderes, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União inclusive, os quais, por ato próprio, podem abrir créditos suplementares previamente autorizados em LOA, observadas as condicionantes fixadas em lei de diretrizes orçamentárias. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Estudamos que, por suas características, apenas uma espécie de crédito orçamentário adicional pode ser aberto sem prévia autorização legislativa, desde que destinados ao atendimento de despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção interna ou calamidade. Reveja os conceitos do tópico inicial da aula para não confundir as características dos créditos suplementares, especiais e extraordinários.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Imagine-se como Prefeito do seu Município. Uma das bandeiras de sua campanha eleitoral foi o Projeto Educação, composto de reforma de todas as escolas públicas, a contratação de mais professores e adoção do ensino em tempo integral para todas as crianças. O início da execução do seu plano pode ser efetivado pelos seguintes meios, exceto:
 
a. Analisar as receitas e despesas do orçamento atual para verificar o montante de recursos que pode ser realocado para o Projeto Educação na próxima lei orçamentária (retroalimentação); 
b. Propor inclusão no planejamento governamental, materializado pelo plano plurianual, dos investimentos cuja execução poderá superar um ano, como as obras nas escolas. 
c. Realocar para o Projeto Educação as dotações autorizadas na lei orçamentária vigente por meio de decreto, para posterior aprovação pelo Poder Legislativo. 
d. Caso haja recursos e queira iniciar o Projeto Educação imediatamente, poderá propor ao Poder Legislativo a aprovação de créditos adicionais, por meio de lei formal. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Aprendemos neste curso que a lei orçamentária deve ser proposta pelo Poder Executivo e aprovada pelo Poder Legislativo. Como lei formal que é, não pode ser alterada unilateralmente pelo Prefeito, por meio de decreto, sob pena de ilegalidade. A propósito, vimos que um dos princípios orçamentários é a legalidade, portanto o orçamento aprovado pelo Legislativo não pode ser alterado pelo Executivo conforme suas conveniências.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O orçamento público nasceu como matéria político-econômica e, ao longo dos anos, evoluiu para a temática do planejamento governamental, transformando-se em instrumento de orientação da atuação do Poder Público. A esse respeito, assinale o único item incorreto:
 
a. Os orçamentos modernos evidenciam três dimensões complementares: não apenas os insumos e os produtos resultantes das despesas orçamentárias, mas também os objetivos dos gastos públicos, estruturados em programas. 
b. São estágios da despesa pública, nessa ordem: empenho, liquidação e pagamento. 
c. Vigora no ordenamento jurídico nacional o chamado “princípio da anualidade tributária”, de modo que é necessária a prévia autorização orçamentária para que ocorra a arrecadação de receitas tributárias. 
d. Em sua origem, o orçamento público foi concebido como instrumento de controle político utilizado pelo Poder Legislativo para a fiscalização das finanças públicas. Tratava-se do orçamento tradicional, concebido de forma unidimensional: orientado a insumos, informava apenas o que as unidades governamentais estavam autorizadas a adquirir e os tetos financeiros para esse efeito. 
Feedback
Sua resposta está correta.
É importante conhecermos o histórico conceitual do orçamento para entendermos como esse evoluiu ao longo dos anos para, finalmente, estar hoje integrado ao planejamento e aos objetivos estratégicos da atuação governamental. Ou seja, mais que instrumento de administração de recursos, a peça orçamentária é um elemento de planejamento de longo prazo. Recomendamos uma nova espiada em nossa aula em caso de dúvidas, bem como nos tópicos 2.3 e 2.5.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a opção correta com relação às disposições constitucionais acerca do orçamento público:
 
a. Segundo a Constituição Federal de 1988, a União e os Estados devem elaborar e aprovar, na forma de lei, seus planos plurianuais (PPA), as leis de diretrizes orçamentárias (LDO) e as leis de orçamento anuais (LOA). Diferentemente, aos municípios só é obrigatória a elaboração da LDO e da LOA. 
b. O PPA, a LDO e a LOA são formalizados mediante leis ordinárias de iniciativa exclusiva do Poder Executivo. 
c. Em casos emergenciais, em especial a não aprovação da lei orçamentária antes do início do exercício, o Poder Executivo poderá aprovar o orçamento por meio de medida provisória. 
d. Compete à LDO estabelecer, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Todo gestor público deve entender as funções do PPA, da LDO e da LOA, pois esses são instrumentos aliados do planejamento e da boa gestão. Apresentamos no início dessa aula as principais características desses instrumentos orçamentários, cuja elaboração e aprovação por lei – apenas – se impõe sobre todos os entes federados. Reveja nosso material em caso de dúvida.

Mais conteúdos dessa disciplina