Buscar

Av2 - Atividades Alternativas e Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - Atividades Alternativas e Meio Ambiente
1)
De maneira geral, considerando os alcances e limites da pesquisa cientifica na área do meio ambiente no campo da Educação Física, temos por um lado dificuldades e por outro um ponto positivo.
 
I. O ponto positivo da parte cientifica do meio ambiente no campo da Educação Física diz respeito ao aumento de atores (pesquisadores/autores, e veículos de comunicação) envolvidos em dinâmicas que envolvem encontros entre a Educação Física e o campo ambiental.
PORQUE
II. As dificuldades impostas pela posição ainda bastante periférica dos discursos construídos a partir dos encontros da Educação Física e do meio ambiente, ainda sendo limitados a construção de diálogos críticos e questionadores.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. (CORRETA)
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
2)
A multiplicidade de conceitos associados ao campo ambiental, interage com diferentes disciplinas acadêmicas. Esses diferentes conceitos empregam discursos que reproduzem ou simplesmente se apropriam de chavões discursivos do campo ambiental para se tornarem mais modernos.
 
RODRIGUES, Cae. Atividades Alternativas e Meio Ambiente. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
 
Com base no contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I-  Tais discursos sobre o conceito de meio ambiente que se legitimam como atuais e inovadores, que se reproduzem a praticas antigas e símbolos de dominância, processo denominado de greenwashing.
PORQUE
II- Este termo diz respeito a estratégias de marketing que são utilizadas de forma maliciosa e enganosa para promover a percepção politicas (ações) ambientalmente corretas ou amigáveis.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. (CORRETA)
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
3)
Considerando as vertentes de educação ambiental incorporadas pela Escola, diferentes matrizes influenciam vertentes distintas de educação ambiental, sendo importante as distinções na maneira como tais vertentes são incorporadas pela Escola, na perspectiva da ambientalização curricular, em contextos do “sul global” e do “norte global”.
Assinale a alternativa referente ao significado de “sul global” e do “norte global”.
Alternativas:
a) A diferença entre o “sul global” e do “norte global” é constituída, em especial, a partir de indicadores de educação. Assim, independente do ponto geográfico em que os países se encontram no globo, os países em desenvolvimento ou emergentes são caracterizados como países do “norte global” e os países considerados desenvolvidos são caracterizados como países “sul global”.
b) A diferença entre o “sul global” e do “norte global” é constituída, em especial, a partir de indicadores econômicos. Assim, independente do ponto geográfico em que os países se encontram no globo, os países em desenvolvimento ou emergentes são caracterizados como países do “sul global” e os países considerados desenvolvidos são caracterizados como países “norte global”. (CORRETA)
c) A diferença entre o “sul global” e do “norte global” é constituída, em especial, a partir de indicadores econômicos. Assim, independente do ponto geográfico em que os países se encontram no globo, os países considerados desenvolvidos são caracterizados como países do “sul global” e os países em desenvolvimento ou emergentes são caracterizados como países dos países “norte global”.
d) A diferença entre o “sul global” e do “norte global” é constituída, em especial, a partir de indicadores de sóciodemográficos. Assim, pelo ponto geográfico em que os países se encontram no globo, os países considerados desenvolvidos são caracterizados como países do “sul global” e  os países em desenvolvimento ou emergentes são caracterizados como países dos países “norte global”.
e) A diferença entre o “sul global” e do “norte global” é constituída, em especial, a partir de indicadores sóciodemográficos. Assim, pelo ponto geográfico em que os países se encontram no globo, os países em desenvolvimento ou emergentes são caracterizados como países do “norte global” e os países considerados desenvolvidos são caracterizados como países “sul global”.
4)
No Brasil, um fator importante a ser considerado principalmente nas vertentes iniciais de educação ambiental em contextos de ambientalização curricular é atribuído a emergência da questão ambiental sob a matriz da ditadura militar.
Considerando a ambientalização curricular sob o componente político (Brasil e América-Latina), analise as seguintes afirmativas:
I- Este período os movimentos sociais eram enfraquecidos e as ações governamentais em relação ao meio ambiente primavam pela propagação de discursos naturalistas.
II- O fortalecimento das praticas naturalistas na época militar fortaleceram a visão de educação ambiental com finalidades pragmáticas para a resolução de problemas ambientais e para adequação comportamental seguindo o código de conduta do “ambiente correto”.
III- Com a ênfase na promoção histórica do discurso naturalista, na época do regime militar, a institucionalização dos discursos “oficiais” da educação ambiental, promovidos por organizações governamentais e não-governamentais, enfatizaram as boas praticas ambientais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III. (CORRETA)
5)
A história da Educação Física no Brasil está intimamente associada à Europa, mais especificamente, ao Movimento Ginástico Europeu que, na primeira metade do século XIX, promove a inserção da “ginástica científica” em diversas instituições escolares do continente europeu. Esse modelo consolida na Educação Física a ideia do treinamento do corpo a partir da técnica mecanicista predominante nos paradigmas científicos da época (concepções filosófico-científicas materialistas e positivistas), privilegiando uma visão fragmentária das relações corpo-mente (físico-mental), corpo-mundo, teoria-prática, etc.
 
Sobre o modelo de Educação Física citado no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. A Educação Física é instaurada, predominantemente, como “instrumento” para a manutenção da saúde e para o desenvolvimento “físico” da população e para reprodução dos valores dominantes da sociedade.
PORQUE
II. Esse mesmo modelo de Educação Física que é importado pelo Brasil, processo que resulta, especialmente, da influência de hábitos de ginástica que imigrantes europeus reproduzem no país e a partir de publicações trazidas de Portugal sobre os métodos da ginástica científica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.(CORRETA)
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Continue navegando