Buscar

DIREITO ELEITORAL

Prévia do material em texto

01 – (SISTEMA ELEITORAL) 
É correto afirmar que, no sistema eleitoral brasileiro,
A) os governadores dos estados são escolhidos pelo sistema majoritário, por maioria absoluta dos votos.
B) os deputados federais são escolhidos pelo sistema majoritário, por maioria simples dos votos.
C) os senadores são escolhidos pelo sistema proporcional.
D) o presidente da República é escolhido pelo sistema misto.
Justifique e fundamente sua resposta.
A alternativa correta é a letra A. O sistema majoritário é aquele em que prevalece o número de votos válidos que cada candidato recebeu. Pode se dar como maioria simples ou absoluta - neste último caso, é necessário um segundo turno. No Brasil, é aplicado nas eleições para presidente, governador, prefeito e senador. Já no sistema proporcional, que no Brasil vale para deputados e vereadores (na modalidade de lista aberta), estabelece-se um mínimo de votos necessário para se eleger um candidato, chamado de quociente eleitoral. O cálculo desse quociente é assim: dividem-se todos os votos válidos (nominais e de legenda) pelo número de vagas a serem preenchidas para aquele cargo (deputado em cada estado, deputado federal no país ou vereador em cada município).
02 - (SISTEMA PARTIDÁRIO) 
Você, na qualidade de advogado(a), representa um Organização Não Governamental que atua na defesa da cidadania plena para as mulheres. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, existe, para a próxima eleição, um percentual bastante reduzido de candidatas as Assembleias Legislativas, na maioria esmagadora dos partidos políticos.
Sabendo que isso é a expressão de uma cultura machista, em que os partidos não estimulam a candidatura de mulheres, cabe a você explicar às organizações do Fórum que representa que a legislação brasileira determina que
A) todos os partidos e coligações devem reservar ao menos 50% de suas vagas para candidaturas parlamentares para mulheres, sendo que, desse percentual, 30% devem ser destinadas a mulheres negras.
B) cada partido ou coligação deverá reservar, das vagas para candidaturas parlamentares que podem ser preenchidas pelos partidos políticos, o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.
C) os partidos devem registrar, no TSE, planos decenais em que são estabelecidas as estratégias para o aumento gradativo da participação de mulheres tanto nas vagas para candidaturas parlamentares quanto nas próprias instâncias partidárias.
D) tanto os partidos quanto as coligações são livres para preencher a lista de candidaturas às eleições parlamentares, não havendo nenhum tipo de obrigação relativamente a uma eventual distribuição percentual das vagas conforme o sexo.
Justifique e fundamente.
A alternativa correta é a letra B. Conforme se extrai do art. Art. 10, § 3º Lei 9504/97 que trata da proporção entre mulheres e homens em partidos ou coligações, como medida que visa assegurar os direitos políticos (na modalidade “ser votado”), conforme estabelece a Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, ao dispor que Art. 10. Cada partido ou coligação poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 150% (cento e cinquenta por cento) do número de lugares a preencher, salvo: § 3º Do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.
03 - (PROPAGANDA ELEITORAL) 
Jaime, candidato à prefeitura da cidade X, durante o horário de propaganda eleitoral em rede televisiva, proferiu as seguintes palavras: “O atual prefeito e candidato à reeleição, que se mostra defensor da família, posando com esposa e filhos para fotos, foi flagrado na semana passada entrando em um motel com uma prostituta! É esse tipo de governante que você quer?”.
A partir do caso exposto, assinale a opção que indica o delito praticado por Jaime.
A) Difamação, previsto no Código Eleitoral.
B) Difamação, previsto no Código Penal.
C) Injúria, previsto no Código Eleitoral.
D) Injúria, previsto no Código Penal.
Justifique e fundamente. 
A alternativa correta é a letra A. A conduta praticada por Jaime corresponde ao tipo penal do art. 325 da Lei n 4.737/1965 (Código Eleitoral), que define o crime de difamação praticado por meio de propaganda eleitoral. Por força do princípio da especialidade (conflito aparente de normas), não é o caso de enquadrar a conduta descrita no enunciado no art. 139 do Código Penal (difamação), que constitui em relação à conduta do art. 325 do Código Eleitoral, norma geral. Necessário destacar que no âmbito do conflito aparente de normas, a norma especial prevalece sobre a geral.
04 - (CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE) 
Leia o texto e responda a questão a seguir: Com base no direito eleitoral, julgue o item abaixo:
Jairo, solteiro, serventuário de cartório, celetista, é muito conhecido em sua cidade e, após a insistência de seus colegas, resolveu candidatar-se ao cargo de Vereador nas próximas eleições. Nessa situação, Jairo é
A) inelegível, salvo se desincompatibilizar-se até 6 meses antes das eleições, fazendo jus à percepção de seus vencimentos integrais.
B) inelegível, salvo se desincompatibilizar-se até 3 meses antes das eleições, fazendo jus à percepção de seus vencimentos integrais.
C) inelegível, salvo se desincompatibilizar-se até 3 meses antes das eleições, não fazendo jus à percepção de seus vencimentos integrais.
D) inelegível, salvo se desincompatibilizar-se até 6 meses antes das eleições, não fazendo jus à percepção de seus vencimentos integrais.
E) elegível, não havendo necessidade de desincompatibilização. 
Justifique e fundamente.
A alternativa correta é a letra E. conforme se extrai da Súmula nº 5 do TSE “Serventuário de cartório, celetista, não se inclui na exigência do art. 1º, II, l, da LC nº 64/90”. Nesse caso a hipótese de desincompatibilização da alínea L, do art. 1, inciso II, da LC 64/1990 é apenas para concorrer aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República e, no caso citado, Jairo quer concorrer a Vereador, não necessitando, portanto, se desincompatibiliza,

Continue navegando