Buscar

revisão de literatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo por: Danielle Ramalho
REVISÃO DE LITERATURA
Revisão de literatura: Processo de busca, análise e descrição de um corpo do conhecimento em busca de resposta a uma pergunta específica. Os tipos são: Narrativa, sistemática e integrativa.
Revisão narrativa: adequada para a fundamentação teórica de artigos, dissertações, teses e TCCs, este tipo de revisão não usa critérios específicos para a busca e análise crítica da literatura. A seleção e interpretação das informações podem estar sujeitas à subjetividade dos autores.
Revisão sistemática: trata-se de um tipo de investigação científica. Busca responder uma pergunta de pesquisa, testa hipóteses e tem como objetivo levantar, reunir, avaliar criticamente a metodologia da pesquisa e sintetizar os resultados de diversos estudos primários, por meio de métodos sistemáticos e explícitos. É considerada a evidência científica de maior grandeza e são indicadas na tomada de decisão na prática clínica ou na gestão pública
Revisão integrativa: surgiu como alternativa para revisar rigorosamente e combinar estudos com diversas metodologias e integrar os resultados. O método de revisão integrativa permite a combinação de dados da literatura empírica e teórica que podem ser direcionados à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico. A combinação de pesquisas com diferentes métodos combinados na revisão integrativa amplia as possibilidades de análise da literatura.
Curiosidades:
· Levantamento bibliográfico: serve para levantar, sem critérios, todas as referências encontradas (em qualquer formato) sobre um determinado tema.
· Estado da arte: são analisadas as produções bibliográficas em determinada área fornecendo o estado da arte sobre um tópico específico, evidenciando novas ideias, métodos, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada. Estado da arte é a denominação comumente utilizada no campo educacional, na área da saúde, denomina-se Revisão Narrativa. A expressão estado da arte, ou estado do conhecimento, resulta de uma tradução literal do Inglês.

Outros materiais