Buscar

Movimento Ginástico Europeu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Movimento Ginástico Europeu
Bem continuidade ao bate papo trouxemos que o movimento ginástico europeu ocorreu no século 19 e abrangeu os estilos de trabalho com a ginástica propostos pela Alemanha, Suécia, França e Dinamarca que juntamente com o esporte da Inglaterra formaram as bases da educação que ainda vigoram no mundo.
Aqui no brasil se destacaram os métodos Alemão, Sueco e Francês, esses métodos foram formulados com os princípios da cultura grega antiga que enaltecia a saúde, a força e a beleza.
(inicialmente falarei do método alemão)
Método Alemão
Ele surgiu no século 19, e tinha a preocupação em formar homens e mulheres fortes robustos e saudáveis além de desenvolver um espírito nacionalista por meio de uma ginástica de cunho científico, especialmente por meio de conhecimentos da biologia da fisiologia e da anatomia, os criadores do método ginástico na Alemanha foram Guths Muts, Frederich Ludvik Jahn e Adolf Spears.
Guths Muts criou o método ginástico para atender as massas e deveria ser realizada todos os dias a ginástica. Já Frederich enfatizou o viés militar da ginástica mas também tinham um cunho higiênico, estimulava os jogos as lutas e foi criador de materiais artificiais que receberam posteriormente o nome de aparelhos de ginástica. Enquanto Guths tinha preocupação em atingir as massas Adolph achava que era necessário destinar um período do dia para o exercício físico e objetivava a ginástica escolar de modo mecânico e funcional.
No brasil a ginástica alemã foi introduzida na primeira metade do século 20 e está associada ao grande número de imigrantes alemães e por influência dos soldados da guarda imperial de origem prussiana, que quando deixaram o trabalho militar ficaram aqui no brasil. 
O método alemão foi reconhecido como método oficial do exército brasileiro por volta do ano de 1860, porém o método não foi visto como apropriado para as escolas primárias justamente por suas características rigorosas que se adaptaram melhor ao militarismo.
(Dando prosseguimento temos o:) 
Método sueco 
Que surgiu no início do século 19 com o objetivo de eliminar os vícios da sociedade, queria-se que os indivíduos fossem mais fortes, saudáveis e libertos de vícios, e que pudessem servir tanto para o trabalho produtivo nas indústrias como para servir a pátria nas guerras.
O método sueco foi criado por Pehr Henrick Ling, ele foi um poeta e escritor, suas intenções na ginástica eram de regenerar o corpo e manter a paz, por meio do método fundamentado em ditames científicos e em especial na anatomia.
A ginástica sueca de Ling é caracterizada por uma criação anatômica, é uma ginástica corretiva e biológica, com base nas normas e princípios da ciência que foram incluídos pelo sistema de educação. 
Seu método foi criado para contribuir para uma educação integral para crianças (no âmbito da ginástica pedagógica), de desenvolvimento anatômico e fisiológico para preparar soldados para a guerra (no âmbito da ginástica militar), de desenvolver o sentido estético (no âmbito da ginástica estética) e através de um fortalecimento do corpo e correção de defeitos físicos (no âmbito da ginástica médica). 
Embora a junção desses elementos pareça ser complexa a ginástica sueca é um método muito simples, caracterizando-se pelo forte fundamento técnico e teórico, pela busca de uma atuação harmônica em todas as partes do corpo, pelo caráter corretivo sobre a atitude e a postura dos praticantes, entre outras. Os exercícios devem basicamente obedecer a uma lógica formal na qual fica claro um ponto de partida, um desenvolvimento e uma posição final.
(E por fim temos o )
Método Frances 
Que emergiu na primeira metade do século 19, ele estava firmado nos ideais Jahn, de Guths Muts e também por ideais patrióticos e morais com intuito de atingir tanto os militares quanto a população, pois defendia uma educação para formar um homem completo e universal.
O criador do método ginástico francês foi Francisco de Amoros, esse método era parecido com o método de Ling (sueco). Tinha como objetivo o aperfeiçoamento motor considerando as dimensões anatômicas e fisiológicas dando ênfase nas qualidades físicas mais utilizadas na vida cotidiana, no desenvolvimento físico integral e no aumento da resistência orgânica.
O Método Francês, oriundo da Escola Francesa, foi adotado em todos os estabelecimentos de ensino brasileiros em 1929 (SOARES, 2002), e trouxe as propostas pedagógicas que embasaram a Educação Física escolar brasileira no período republicano (RESENDE, SOARES e MOURA, 2009).
Com base no que foi descrito pode-se perceber que a Ginástica se desenvolveu adaptando seus conteúdos, metodologias, técnicas e exigências com objetivo de atender as necessidades humanas, fossem elas: materiais, espirituais, econômicas, sociais, culturais, morais ou afetivas.
Bom, esperamos que tenham gostado do conteúdo exposto, e até a próxima!

Mais conteúdos dessa disciplina