Buscar

RELATÓRIO PIM 2 -

Prévia do material em texto

2
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM II
POCONÉ-2021
	Nº.
	NOME
	RA
	01
	Edna Regina Souza Alves Gomes
	0515070
	02
	Raquel Souza Alves Infantino
	1992819
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de um projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II) referente a projeto de pesquisa realizada no Curso de graduação tecnóloga em Gestão Pública da Universidade Paulista – UNIP, realizada na cidade de Poconé, estado de Mato Grosso na Instituição de ensino Escola Estadual de 1º e 2º Grau Antônio João Ribeiro. Que tem por objetivos desenvolver na prática uma relação entre as disciplinas estudadas e a instituição onde desenvolvemos os métodos de Recursos Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado e Matemática aplicada.
A metodologia aplicada foi a pesquisa de Campo, onde os resultados da pesquisa mostram a responsabilidade do gestor e dos profissionais da educação, que busca sempre atender as necessidades dos alunos e pais desenvolvendo o conhecimento e enriquecendo a sociedade com o ensino.
A instituição fica situada em Poconé, estado do Mato Grosso, situa-se na Rua Coronel Teófilo, s/nº no Bairro São Benedito. A Escola Estadual Antônio João Ribeiro inaugurada no dia 22 de maio de 1971, o Grupo Escolar iniciou suas atividades na Educação do Território Federal do Amapá destinado a atender os alunos no segmento de 1º a 4º. Em 1996 foi implantado o Ensino Supletivo, atendendo os segmentos da Alfabetização a 4ª serie. Em decorrência da criação do Estado do Amapá em 1988, passou a se chamar Escola Estadual Antônio João.
 O nome da Escola é uma referência a Antônio João Ribeiro, militar nascido em Vila do Poconé, então Província do mato Grosso, em 24 de novembro de 1825. Ele teve atuação destacada na história resistência no Forte de Coimbra, quando paraguaios invadiram o território brasileiro. O nome da escola foi um pedido pessoal do general Ivanhoé Gonçalves Martins, então governador do Território, que queria homenagear o militar mato-grossense.
A Escola contam com seu quadro de funcionários no total de 79 funcionários habilitados para suas funções sendo: 01 gestor, 02 Coordenadores, 01 Coordenador de Projetos, 02 secretários, 39 professores, 04 professores para crianças com necessidades especiais, 17 professores do ensino Supletivo, 04 vigilantes intercalados, 03 merendeiras, 03 serviços gerais (limpeza), 02 técnicos em laboratórios e 01 Bibliotecário.
A escola possui 15 salas de aula, 01 sala de diretoria, 01 Sala de professores, 01 refeitório, 01 Laboratório de ciências, 02 sala de Recursos multifuncionais para atendimento especializado, 01 Quadra de esporte descoberta, 01 Cozinha, 01 Biblioteca, 02 Banheiros dentro de prédio, 01 banheiro adequado para alunos com deficiência, 01 sala de secretaria, 01 banheiro com chuveiro, 01 Refeitório, 01 Dispensa e 01 Pátio Coberto, com o passar dos anos as exigências escolares aumentaram, aumentando também sua capacidade. 	
Na disciplina de Recursos Materiais e Patrimoniais veremos quais são os recursos que a instituição dispõe para auxiliar na empreita dos professores no aprendizado dos alunos. Em Economia e Mercado abordaremos quais políticas são utilizadas para ter maior economia, qual a demanda de alunos de cada bairro e comunidades e quais são as políticas de conscientização que são repassadas para os alunos. E Matemática Aplicada será mostrada o faturamento anual e gastos que a instituição tem no ano letivo.		
1. ECONOMIA E MERCADO
A economia deve ser sempre um projeto estratégico na instituição, que bem elaborado pelo seu gestor, seja na empresa privada ou pública, que não venha visar somente lucros, mais sim diminuir e conscientizar gasto. 
A escola Antônio João Ribeiro e sua gestora aderiu um projeto consciente e estratégico aonde vem desempenhando um bom trabalho. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento da escola, mas para o meio ambiente também, onde diariamente ensinam aos seus alunos o Uso racional da água como: não desperdiçar, fechar a torneira, não deixar que ocorra vazamentos na rede de águas. Como economizar energia: apagar as lâmpadas das salas desocupadas, usar lâmpadas fluorescentes.
A reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. O primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro, papel) do lixo orgânico. O reciclável deve ser encaminhado para empresas ou cooperativas de trabalhadores de reciclagem, pois serão transformados novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. Além de gerar renda e emprego para pessoas que trabalham com reciclagem, é uma atitude que alivia o Meio Ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos.
A escola também realiza diversos eventos a fim de visar lucros para investimentos em materiais em que a escola está necessitando com urgência, e conta com a colaboração dos alunos para estarem ajudando na concretização dos mesmos.
A Escola Estadual Antônio João Ribeiro tem sido demandada, a cada instante por novos espaços, pois os envolvimentos escolares permanentes e as atividades são cada vez mais ativas, exigindo uma estrutura física maior e adequada, capaz absorver tais ações. Atualmente a escola possui 590 alunos matriculados, entre alunos com deficiência especial e moradores de comunidades rurais onde muitos deles dependem de ônibus escolares para chegarem até a escola, pois residem em comunidades vizinhas.
1.1 Políticas de Conscientização 
Cabe à escola proporcionar o questionamento de seu papel conscientizador e libertador de suas ações, das relações da tríade Escola-Sociedade-Família, oferecendo condições para que haja a exploração de ambiente, inventando, descobrindo e direcionando o ser humano às finalidades de caráter social e renovador. Na realização de conscientização são desenvolvidos discussão e debates, formação de grupos de estudos, confecção de cartazes, campanhas ilustrativas com linguagem acessível ao público alvo, desenvolvimento de gincana de reciclagem, exposição e feira, exibição de vídeos e músicas com o tema discutido no decorrer do ano letivo. Com isso, buscam-se oferecer a comunidade escolar informações sobre a educação ambiental, fortalecendo a prática desta e de outras atividades possíveis. 	
A escola possui uma pequena horta, sendo cultivada pelos próprios alunos, porém ainda está em fase inicial. Os alunos participam de excursões no pantanal, visando a preservação do meio ambiente, além disso a escola possui projetos de retirada de lixo reciclável das ruas ao redor da escola. Em parceira com o SESC Pantanal desenvolve projetos de conscientização a preservação do Pantanal através de filmes, palestras, teatros e músicas. 
A escola orienta seus alunos a separar em casa e na escola o lixo orgânico do lixo reciclável. Este último deve ser encaminhado para pessoas que trabalham com reciclagem ou empresas recicladoras, e também a conscientização por parte da gestão escolar, aos alunos de levarem de casa lanches industrializados como: bolachas, skinys, pirulitos, doces, pipocas etc. Evitando o aumento do lixo, gerando limpeza no ambiente escolar, além de ser um incentivo a uma alimentação saudáveis, pois, os alunos são instruídos a consumirem durante o intervalo frutas e outros alimentos naturais. 
2. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Os recursos materiais são os componentes utilizados por uma empresa durante seus processos diários para produzir seu produto final, onde visam garantir o fornecimento de bens e serviços. Os recursos patrimoniais são instalações utilizadas nas operações do dia a dia da empresa, normalmente adquiridas esporadicamente, como prédios, equipamentos e veículos onde constituem os elementos primordiais para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços que irão atender as demandas de mercado.
2.1 Recursos Materiais 
 A instituição de ensino necessita de vários recursos para ensinar e qualificar seus alunos, dentre eles está o Recurso Materialque vem contribuir para o zelo e bens do prédio e avaliação dos profissionais e alunos. A instituição oferece atendimentos de ensino, nas modalidades de ensino fundamental, ensino médio, educação infantil e supletivo que busca ofertar um excelente aprendizado ao aluno.
A escola Estadual Antônio João Ribeiro, não sendo diferente das outras instituições, faz se necessária à utilização de materiais, que venha contribuir para a clareza e a limpeza. Bem como materiais de pedagogia, dentre eles: projetores multimídias, lúdicos, jogos pedagógicos, para desenvolvimento da língua portuguesa e matemática, computadores, televisão, uma diversidade de cds, dvd’s e livros infantis educativos, jogos recreativos e esportivos microfones, caixa amplificada, máquina digital, xerox, scanner e impressora, esses são um pouco de materiais, que são fundamentais, para o funcionamento dessa instituição escolar. 
Para aquisição de materiais tanto pedagógica quanto alimentícios e de limpeza, é necessário que a instituição realize no mínimo três pesquisas de preços preenchidas em um formulário disponibilizado pelo governo onde é feita a aquisição através de Processo Licitatório na legalidade para aquisição dos bens matérias, para em sequência realizar a compra, onde são realizados semestralmente pregões alimentícios para a escolha do fornecedor, ainda é necessário que as aquisições de 30% dos recursos alimentícios sejam destinadas a compra de verduras, frutas e legumes. Ao finalizar o ano letivo o gestor organiza a prestação de contas, constando detalhadamente os investimentos aplicados na aquisição de materiais e bens de consumo, caso haja divergência em alguma informação o gestor e o CDCE (Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar), poderá responder judicialmente.
Existem critérios que devem ser seguidos na escolha dos recursos materiais, dentre eles está à qualidade e o de adequação aos objetos da escola, dessa forma a instituição estará contribuindo para um ambiente agradável para todos. Dentre os bens existem os meios moveis que são:
· Equipamento e material permanente: são as mobílias em feral como, por exemplo: aparelhos e equipamentos e aparelhos diversos e de escritório.
· Material de Consumo: são os materiais de laboratórios, de expediente e de construção para reparo de moveis, assim como materiais de fotografia e filmagem e matéria de instalação elétrica.
· Material de distribuição gratuita: são materiais como livros didáticos, remédios, medalhas e troféus, entre outros gratuitos.
Todos os bens adquiridos pela Escola ficam sob responsabilidade da Secretaria de Educação e dos gestores de seus órgãos e escola, cabendo a ele cuidar e conservar os materiais. Deve também o registrar no caderno de bens sob a responsabilidade de órgão ou escola, verificando se o número de identificação no patrimônio está inserido adequadamente. 
Os materiais pedagógicos são de necessidade que vai se adquirindo com o tempo, alguns materiais permanentes como cadeiras, mesas, carteiras, computadores, armários, ar condicionados, TV, Videocassete, DVD, antena parabólica, Reto projetor, Impressora, aparelho de som, Projetor multimídia (Datashow) e câmera fotográfica utilizados no limite da quantidade imposta para os alunos, estes estão relacionados ao espaço físico que a escola tem. Os materiais didáticos que são utilizados na área da administração como papeis formato A4, clips, lápis, canetas, tesouras, colas, fitas adesivas, pastas, cartolinas, etc., serve como assessórios para produção educacional da instituição. 
A instituição de ensino conta em seu quadro de alunos com: 140 alunos no ensino fundamental I, 230 no ensino fundamental II, 110 no ensino médio e 110 no EJA. Uma boa gestão de recursos materiais deve atender adequadamente às exigências do Processo educacional. Para que isso aconteça, é necessário fazer um planejamento para levantar as necessidades de forma criteriosa.
 
2.2 Recursos Humanos
A escola Antônio João Ribeiro, assim como outras instituições teve seu projeto criado para atender a demanda escolar, sua estrutura era simples e precária, mas com o decorrer do tempo, a escola passou por várias reformas e expansão de campo hoje possui o terreno de 2.552,00m2, que proporciona melhor qualidade de ensino e aprendizagem. O homem, na busca incansável do aperfeiçoamento, vem ao logo do tempo, criando sempre maquinas que possa diminuir o tempo e melhora o seu resultado.
 Nas suas atividades cotidianas, mas a mão de obra humana continua sendo essencial, na sociedade como base na formação e qualificação de profissionais, sendo assim esta instituição conta com um quadro de profissionais da educação habilitados para atividade regular e necessidade especifica de inclusão escolar, e profissionais qualificados para a área de higienização, limpeza e refeição. O quadro organograma dessa instituição, conta com 79 funcionários.
2.3 Recursos Patrimoniais
Patrimônio escolar se refere a todos os bens móveis e imóveis que compõem toda a estrutura de uma escola. 
Os bens móveis correspondem a computadores, carteiras, quadros, carros, máquinas de xerox, entre outros. Já os bens imóveis dizem respeito ao prédio que a escola exerce suas atividades, quadras de esportes, etc.
 A construção de um prédio ou lar que venha ser público ou privada, necessita passar por uma elaboração de projeto e pesquisa, para saber se a demanda daquele bem público atende aos padrões de quem irá fazer uso dele. 
A escola conta com seu patrimônio, prédio próprio, com boa estrutura física contendo:
· 15 salas de aula
· 01 sala de diretoria
· 01 sala de professores
· 01 Laboratório de Informática
· 01 Laboratório de ciências
· 02 salas de Recursos multifuncionais para atendimento especializado
· 01 Quadra de esporte descoberta
· 01 Cozinha
· 01 Biblioteca
· 02 banheiros dentro do prédio
· 01 banheiro adequado para alunos com deficiência
· 01 sala de secretaria
· 01 banheiro com chuveiro
· 01 Refeitório
· 01 Dispensa
· 01 Pátio Coberto
Com isso, tendo um dos melhores índices de desenvolvimento escolar no município de Poconé.
2.4 Recursos Tecnológicos
A escola possui um sistema informatizado e utiliza a internet como ferramenta que permite que as organizações realizem seus processos e tarefas por meio de redes efetivas e computadores, consiste em mídia, dispositivos e softwares necessários para conectar dois ou mais computadores, para o controle das operações do dia a dia. 
Podemos citar o uso dos recursos tecnológicos na instituição de ensino: através dos registros dos alunos em que a escola possui, para manter as informações arquivadas em formato de documento, das matriculas que são feitas em sites da Secretaria de Educação, os registros de gastos e faturamento anuais feitas em planilhas, os programas usados no computador para desenvolver a aprendizagem como o Google utilizado para pesquisas, Word e Power Pointer usados para elaborações dos trabalhos a apresentações dos slides e também através dos livros digitais (biblioteca virtual) que os alunos utilizam para ampliar seus conhecimentos.
3 MATEMÁTICA APLICADA
A matemática aplicada é um ramo da matemática que visa aplicar as funções matemáticas em cálculos numéricos, programação, tecnologia da informação, engenharia, estatísticas, automação dentre outras utilidades diariamente utilizadas pelas organizações empresárias, governamentais, entres outros. 
É uma ferramenta de suma importância nas empresas pois se for utilizada de maneira correta, maximiza os lucros e minimiza as despesas.
	A instituição de ensino Escola Antônio João Ribeiro, conta com um repasse anual baseado nos anos anteriores, que cujo valor anual chega a 45 mil reais, para custear todos os reparos, manutenção e alimentação escolar. O projeto do gestor tem que ser idealizado em cima daquilo que vem a ser de prioridade para funcionamento do prédio. Uma matemática somatória e subtraída de prestações de serviços, através de pregões e Licitações,
O papel de um bom gestor deve ser feito sempre através de estratégias e dados, que venha visar à sustentabilidadeda sua instituição ou empresa pública ou privada a médio e longo prazo. 
A instituição escolar onde foi realizada a pesquisa, o gestor utiliza dos seus projetos anuais de gasto através de resultados e gráficos anteriores. Com isso venha garantir um respaldo e, até mesmo um processo administrativo que possa levar até a destituição do seu cargo.		
A matemática utilizada na instituição são elas a Multiplicação de centavos para dar a soma de valores que pode ser gasto por alunos, outro calculo a porcentagem de valores por divisão de gastos semestral, que resulta a subtração do valor anual de entrada. A instituição conta com 590 alunos frequentes que resulta R$ 0,80 centavos por aluno por dia. 
A escola conta com recursos vindos do governo depositados na conta bancaria da entidade executora da escola, para suprir as necessidades básicas de manutenção, aquisição de materiais didáticos e formação. 
O papel de um bom gestor deve ser feito através de estratégicas e dados, que venha visar à sustentabilidade da sua instituição ou empresa publica ou privada a média ou longo prazo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fazendo-se uma análise da pesquisa que foi elaborada em campo, percebe-se que a instituição escolar se faz necessárias de Recursos materiais e patrimoniais, para alcançar melhor resultado referente ao aprendizado dos alunos. 
No presente projeto integrado multidisciplinar, observamos os conceitos estudados neste bimestre e que são também usados na instituição como: Economia e Mercado, Recursos Patrimoniais e Materiais, e Matemática aplicada. Percebemos durante as visita e entrevistas realizadas na Escola Estadual Antônio João Ribeiro que a administração atual se preocupa quanto á oferecer recursos didáticos aos professores que resultem num melhor aprendizado, bem como o cuidado com o estoque de materiais escolares que são oferecidos aos alunos. 	
Finalizando podemos afirmar que este trabalho foi muito proveitoso, tendo em vista que adquirimos conhecimentos na pratica e na Teoria sobre as disciplinas estudadas: Recursos materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado e Matemática Aplicada para Elaboração do PIM II, em uma instituição, ampliando nossa visão acerca das disciplinas estudadas.
REFERÊNCIAS
MARTINS, Petrônio G.; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3ª ed., São Paulo: Saraiva, 2009.
FENILI, R. R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: Abordagem Completa. 3ª edição. São Paulo: Ed. Método, 2014.
VASCONCELLOS, Marco A. Sandoval; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos da Economia. 4ª ed., São Paulo: Saraiva, 2014.
POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: uma abordagem logística. 2ª ed., São Paulo: Atlas, 2002.

Continue navegando