Buscar

VARIAÇÃO LINGUSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- A estrutura da notícia é chamada de pirâmide invertida. Esse nome se dá por causa do caráter comunicativo da notícia, que é caracterizado por trazer, logo no primeiro parágrafo, o ápice da notícia, a principal e mais relevante informação. Ou seja, uma notícia inicia-se logo com o desfecho, e esse primeiro parágrafo é chamado pela linguagem jornalística de lead. Nele são expostas as informações que mais chamam a atenção do leitor para prosseguir com a leitura do texto, em busca de mais informações sobre aquele fato. Esta estratégia de construção textual é muito utilizada em jornais por causa do seu caráter informativo, e também por causa do objetivo de trazer ao leitor informações rápidas, claras e precisas. Sendo assim, o leitor tem a opção de aprofundar a leitura ou não, de acordo com os seus interesses. Seguindo com a estrutura da pirâmide, o texto traz no primeiro parágrafo as informações mais importantes, e nos parágrafos seguintes traz as outras informações sempre em ordem decrescente de relevância. Algumas informações são necessárias para o entendimento dos fatos, e por isso elas são priorizadas. São elas as personagens do fato, o espaço e o tempo. Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2016. Em relação à estrutura de parágrafos de uma notícia, é correto afirmar que Escolha uma: a. assim como nos demais tipos textuais dissertativos, a notícia deve ser dividida em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. b. o lead é um parágrafo introdutório, que resume toda a notícia e traz para o leitor todos os dados, como espaço, tempo e personagens do fato. c. na estratégia da notícia, a sequência dos parágrafos em uma ordem cronológica tem tanta importância quanto em qualquer outro gênero textual. d. a ordem de relevância das informações depende dos parágrafos de introdução e conclusão e devem ser observados os entendimentos dos fatos. e. os parágrafos estão organizados em ordem de relevância dos fatos, podendo, inclusive, aparecer o desfecho no início da notícia.
Correto:  Os parágrafos estão organizados em ordem de relevância dos fatos, podendo, inclusive, aparecer o desfecho no início da notícia.
2- "Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá,
constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e,
surpreendendo-o ao tentar qular o muro com seus amados patos, disse-lhe:
- Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmipedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro
de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por
necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te ei
com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima
potência que o vulgo denomina nada.
E o ladrão, confuso, diz:
Dotô, eu levo ou deixo os pato?"
Para averiguar o motivo pelo qual houve falha de comunicação entre o jurista e o ladrão, analise as seguintes
afirmações:
As afirmativas III e V estão corretas.
III - O contraste na variação linguística é responsável pelos traços de humor do texto.
V - O rebuscamento da linguagem causa incompreensão da mensagem.
Explicação:
Corrigido pelo DNM
3- A partir da leitura do texto, verifica-se que se trata do gênero textual anúncio publicitário de um adoçante que tem o seguinte slogan: “Mude sua embalagem”. O argumento que o autor utiliza para a persuasão do leitor apoia-se no uso de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a:
Estabelecer uma associação da palavra “AÇUCAR ” à imagem do corpo com sinais de obesidade, há, também a sugestão em substituir o produto pelo ADOÇANTE .
"As variações linguísticas podem ser notadas nas estruturas sintáticas ou no nível lexical. Assim, conforme a região, encontramos "nós fomos ir embora" em vez de "nós fomos embora" e a banana pode ser "anã", "nanica" ou "d'água". A densidade de comunicação também pode explicar as variedades linguísticas que existem entre os diferentes grupos sociais, uma vez que cada um formará a sua própria rede de comunicação. Assim, sociedades rurais e urbanas são importantes fatores sociais, bem como sexo, idade, escolaridade, classe socioeconômica, dentre outros. Sabemos, por exemplo, que pessoas que vivem nas áreas urbanas falam variedades diferentes dos falantes do meio rural, onde são comuns formas como "nóis vai" ou "eles prantô" em oposição às formas padrão "nós vamos" e "eles plantaram", mais características das regiões urbanas. As mulheres, por outro lado, são linguisticamente mais conservadoras e geralmente mais sensíveis à norma culta do que os homens, além de usarem expressões e até entonações mais associadas à feminilidade, enquanto os homens, de modo geral, distanciam-se da norma padrão e usam formas que acentuam sua masculinidade. A escolaridade também é um fator muito relevante na questão da variação linguística e, em nosso país, está diretamente relacionada à classe socioeconômica, porque os que têm acesso à escola pertencem, de modo geral, ao grupo socioeconômico mais privilegiado".
Resposta:
I, II e III
Explicação:
Respondido
"As variações linguísticas notadas nas estruturas sintáticas nível lexical. Assim, conforme a região, encontramos "nós fomos ir embora podem ser ou não em vez de "nós fomos embora" e a banana pode ser "ana", "nanica" ou "d'água". A densidade de comunicação também pode explicar as variedades linguísticas que existem diferentes grupos sociais, uma vez que cada um formará a sua própria comunicação. Assim, sociedades e urbanas são importantes fatores sociais, bem como escolaridade, classe socioeconómica, dentre outros. Sabemos, por exemplo, que pessoas que urbanas falam variedades diferentes dos falantes do meio rural, comuns formas como "nóis vai" entre a rede de rural sexo, idade, vivem nas áreas onde são ou "eles pranto" em oposição às formas padrão "nós vamos" e "eles características das regiões plantaram", mais urbanas. As por lado, são linguisticamente mais conservadoras e geralmente mais sensíveis à norma culta do que os homens, além de mulheres, outro usarem expressões e até entonações mais associadas à feminilidade, enquanto os homens, de modo geral, distanciam-se da norma padrão e usam formas que acentuam masculinidade. Sua A escolaridade também é um fator muito relevante na questão da variação linguística e, em nosso país, está diretamente relacionada à classe socioeconômica, porque os que têm acesso à escola pertencem, de modo geral, ao grupo socioeconômico mais privilegiado". A importância do conhecimento da variação linguística

Continue navegando