Buscar

Queimaduras: Classificação e Tratamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA QUEIMADURAS
1) Conceito: as queimaduras são classificadas como feridas traumáticas que são causadas por agentes químicos; térmicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo e trazem como consequência a destruição parcial ou total da pele integra, podendo afetar desde as camadas mais superficiais até as mais profundas. 
1.1: Os agentes causadores: - Físicos: temperatura; eletricidade e radiação. – Químicos: produtos químicos ácidos - Biológicos: animais 
1.2: podem ser classificadas em graus, de acordo com a profundidade que foi atingida: Grau 1: lesões superficiais Grau 2 superficial: lesões de espessura parcial superficial Grau 2 profundo: lesões de espessura parcial profunda Grau 3: lesões de espessura total 
1.3: Classificação: - Lesões superficiais: ocorre apenas na parede externa da epiderme; não ocorrendo sangramento. Ocorre uma leve reação inflamatória e dor ao toque, sem bolhas com descamação da parede externa da epiderme. Cicatrização leva de 2 a 5 dias. - Lesões de espessura parcial superficial: quando uma parte da derme também é lesada além da epiderme. Pode-se aparecer bolhas e a pele lesada estará avermelhada e dolorosa. Recuperação de 10 a 14 dias. – Lesões de espessura parcial profunda: destruição da epiderme e das camadas superiores da derme. Lesão das porções mais profundas da derme. Lesão dolorosa, avermelha e exsuda liquido. Recuperação de 3 a 5 semanas. – Lesões de espessura total: destruição total da epiderme e da derme e pode atingir também alguns tecidos subjacentes. Área indolor pois as fibras nervosas foram destruídas. A cicatrização leva alguns meses. 
As queimaduras podem ser de baixa, média ou alta extensão corporal. 
2) O processo de cicatrização: Vai ocorrer o reparo tecidual, que é dividido em 3 fases: - Fase inflamatória 
 - Fase proliferativa ( proliferação celular) 
- Fase de maturação ( síntese da matriz extracelular). 
3) Cicatrizes pós queimaduras: - Contraturas: restringem o movimento normal da região; podendo ocasionar deformidades ósseas se persistirem. – Cicatrizes contrateis:queloides. 
4) Fisioterapia no tratamento: a meta do tratamento é a reabilitação funcional, usando as técnicas de cinesioterapia e eletroterapia. Tem como objetivo principal manter ou restaurar a ADM; reduzir o edema; melhorar a circulação do local, manter ou recuperar os movimentos funcionais e evitar sequelas. 
O tratamento fisioterapêutico deve ser iniciados logo após a internação com a avaliação detalhada de cada caso, tendo sempre em mente o tipo e grau de queimadura, qual foi o agente e qual a área do corpo que foi atingida e teve sua funcionalidade prejudicada. 
A dor pode atrapalhar no tratamento do paciente; mas o fisioterapeuta deve sempre evitar que por esse motivo o paciente fique imóvel. Piorando seu quadro clinico. 
O tratamento consiste em: 
- Exercícios ativos, ativos assistidos, isométricos e de relaxamento. 
 – Eletroterapia: laser. Luz intensa pulsada, vacuoterapia, ultrassonterapia, radiofrequência, microcorrentes, - Manter o posicionamento normal para evitar aderências. – No hospital deve-se ensinar o posicionamento correto no leito e fisioterapia respiratória. – Cinesioterapia ambulatorial; principalmente após cirurgias. Fundamental para manter a ADM. São aplicados ainda na fase da lesão e evitam rigidez articular e contraturas. – Massoterapia para ganho de ADM 
Fases do tratamento: I – remodelação com microcorrentes II – clareamento com laser e microcorrentes III – dessensibilizar: com laser e microcorrentes IV – hidratação: com laser de baixa potência 
5) Principais complicações: 
 - Imediatas: queimadura inalatória; perda de liquido e pode ocorrer parada cardio-respiratória, levando a óbito. 
– Período intermediário: infecções; pneumonia; complicações musculoesqueléticas; anemia. 
OBS: o atendimento inicial deve ser com agua fria, pomada e curativo oclusivo.

Continue navegando