Buscar

PROVA DISCURSIVA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
 Foram muitas as contribuições de Steiner (apud STEUCK; PIANEZZER, 2012) para a educação, dentre elas o princípio dos quatro tipos básicos de “temperamentos”. Esse teórico orienta o professor para estimular o aprendizado da criança de acordo com o temperamento de cada um. Por exemplo, com uma criança com temperamento sanguíneo, o professor necessita desenvolver uma relação afetiva com ela e dela com o objeto que deverá ocupar-se. Diante disso, cite os outros três tipos de temperamento e sua contribuição para o aprendizado.
RESPOSTA Os outros 3 são : melancólico, colérico e fleumático. . Em geral, as pessoas têm tendências a desenvolver características de acordo com o tipo físico, o temperamento e com o meio em que se vive incluindo criação e estudo. Como cada um tem 02 ou mais temperamentos, predominando um deles. O ideal é ter um equilíbrio de todos, quando se conhecem as necessidades e fortalezas das combinações de temperamentos, deve-se aprender a controlá-los extraindo o melhor de cada temperamento, a necessidade básica em sala de aula é conciliar esse intercâmbio entre os grupos proporcionando uma interação e compreensão por parte dos mesmos.
Os temperamentos vão auxiliar ao professor na conduta de suas aulas em todas as disciplinas. É fundamental o educador se preocupar com o emocional dos alunos e se desvincular um pouco das regras curriculares que a escola proporciona como meta a ser atingida, um professor sábio educa os sentimentos, a emoção dos seus alunos. O agrupamento dos alunos segundo os temperamentos também permite ao professor dirigir-se especialmente a cada grupo.
A influência da teoria dos 04 temperamentos sobre a educação é altamente positiva, pois chama a atenção para o fato de que preocupar-se com o desenvolvimento da capacidade de se relacionar bem com os outros e consigo mesmo, evita, desta forma, muitos transtornos como várias dificuldades de aprendizagem. Sendo assim, a escola ensina e contribui desde cedo, para que os alunos saibam lidar com seus talentos, medos, frustrações e, principalmente, com temperamentos diferentes do seu, sempre com o objetivo do desenvolvimento do ser humano para que ele seja na vida adulta a sua melhor versão e mantenha a sua essência, mesmo tendo que se adaptar a ambientes adversos.
2) A avaliação sempre foi e continuará sendo motivo de muitas discussões nas instituições de ensino. Fala-se continuamente sobre este assunto, estuda-se a teoria, mas na prática pouca coisa mudou, pois a avaliação precisa respeitar a diversidade. Existem algumas perguntas que devemos nos fazer, quando o assunto é avaliação. Que perguntas seriam essas?
RESPOSTA 
Como estou avaliando?
Até que ponto os alunos conseguem perceber que a avaliação escolar é um componente importante para a construção do valor de si?
Consigo avaliar meu aluno de forma contextualizada?
Será que os pais compreendem minhas estratégias avaliativas?
Será que de fato, estou respeitando as heterogeneidades? 
Estou aplicando de forma correta as ferramentas para avaliar?

Mais conteúdos dessa disciplina