Buscar

SDE3794 EXERCÍCIO TEMÁTICO 11 DO 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desenvolvimento na idade adulta e na terceira idade
Exercício temático
1.De acordo com os modelos tipológicos do desenvolvimento da personalidade, uma pessoa com ego resiliente é
(A) Bem ajustada, autoconfiante e articulada
(B)Tímida, calada e amorosa.
(C)Ativa, impulsiva e teimosa.
(D)Bem ajustada, calada e teimosa.
(E) Autoconfiante, impulsiva e amorosa.
2.A expressão "Geração Sanduíche" significa:	
(A) "Geração esgotada
(B) "Geração adotiva"	
(C) "Geração do meio"	
(D) "Geração enferma"
(E) "Geração de equilíbrio"
3. Jan Sinnott afirma que a fase adulta é marcada pelo pensamento pós-formal. São características desse tipo de pensamento, EXCETO:
(A) cambio de marchas	
(B) unicausalidade
(C) pragmatismo	
(D) consciência do paradoxo	
(E) flexibilidade
4.Considerando os diferentes modelos utilizados no estudo do desenvolvimento psicossocial do adulto jovem, assinale se as alternativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale a sequência correta
Traços e experiências relacionam-se a partir de uma perspectiva bidirecional, ou seja, ao mesmo tempo em que as experiências influenciam as características do indivíduo, estas também contribuirão para a forma como ele vivenciará a experiência. (V)
O modelo dos estágios normativos está relacionado à ideia de que existiriam tarefas específicas que deveriam ser desempenhadas em cada estágio, sendo que o não cumprimento dessas tarefas poderia acarretar dificuldades posteriores. (V)
 Estudos têm indicado que, embora possam ser identificadas mudanças nos traços ao longo de todo o ciclo vital, o período da adultez jovem é um dos mais estáveis, sendo possíveis mudanças apenas nos níveis de estabilidade emocional. (F)
5. Sobre a relação entre velhice e mercado de trabalho, assinale C (certa) ou E (errada): 
Vem sendo observado um aumento do número de idosos no mercado de trabalho. (C)
O número de participação de pessoas idosas no mercado de trabalho é maior entre os que não dispõem de aposentadoria ou pensão. (C)
A ocupação na velhice está associada exclusivamente à necessidade de manutenção ou melhora da renda familiar. (E)
Idosos que permanecem ativos após a aposentadoria apresentam melhor desempenho cognitivo. (C)
O engajamento em trabalhos voluntários está associado a maior satisfação com a vida na terceira idade. (E)
6.Segundo a Teoria do Comboio Social, os relacionamentos podem ser caracterizados por meio de círculos sociais. Com base nessa abordagem, assinale a alternativa INCORRETA:
(A) Na velhice, os círculos são mais numerosos, uma vez que idosos acumulam amigos, grupos religiosos, familiares e vizinhos ao longo da vida.
(B) Na velhice, eventos como aposentadoria, morte de pessoas próximas e dificuldades de locomoção restringem os círculos.
(C) Na velhice, há uma substituição dos círculos maiores por círculos de relacionamentos mais íntimos e confidentes e, portanto, menores.	
(D) Na velhice, os círculos tendem a ser compostos por familiares, cônjuges e amigos íntimos.
(E) Na velhice, condições socio estruturais tornam-se menos ativas, fato que confere maior importância aos círculos sociais mais próximos.
7.O envelhecimento da população brasileira e mundial é uma realidade que preocupa as instituições políticas e organizacionais. O preconceito de idade e o processo de estereotipar e discriminar pessoas a partir do seu envelhecimento são fenômenos que caracterizam o ageísmo. No contexto das empresas, o ageísmo(discriminação) pode afetar a decisão de contratar pessoas, a oferta de cuidados médicos, as políticas de desenvolvimento e promoção de pessoas, adquirindo importância como objeto de intervenção para a psicologia organizacional. (FRANÇA, L. H. F. P. et al. Ageísmo no contexto organizacional: a percepção de trabalhadores brasileiros. Rev. bras. geriatr. gerontol. Rio de Janeiro , v. 20, n. 6, p. 762-772, 2017).
Considerando o tema tratado no texto, avalie as afirmações e registre C (certa) ou E( errada) para cada afirmativa:
Práticas de ageísmo corroboram contextos de assédio moral no trabalho, por meio da discriminação ao acesso a oportunidades e de ações de desrespeito à dignidade da pessoa e às diferenças. (C) 
O preconceito etário, ou “ageísmo” cria obstáculos para o acesso do idoso aos serviços, à educação e ao trabalho. (C) 
O oferecimento de oportunidades de promoção ou de políticas de crescimento na carreira diferenciadas para trabalhadores mais jovens, em detrimento dos mais velhos, é uma prática ético-social de gestão que incentiva o bom desempenho e a competitividade no contexto econômico e político da atualidade. (E) 
8.Cristina tem 23 anos e faz curso de Educação Física. Ao ser questionada sobre como vivencia a adultez, ela afirma não se sentir adulta, pois ainda não concluiu seus estudos e depende financeiramente dos pais, com quem mora. Essa situação aponta para a existência de mecanismos sociais de temporalização do curso de vida individual. Segundo BerniceNeugarten, tais mecanismos referem-se ao seguinte conceito:
(A) relógio biológico. ** (B) relógio psicológico. ** (C) relógio existencial. ** (D) relógio social. ** 
9.Observe as frases e registre C (certa) ou E(errada) para cada afirmativa: 
 Capital conjugal diz respeito aos benefícios financeiros e emocionais acumulados durante um casamento de longa duração, os quais tendem a manter um casal unido. (C) 
Ninho vazio corresponde à fase de transição na criação dos filhos depois que o último deles deixa o lar e, seus efeitos dependerão da qualidade do relacionamento do casal (C)
A síndrome da porta giratória, às vezes chamada de fenômeno bumerangue, seria a tendência entre jovens adultos de retornar ao lar dos pais enquanto estabelecem-se ou em épocas de dificuldades financeira, conjugal ou de outro tipo. (C) 
10. O surgimento da categoria terceira idade no imaginário cultural se deve à
(A) exigência das sociedades industrializadas que desde o final do século XIX pressionavam a classe política para a criação de uma categoria que abrigasse o velho na sociedade de forma mais respeitosa e legitimada juridicamente.
(B) uma imposição do Estatuto do Idoso.
(C) diretiva internacional que obrigou os países aderentes a utilizarem desse nome para se dirigir à etapa do ciclo vital denominada velhice.
(D) estratégia acadêmica que viabilizou o surgimento de um corpo de conhecimentos específicos relacionado à velhice com facilitação para a obtenção de fomento de bolsas.
(E) confluência de determinados fatores históricos que entraram em cena no século XX, além de interesses econômicos e discursos políticos.

Continue navegando