Buscar

A1 - BIOQUIMICA DOS ALIMENTOS

Prévia do material em texto

Nesta atividade, cite três funções da água no organismo e o percentual de água corporal do recém-nascido, do adulto e do idoso. Descreva o princípio fisiológico da ingestão de água, citando suas fontes no organismo. Não se esqueça de apontar quais são os principais órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico no organismo e os tecidos responsáveis pela manutenção do sistema.
Resposta:
A água atua como solvente de líquidos do corpo humano, executa a regulação da temperatura corporal (principalmente no processo de transpiração) e também age como importante lubrificante em diversos órgãos e outras partes do corpo.
Os bebês possuem 75-78% do peso do seu corpo constituído de água, e quando completam um ano, esta porcentagem cai para aproximadamente 65%. Nos adultos, a porcentagem de água no corpo é aproximadamente entre 50-65% de seu peso corpóreo. Já os idosos possuem apenas cerca de 40%-50% de água no corpo. A quantidade de água no organismo humano varia de acordo com a idade, sexo e quantidade de tecido adiposo que a pessoa possui.
O fornecimento de água pode ocorrer através da ingestão de líquidos, consumo de alimentos que possuem grandes quantidades de água (vegetais e frutas) e através do metabolismo corporal.
O rim é o órgão mais importante na regulação do volume e da composição dos fluidos corporais. Outros órgãos como o coração, o fígado, os pulmões e a glândula pituitária ajudam a manter o equilíbrio eletrolítico.
O líquido corporal localiza-se em dois compartimentos líquidos: o espaço intracelular e o espaço extracelular. Aproximadamente dois terços do líquido corporal estão no compartimento do LIC e se localizam principalmente na massa muscular esquelética. O compartimento do LEC é ainda dividido nos espaços dos líquidos intravascular, intersticial e transcelular. 
Os eletrólitos nos líquidos corporais são substâncias químicas ativas (cátions, que carregam cargas positivas, e ânions, que transportam cargas negativas). Os principais cátions nos líquidos corporais são os íons sódio, potássio, cálcio, magnésio e hidrogênio. Os principais ânions são os íons cloreto, bicarbonato, fosfato, sulfato e proteinato.
As concentrações eletrolíticas no LIC diferem daquelas no LEC. O desequilíbrio hidroeletrolítico se dá quando os principais eletrólitos no corpo humano (já mencionados anteriormente sódio, potássio, cálcio…), não se encontram dentro das taxas fixas necessárias para que possam exercer normalmente suas funções.

Continue navegando