Buscar

Atividade3 -jardinismo de interiores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade -3. Jardinismo de interiores.
PERGUNTA 1
1. O projeto paisagístico é composto por várias etapas, dentre elas, estudos preliminares, anteprojeto e projeto executivo. A elaboração e execução se dá por uma equipe de profissionais, com especialistas nas diversas áreas envolvidas (engenharia, arquitetura, botânica, dentre outras).
Descreva uma dessas etapas, abordando as suas características, a fase em que é enquadrada no projeto, e qual profissional ou grupo de profissionais é(são) mais indicado(s) para a sua realização/execução.
Resposta:
O jardinismo é interdisciplinar, que abrange vários especialistas de diferentes formações desde a elaboração até a execução do projeto. Design, arquiteto, paisagista, desenhista, jardineiros, encanadores, eletricistas. São vários os especialistas envolvidos dependendo dos elementos e dimensões aplicadas no projeto. 
Na elaboração e na execução do jardim, temos vários profissionais trabalhando em diferentes partes, mas de forma a somar e complementar o todo.
Antes de mais nada, sempre considerar observância a ABNT NBR 9050, norma que estabelece parâmetros sobre acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
No desenvolvimento do projeto é preciso refletir quem serão seus usuários a que se destinam as áreas ajardinadas. No caso de jardins públicos, os cuidados devem ser redobrados, pois estão acessíveis e duráveis a toda a população. Tratando-se de jardim particular as adequações podem ser pontuais para atender às necessidades dos usuários.
Fases do Projeto:
1 -Investigação das necessidades e das expectativas do cliente. O primeiro passo consiste na definição do objetivo para o qual o jardim será criado. É importante a correta descrição da finalidade para o qual está sendo projetado e quais serão os usuários, público ou privado, acessibilidade, estilo.
2- Uma minuta de contrato deve ser elaborada para selar a negociação entre as partes, de um lado, o contratante que deseja a elaboração de um projeto paisagístico e, do outro, o profissional contratado (contratante e contratado).
3- Estudos preliminares: levantamento do maior número de informações do espaço para o qual será elaborado o projeto. É imprescindível que sejam mapeados os limites do terreno, o relevo e os elementos já existentes, como rede elétrica e de abastecimento de água, para viabilizar o planejamento.
4- No anteprojeto, que consiste em uma apresentação prévia do projeto. Apesar de ser uma mostra preliminar, deve apresentar estimativas de custo(orçamento) e todos os elementos necessários (mobiliário, vegetação, drenagem, iluminação) para que possam ser realizados ajustes.
5-O Projeto executivo segue após aprovação do anteprojeto, nessa etapa se exige representação gráfica completa com exatidão de escala e é apresentada por meio de vistas tridimensionais, plantas baixas, planilhas e memoriais. O importante é que o cliente possa visualizar da melhor forma qual será o produto final. Os memoriais descritivo e botânico compõem o projeto executivo. O descritivo tem como objetivo detalhar todo o projeto para que seja executado.
Leonardo Emiliano Gaia Cancian – Curso: Design de Interiores, setembro de 2020. – Alu 2020208085

Continue navegando