Buscar

TRABALHO PCC2 - PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 2º SEMESTRE - EDUCAÇÃO FISICA UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANNY CAROLLYNE BUZETO SILVA E LIMA
RA: 2006676
POLO: SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
PCC número 2
1) Descrição detalhada da atividade proposta para recreação.
No quesito Recreação, foi proposto uma atividade tradicional conhecida como a brincadeira de Morto-Vivo, onde a utiliza-se apenas as funções corporais, sem a utilização de nenhum material extra para exercer os movimentos.
Nessa brincadeira, existe alguém responsável pelos dois comandos “VIVO” ou “MORTO”. Quando disser “VIVO” a criança deve ficar de pé, mas quando disser “MORTO” a criança deve ficar agachada. Essa brincadeira quando feita em grupo, se a criança se enganar com o comando deve sair da brincadeira até ficar só um que será o vencedor.
2) Caracterização do público-alvo envolvido nessa atividade.
A atividade proposta é voltada para crianças, e no caso, foi desenvolvida por uma de 9 anos que não tem costume de realizar atividade física. 
3) Por que escolheu o movimento da atividade recreação e quais as
dificuldades, em termos de coordenação motora, foram observadas durante a
execução desses movimentos pelo participante?
A parte interessante dessa dinâmica ou brincadeira é ver como as crianças ficam atentas aos comandos para não errarem, algumas acabam se perdendo, mas essa que é a graça da brincadeira, onde o foco é trabalhar a atenção e agilidade.
Alguns pontos técnicos a serem destacados em relação aos membros utilizados e as ações exigidas para atuação na brincadeira “VIVO” ou “MORTO”:
Articulações envolvidas no agachamento: Quadril; Joelhos; Tornozelo.	
Músculos envolvidos no agachamento: Glúteo e isquiotibiais; Quadríceps femoral; tríceps sural (PANTURRILHA); Bíceps femoral (posterior da coxa); Abdominal; Lombar.
O sistema nervoso entra em ação gerando impulsos elétricos que são enviados para o cérebro e convertidos em execuções, podendo ela ser verdadeira ou falsa.
O sistema nervoso capta as informações por meio da audição e visão, onde a resposta do cérebro será determinar a execução de ficar em pé ou agachado.
Devido a velocidade da brincadeira, pode-se ter erros nessa execução, contudo pode-se melhorar de acordo com o nível de treinamento de cada pessoa.
Fortifica os músculos e articulações das pernas, ajudando no ganho por estabilidade corporal.
No caso da criança que foi escolhida para realizar a dinâmica, o momento de dificuldade foi quando o processo de fala VIVO ou MORTO fora mais intenso, o que gerou um pouco de fadiga, principalmente, nas perna devido a criança não estar acostumada a prática de exercícios simples no seu dia a dia, ela fora tirada da sua zona de conforto. E também um pouco de dificuldade em acompanhar um ritmo mais acelerado no quesito de ouvir e assimilar o que deveria ser feito rapidamente (captação de informação e resposta por execução).
4) Descrição detalhada da atividade proposta para ginástica geral.
No quesito Ginástica foi escolhido o movimento utilizado muito na pratica de Calistenia ou CrossTraining que seria uma flexão com parada de mão.
A flexão com parada de mão (handstand push up ou HSPU) é uma técnica de ginástica olímpica muito eficiente para o desenvolvimento da flexibilidade e da força na parte superior do corpo, também requer muita coordenação e equilíbrio.
Para realizar movimento, a pessoa deve apoiar as mãos no chão em uma posição um pouco mais larga que os ombros e a uns 20 cm da parede, e então lançar as pernas em direção a parede mantendo os braços totalmente esticados, com o core todo ativado e evitando a hiperextensão da coluna, onde se encontra na posição vertical de cabeça para baixo com braços e pernas esticados e abdome voltado para fora. A partir desse ponto, o exercício é iniciado por meio da flexão dos braços tocando a cabeça no chão, e finaliza realizando a extensão dos braços, como se fosse empurrar o chão, para voltar a posição inicial (braços e pernas esticadas na posição vertical de cabeça para baixo).
5) Caracterização do público-alvo envolvido nessa atividade.
Foi escolhida uma pessoa adulta com idade de 25 anos para realização do movimento. Devido ser um movimento mais complexo, é necessário que a pessoa que venha a realizar o movimento já pratique o esporte e treine as técnicas do mesmo para que consiga realizar o movimento.
6) Por que escolheu o movimento e quais as dificuldades, em termos de
coordenação motora, foram observadas durante a execução desses
movimentos pelo participante?
O handstand push-up recruta grande parte dos músculos superiores do tronco, entre eles, os deltoides, peitoral (pectoralis maior e menor), tríceps, e os principais músculos das costas (extensor das costas, trapézio, latissimus dorsi e alguns músculos menores). Não esquecemdo de toda a musculatura do core (lombar, abdome e quadril) que ficam o tempo todo ativados para manter a estabilidade e postura necessária no movimento.
A pessoa escolhida para realizar o movimento, trata-se de alguém já praticante de atividade física de alta intensidade, por se referir a um exercício mais complexo e nível de dificuldade maior do que a conhecida flexão tradicional. O movimento torna-se mais difícil pelo fato de basicamente todo o peso corporal estar apoiado sobre os braços, onde irá realizar a flexão em um ângulo também diferente da flexão tradicional, contando também com a parte do equilíbrio. A pessoa que realizou o movimento sentiu uma uma pequena dificuldade apenas em manter o equilíbrio do corpo todo ereto, o fato de estar de cabeça para baixo dificulta um pouco dessa propriocepção.
7) Descrição detalhada da atividade proposta para ritmo e dança
No quesito Ritmo e Dança foi escolhida uma aula de Step. O Step é uma modalidade normalmente realizada em turmas, onde se utiliza de um banco pequeno que pode variar sua altura de acordo com o participante e são aulas ritmadas e coreografadas.
8) Caracterização do público-alvo envolvido nessa atividade
Foi realizado com uma pessoa adulta de 26 anos, fisicamente ativa.
9) Por que escolheu o movimento e quais as dificuldades em termos de
coordenação motora foram observadas durante a execução desses
movimentos pelo participante?
Uma aula de Step acaba tendo uma ênfase maior nos membros inferiores, mas são trabalhados também os superiores, todo o corpo se movimenta subindo e descendo do banco no ritmo da música e nos comandos do professor. 
Tem como objetivo desenvolver a coordenação motora, desenvolver resistência muscular e fortalecimento, aumenta a resistência aeróbica e anaeróbica, promove alto gasto calórico e redução de gordura corporal.
No inicio da atividade a jovem sentiu um pouco de dificuldade para conseguir acompanhar o ritmo dos movimentos e memorizar a coreografia proposta, mas com poucas tentativas já foi possível desenvolver uma aula completa por se tratar de uma pessoa jovem e ativa, com facilidade ao receber e processar informações, mandando estimulo para o corpo.
A) Durante a execução de cada uma das atividades propostas, o que ocorreu com o sistema nervoso e muscular do participante? Explique de acordo com os conhecimentos aprendidos na disciplina de anatomia e biologia.
O Sistema Nervoso é a rede de comunicação do organismo, ele é responsável por controlar nossas ações voluntárias, como correr, andar e falar, e também os involuntários, como a respiração, batimentos cardíacos e digestão.
Todas as informações precisam ser levadas até o cérebro para que possa ser enviada as informações, ou estímulos para cada órgão do corpo. 
O SN possui 3 funções básicas, a Sensitiva (os neurônios receptores capitam informações para levar ao SNC); a Integradora (os interneurônios ou neurônios conectores realizam o processamento das informações captadas); e, as Motoras (os neurônios eferentes executam em contato com os órgãos as ações que o cérebro encaminha após processar a informação recebida).
Em todos os movimentos realizados, no jogo do “VIVO ou MORTO”, no movimento de ginática Handstand Push Up, e no ritmo do Step, é acionado o Sistema Nervoso, ao ouvir o que se pede para ser realizado, ao processar a informação e enviar o estimulo para o corporealizar.
O sistema Musculo esquelético é todo acionado em todos os movimentos realizados, responsável pela sustentação de todo o corpo, protegendo cada articulação nos movimentos de flexão, extensão, adução, abdução, rotação, etc.
B) Utilize os conhecimentos da disciplina de Comunicação e Expressão para
elaborar o relatório final de entrega.

Continue navegando