Buscar

desenvolvimento de produto - posicionamento de marca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No módulo 2 do estudo sobre Desenvolvimento do Produto, aprendemos um pouco sobre o posicionamento de uma marca e seus produtos.
Inicialmente, é importante trazermos o conceito geral de posicionamento. Ele é a forma como uma marca deseja ser percebida pelo mercado e seus potenciais clientes, o lugar que ela ocupa no imaginário do cliente, suas características e atributos.
Inicialmente, a lógica de uma marca era baseada no que podemos chamar de “Os 4 P’s do Marketing”: Praça, preço, produto e promoção. Posteriormente, Kotler, pesquisador do tema, sugeriu uma revisão desses pilares, que ganhariam o seguinte formato: Pessoas, Performance, Elementos do Produto, Processo, Ambiente Físico, Promoção e Educação, Preço e Posicionamento. 
Com esta reformulação, Kotler traz o conceito do Posicionamento como a forma como a marca quer ser percebida pelo consumidores e pelo mercado, se colocando de forma competitiva. 
Quando pensamos de forma mais específica no posicionamento de um produto, ele pode responder às seguintes perguntas: Que dor do seu potencial cliente aquele produto resolve? Que prazer ele pode proporcionar ao consumidor? O que ele oferece de diferente dos concorrentes?
Na prática, isso significa que a empresa deve fazer uma análise de ponta a ponta por todos os aspectos da empresa/produto que já citamos, incluindo sua cultura organizacional, para entender de que forma ela pode atender todos esses aspectos perante seu cliente e, assim, definir seu posicionamento. 
Tendo isso em mente, vamos analisar o posicionamento da marca Panty’s com seu produto “calcinha absorvente para menstruação”.
A Panty’s é uma marca que se vale bastante da imagem e das causas que defende para ter share frente ao seu público. Já no site da empresa (https://www.pantys.com.br/), já encontramos elementos visuais e de texto que marcam bastante seu posicionamento.
Segundo a comunicação da própria Pantys, sua calcinha absorvente é um produto que chega para oferecer uma opção confortável e sustentável para mulheres de todos os corpos em um período do mês tão sensível para elas, que é o período menstrual.
Em suas comunicações, a Panty’s reforça que é uma marca feminina, que ouve suas potenciais clientes, as mulheres e que quer promover conforto e praticidade sem que elas precisem abdicar de seus valores pessoais como a sustentabilidade.
Ao se utilizar de elementos como um catálogo composto por modelos magras, gordas, brancas, negras, de diferentes biotipos, a marca já simboliza sua preocupação com a diversidade e a inclusão.
Ao mesmo tempo, a própria promoção de um produto reutilizável que chega ao mercado como opção a um produto descartável e plástico (que são os absorventes tradicionas) já marca também seu posicionamento como empresa que se preocupa com valores como sustentabilidade,
Ainda na página inicial do site, encontramos esses valores da marca claramente descritos com a seguinte copy: “melhor para as mulheres | melhor para o planeta”, destrinchando abaixo todos os diferenciais e benefícios do produto que comprovam esse posicionamento: clinicamente, ginecologicamente e dermatologicamente testados, feitas com carbono neutro e tecidos biodegradáveis
Além disso, a marca relaciona os valores de sustentabilidade, conforto e inclusão com o “futuro”, assumindo que é uma marca moderna, ideal para clientes que também se vêem como mulheres modernas, empoderadas e que compartilham estes valores.
Toda a comunicação da marca em redes sociais também corresponde a este posicionamento, formando uma comunicação bastante uníssona em todos os seus pontos de contato.
Além disso, outras ações da marca complementam esse posicionamento, como o projeto Yawanawas, em parceria com a marca Farm (que tem aderência de posicionamento com a Panty’s). No projeto, as calcinhas levam as estampas produzidas por mulheres da tribo e parte do valor das vendas é revertido para a comunidade. 
Desta forma, podemos avaliar que a marca Panty’s já lançou suas calcinhas absorventes no mercado com um posicionamento bastante forte, demarcando com clareza para concorrentes e seu público sua posição no mercado, sua cultura e valores, e dessa forma, demarcando o público alvo que quer atingir.

Outros materiais