Buscar

clinica médica de equinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assinale a opção correta, relativa à síndrome cólica, uma das enfermidades de maior ocorrência e causa frequente de morte de equinos.
a) O vômito em jato ou a regurgitação do conteúdo intestinal são comuns em equinos com cólica.
b) A distensão abdominal observada em equinos com cólica é causada, principalmente, pela dilatação do estômago ou do intestino delgado.
c) A cólica letal envolve algum grau de isquemia intestinal que, em condições mais graves, poderá resultar em ruptura de vísceras, endotoxemia e morte.
d) Embora os equinos com cólica apresentem ampla variedade de disfunções orgânicas, as funções de motilidade intestinal e absorção dos nutrientes são mantidas na maioria dos animais.
e) O vólvulo gástrico está entre as principais causas do surgimento da síndrome cólica equina.
Provavelmente, a palpação transretal cuidadosa é a parte mais importante do exame clínico nos casos de cólica. O volume e as características das fezes são importantes. A ausência de defecação por um prazo de 12 horas após o tratamento é um sinal ruim. A constatação de reto vazio, seco à palpação ou sujo de muco e sangue degenerado, algumas horas após a última defecação, sugere
a) úlcera gástrica
b) ruptura do ceco
c) obstrução intestinal total.
d) duodenite-jejunite proximal.
Sobre a síndrome cólica equina, é correto afirmar que:
a) no atendimento da síndrome cólica, a primeira atitude a ser tomada pelo clínico é realizar a palpação retal para detectar se há torções.
b) a tiflocentese é uma técnica utilizada para retirar os gases do estômago, aliviando a dor do equino
c) os equinos com síndrome cólica demonstram a dor através de apatia e decúbito lateral, permanecendo quietos. A apatia é tão grave que os animais permitem a manipulação dos veterinários.
d) a maioria dos casos de síndrome cólica são resolvidos apenas com cirurgia abdominal, sendo os enterólitos as principais causas.
e) nas cólicas com torções intestinais, caso a cirurgia não seja realizada em um curto espaço de tempo, haverá translocação bacteriana para a cavidade abdominal, septicemia, choque e morte.
As compactações alimentares são as causas mais frequentes de síndrome cólica em equinos, especialmente a compactação alimentar dos grandes cólons. Em relação a esta doença, analise as afirmações a seguir: 
I. A compactação alimentar dos grandes cólons ocorre em locais de redução no diâmetro luminal, como a flexura pélvica e o cólon dorsal direito. 
II. Os sinais clínicos de compactação alimentar do cólon incluem lento aparecimento de cólicas leves que normalmente é bem controlada com analgésicos, mas se torna cada vez mais refratária se a compactação não for resolvida.
III. O diagnóstico de compactação alimentar é baseado na palpação de uma massa firme nos grandes cólons pelo reto. 
IV. A cirurgia está indicada se a compactação continua sem resolução, a dor torna-se incontrolável, ou ocorre extensa distensão gasosa do cólon. 
Estão CORRETAS as afirmativas:
a) I, III e IV apenas
b) I, II, III e IV
c) I, II e III apenas
d) II, III e IV apenas
e) I e III apenas
A cólica equina é uma emergência médica, de causa multifatorial, definida como dor abdominal aguda. A respeito dos aspectos clínicos da cólica equina, assinale a alternativa correta.
a) O parasitismo acentuado por Draschia spp. é uma importante causa de cólica tromboembólica.
b) O intestino delgado longo e relativamente livre na cavidade abdominal (preso por um mesentério muito desenvolvido) predispõe a torções e vólvulos.
c) Os equinos apresentam um estômago grande, proporcional a sua capacidade digestiva total, facilitando o surgimento de compactação gástrica.
d) A flexura pélvica e a transição do cólon dorsal direito ao cólon transverso são locais pouco frequentes para surgimento de cólica por compactação.
e) A cólica gasosa em equinos é pouco relatada, devido à alta capacidade de eructação dessa espécie.
O exame de palpação transretal faz parte da avaliação do cavalo com cólica e do processo de decisão quanto ao tratamento médico ou cirúrgico destas condições. O treinamento prévio do examinador e a contenção adequada do animal são aspectos importantes na realização deste exame. Neste contexto, a estrutura anatômica que NÃO é palpável ao exame transretal em um equino normal é :
a) a flexura pélvica
b) o baço
c) o rim esquerdo
d) o ceco
e) o intestino delgado
Cite duas situações em que é obrigatório realizar o tratamento de um equino com cólica de forma cirúrgica:
R:Palpação retal com anormalidade, ausência de som intestinais e distensão abdominal 
Porque a dor é algo tão importante ser avaliado em um equino com cólica?
R:
Durante o atendimento de um equino com cólica, seguindo um protocolo para atendimento emergencial, cite 5 atitudes que você como médico veterinário deve realizar que vão te ajudar na elaboração do diagnóstico e que já podem ajudar no tratamento do animal.
R:Anamnese: perguntar tempo de evolução,se o animal defecando ,se utilizou algum medicamento preventivo,tipo de alimentação, @ está tendo um programa de exercícios,mudança na dieta 
Exame físico: avaliar grau da dor,distenção abdominal,coloração de mucosas,TPC,alteração de motilidade 
Hidratação:teste da prega cutânea
Sondagem nasogástrica: promove alivio 
Palpação retal :análise de fezes, como tamanho da fibra, odor e consistência 
Ao atender um equino com cólica que apresenta distensão abdominal tem como indicativo ser relacionada a qual porção intestinal:
R: Intestino Grosso
Em um equino com cólica que tem como descrição uma a presença de refluxo com ph em torno de 7 é indicativo que o local afetado seja o:
R: Intestino Delgado

Continue navegando