Buscar

Fórum POLÍTICA EDUCACIONAL ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum de Discussões 
Assista o vídeo/documentário “Programa especial 1985 – 30 anos de democracia” e reflita sobre a importância da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Explicite o motivo da Carta Magna ser denominada de Constituição Cidadã. 
 
A constituição federal de 1988 é um instrumento de democratização da política em todos os setores do país. Amplamente discutida, representa a inserção dos pensamentos social, com a criação do SUS, do seguro desemprego, do 1/3 de férias, ambiental numa época onde não se falava de meio ambiente, na elevação dos poderes judiciários, no maior poder aos estados e municípios, entre outros pensamentos (UNIVESP, 2015). 
Tal como a saúde que passa a ser direito de todos, o mesmo ocorre com a educação que passa a ser direito de todos e dever do Estado e da família. Por esses e outros fatores, a Constituição de 1988 é chamada de Constituição Cidadã, já que foi feita pelos cidadãos e para os cidadãos, trazendo o espírito da democracia e a necessidade de se construir políticas públicas de forma coletiva, tal como a própria Constituição havia sido elaborada, isto é, de forma coletiva. 
Fonte:
UNIVESP, Universidade Virtual do Estado de São Paulo. 1985 - 30 anos de democracia - Programa Especial. 18 nov. 2015 (55 min). Publicado pelo Canal Univesp. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fIZ5uUBQyOc&t=1933s. Acesso em: 02 abr. 2020.

Outros materiais